Samir Namur, o novo Presidente do Coritiba e sua Diretoria estão assumindo um "Angu com caroço grande, um Pepino gigante e um abacaxi tamanho família"!
Para iniciar essa caminhada árdua o pessoal da "Coritiba do Futuro" terá que promover o maior número possível de garotos do sub 20 que demonstraram performance em bom nível neste ano de 2017, para o elenco profissional do Coxa.
Depois disso, é imperioso que o Estatuto do Clube sofra mudanças contundentes, modificações drásticas em seu bojo!
E na sequência, fazer o Coritiba voltar à Série A já em 2018. Não dá para o Coxa apenas tentar voltar para a "A" no próximo ano. É premente e obrigatório que o alviverde paranaense retorne para o pelotaõ de elite do futebol brasileiro no ano que em breve terá início. Caso o Coritiba não consiga esse retorno para a Série A em 2018, as verbas que já serão menores no ano que vem, decrescerão em níveis elevadíssimos para 2019.
O Coritiba não poderá se preocupar, por exemplo, em conquistar o título paranaense de futebol em 2018. Se isso acontecer, muito que bem, mas essa não deve e não pode ser a prioridade para o próximo ano. A prioridade absoluta é o retorno para a Série A Nacional e ponto.
O regional 2018 precisa servir como uma espécie de laboratório para o Coritiba fazer experiências com os garotos, deixando os mesmos atuarem no maior número possível de partidas, bem como observar novos contratados que por certo virão.
Com observações pontuais e olho de lince, ao final do paranaense, os "experts" alviverdes deverão se reunir e avaliar com seriedade e muita responsabilidade quais serão os atletas que deverão compor o elenco para o Brasileirão 2018(ou seria Brasileirinho, o da Série B?). Há que se ter humildade para se conseguir o objetivo principal de 2018 que é o retorno para a Série A, então é "Brasileiro da Série B" e não Brasileirinho, né pessoal...
E para promover e lapidar bem os garotos do sub 20, para efetuar uma modernização do Estatuto com modificações contundentes no documento e por fim retornar à Série A, tem que ter "peito e muita inteligência, além da humildade que já citei"!
É um "Angu com caroço grande, um Pepino gigante e um abacaxi tamanho família"!
É preciso ter no Departamento de Futebol, comandando as ações, gente que conhece efetivamente, profundamente o futebol!
Será preciso ter no Departamento Administrativo, no Departamento Financeiro, no Departamento de Marketing, no Departamento de Recursos Humanos e todos os demais Departamentos que fazem parte da Estrutura Organizacional do Coritiba Foot Ball Club, profissionais categorizados, que entendam cada um as funções e atividades que deverão ser colocadas em prática! "Cada Macaco no seu Galho"!
Fazer futebol sempre foi muito difícil! Não é só colocar uma bola em campo e "22" ou "36" atletas tocarem nela um pro outro como se fosse uma roda de bobinho sem compromisso.
Se fazer futebol sempre foi muito difícil, hoje isso está mais difícil ainda, por tudo que envolve o futebol na atualidade.
Apesar do Coritiba estar fazendo campanha de time pequeno há mais de 3 décadas, o Coritiba em razão da história construída no passado, em virtude dos títulos nacionais importantíssimos conquistados pelo alviverde, o Coxa ainda é respeitado. Talvez seja respeitado em função das glórias do passado porque se dependesse da história escrita nas últimas 3 décadas, esse "respeito" já teria desabado mais, muito mais do que o que vemos no século XXI, no 3º Milênio especialmente.
Cair 3 vezes para a Segundona em 12 anos, esse não é o Coritiba que conheci e que tive a honra de um dia ter vestido essa camisa linda, maravilhosa.
Esse definitivamente não é o Coritiba que a Nação Coxa-Branca quer. Aliás a torcida do Coritiba sempre foi apaixonada pelo nosso alviverde e a torcida Coxa-Branca continua sendo apaixonadíssima pelo Verdão!
Obrigado a cada um dos torcedores do Coritiba! Obrigado à Nação Coxa-Branca!
A "Coritiba do Futuro" conseguirá dar conta do recado?
Começaremos a saber disso já daqui há uns 4, 5, 6 meses. Estaremos cobrando. Queremos um Coritiba Forte! Queremos um Coritiba realmente, verdadeiramente, "MAIOR"!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)