O Atlético Mineiro estava sendo apontado como um dos fortes concorrentes ao título brasileiro de 2020. Arrancou bem, venceu na estreia o Flamengo e com 2 jogos a menos, até esse momento em que escrevo, venceu mais 2 partidas e perdeu outras 2.
É começo ainda, mas quem está nessa arrancada, dando mostras de que não está para brincadeira é o Internacional.
O Atlético Mineiro possui 9 pontos, 2 a mais que o Coritiba, mesmo estando com 2 jogos a menos e por si só isso já demonstra que depenar o Galo no Couto Pereira no próximo domingo não será tarefa fácil.
Ali na parte de baixo da tábua de classificação, com outras equipes tendo atuado em 5 ocasiões e outras, 6(até o momento que escrevo) vezes, a briga está acirrada e quem não pontuar nessas próximas rodadas já corre o risco de desgarrar negativamente.
O Coritiba iniciou muito mal o Brasileirão e nas 4 partidas iniciais foi derrotado em todas elas e isso trouxe um desconforto enorme e até um certo desespero, ocasionando queda de técnico e do Gerente de Futebol.
Não se sabe se foi apenas coincidência, mas a partir da saída de Pastana e de Barroca, o Coritiba começou a pontuar e nas últimas 3 rodadas não sofreu mais derrotas, conseguindo 2 vitórias e 1 empate.
É bem verdade que as 2 vitórias alviverdes aconteceram aos trancos e barrancos.
Contra o Bragantino quando perdia por 1 X 0 eis que o zagueirão deles atropelou nosso jogador e além de ter feito pênalti, foi expulso. Com esses 2 fatos o Coritiba além de ter chegado a igualdade no placar, ficou com a vantagem de jogar todo o 2º tempo com 1 homem a mais. E, nesta condição, mesmo não tendo jogado um primor de partida, aos trancos e barrancos, chegou ao 2º gol e alcançou a primeira vitória na competição e vieram os 3 primeiros pontos no Brasileirão 2020.
Na partida seguinte, jogando um futebol pobre, quando tudo nos dava mostras de que o 0 X 0 seria o resultado da partida, eis que o goleirão Mailson do Sport fez uma tremenda trapalhada e cometeu um pênalti totalmente desnecessário, já quando a partida estava praticamente finalizada. Ainda bem, ufa, mas o Coritiba novamente venceu aos trancos e barrancos, por um placar magro, 1 X 0, mas que nos permitiu chegarmos aos 6 pontos na tábua de classificação com a segunda vitória na competição.
E na terceira partida, o Coritiba foi ao Rio de Janeiro e também não jogou aquele futebol, mas o suficiente para não ser derrotado e o 0 X 0 acabou sendo um bom resultado.
Dos 21 pontos disputados até aqui, o Coritiba somou 7 e deixou pelo caminho o dobro, ou seja, 14 pontos foram pra sarjeta.
Diante do quadro que se apresentava nas primeiras 4 rodadas, nessas últimas 3 rodadas, se falarmos em pontuação, o salto foi grande. De 9 pontos o Coxa amealhou 7 e se fosse essa a toada desde o início, o Coritiba estaria bem próximo do líder do Campeonato.
Fato é que até aqui, o Coritiba ainda não praticou um futebol pelo menos aceitável. Talvez diante do Botafogo o Coxa tenha apresentado alguma coisa, mas longe ainda, muito longe, diga-se de passagem, de já nos ter deixado a impressão de que a ameaça do rebaixamento tenha diminuído consideravelmente.
O Coritiba precisa melhorar sua produtividade no gramado e muito, mas até que o bicho que estava muito feio lá no começo, já se transformou em um "bichinho" um pouco menor, mas a ameaça do rebaixamento persiste e de forma contundente ainda.
O próximo desafio será o "Galo" e até agora, sinceramente, eu não sei como o Botafogo venceu o Atlético Mineiro por 2 X 0. Se o Botafogo tivesse vencido por 1 X 0 ou por 2 X 1, mesmo assim, eu não encontraria explicações, mas o alvinegro carioca ganhou do alvinegro mineiro com certa sobra no placar. É, realmente, no futebol acontecem coisas que nem Freud explica e essa vitória do atual Botafogo em cima do atual Atlético Mineiro foi e é uma dessas coisas inexplicáveis que só acontecem no futebol.
O que quero dizer com essas colocações que fiz no parágrafo anterior?
Quero dizer que hoje o elenco do Galo é melhor que o elenco do Botafogo e que se o Coritiba quiser ter melhor sorte diante do único representante mineiro na Série A, terá que jogar bem mais do que jogou contra Bragantino, diante do Sport e até mesmo frente ao Botafogo. Não vamos nem entrar no mérito daquelas 4 rodadas iniciais, mas contra o Galo a cobra vai ter que fumar no Couto Pereira. É um jogo chave para que o Coritiba comece a se firmar no Brasileirão 2020. Com uma derrota Coxa diante do Galo não precisamos nem dizer como ficará a situação em termos de tábua de classificação.
Fato é que "Agora é o Galo"!
Agora será o Galo!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)