Com a derrota para o Vitória com um golaço do Marinho que driblou 3 e enganou mais 1 na área coxa-branca finalizando para as nossas redes, o Coritiba não participará da Sul-Americana em 2017.
Com a desistência de participação na Primeira Liga, o calendário alviverde para 2017 está e será reduzido apenas ao Campeonato Estadual e ao Brasileirão. E mais o mata-mata da Copa do Brasil que pode dar em algo ou que pode rapidamente não dar em nada.
Pensando em valores morais, em ética, em respeito e em outros valores que não o "financeiro", claro que a decisão de não participar da Primeira Liga foi correta, porém como vivemos no Capitalismo, sei não se essa decisão "acertada" não irá prejudicar o Coritiba na caminhada 2017.
As últimas esperanças de participação do alviverde em um torneio continental que seria a SULA caíram por terra nessa derrota "justa" do Coritiba para o Vitória em pleno Couto Pereira.
Agora, é começar a arrumar a casa, verificar quem realmente "precisa" continuar fazendo parte do elenco alviverde em 2017 e quem realmente "não pode" integrar o elenco coxa-branca no ano que vem.
O ano acabou e o último jogo frente à Macaca será mero protocolo.
Nos últimos anos, campeonato após campeonato, o Coritiba vem decepcionando. Algo precisa ser feito para que essa caminhada que tornou-se até "normal" ano após ano, seja redimensionada.
Culpar esse ou aquele nesse momento pela série desastrosa do Coritiba nos últimos anos poderá soar como leviandade. Todos perdemos, diretoria, atletas, comissão técnica e principalmente torcedores.
É preciso analisar tudo o que vem acontecendo ano após ano no Coritiba e com o Coritiba, friamente, sem paixões, sem permitir que a emoção defina os rumos do nosso alviverde em 2017.
Gostar do Coritiba, amar o Coritiba é bom, é gostoso. E quem gosta do Coritiba, quem ama o Coritiba, tem sofrido e muito nos últimos anos.
É hora de mudar isso. É momento de modificar esse panorama.
Mas a pergunta que fica é: "como fazer isso"?
Dar sugestões, criticar, é fácil. Sabemos que o futebol não é algo fácil de ser administrado. Um clube do tamanho do Coritiba Foot Ball Club possui facetas que aos olhos de leigos e na opinião de leigos pode até parecer fácil, mas como frisamos, não é.
O que fazer para mudar as campanhas do Coritiba nos próximos campeonatos? Como fazer para que as campanhas do Coxa sejam diferentes das últimas campanhas nos mais diferentes campeonatos que disputou nos últimos anos?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)