O Coritiba Foot Ball Club em tempos de outrora construiu uma história magnífica com conquistas importantíssimas, de vulto e chegou ao pódium nacional com total merecimento em algumas ocasiões, nas décadas de 70 e 80.
O Coxa, o nosso Coxa, o nosso alviverde, foi Campeão do Torneio do Povo, sagrou-se "Campeão Brasileiro de Futebol".
Já lá se vão quase 40 anos, "4 décadas" que o nosso Coritiba nada conquista em termos grandiosos.
Se nada foi conquistado nos últimos "quase 40 anos" em que se possa afirmar coisas como: "o Coritiba enfim conquistou um título exponencial"...o que fazer, o que é necessário fazer, o que é obrigatório que se faça?
Professores de Educação Física são essenciais, são importantes, na condução dos trabalhos da garotada nas categorias de base do nosso querido alviverde?
Claro, óbvio que os Professores de Educação Física são importantíssimos , necessários e essenciais na condução da "meninada", mas penso eu que apenas esses "valorosos profissionais" usando a batuta, não darão a garotada, o que eles, ao ingressar no futebol profissional, a totalidade da coisa que efetivamente precisam ou necessitarão na caminhada árdua e difícil da "bola".
A Teoria, o estudo, o conhecimento das estratégias são cruciais, sem dúvida nenhuma, mas o "como se bater em la pelota", de que modo executar um cruzamento, de que maneira deve-se buscar fazer incursões nos meandros das defesas adversárias, nos chutes a gol, nas cobranças de faltas, nas cobranças de escanteios, nas tabelinhas, nos dribles que desmantelam os esquemas dos concorrentes, etc...etc...etc...não se aprende em "bancos escolares"! A coisa acontece nas quatro linhas e aí o buraco é mais embaixo e tem particularidades muito próprias que são diferenciadas e que por isso precisam ser implementadas de forma diferente, com aqueles malabarismos próprios de quem aprendeu o "atalho" do campo de "treino" e do campo de "jogo"...
Enquanto nosso rival, vai ano a ano avançando, nós, parece que ano a ano vamos retrocedendo cada vez mais...
Lá no clube deles, Ex-Atletas Campeões Brasileiros de Futebol, trabalham nos mais diferentes setores e nos mais diversos departamentos, enquanto em nosso clube simplesmente nenhum "ex-atleta Campeão Brasileiro de Futebol pelo Coritiba trabalha"! Dizem alguns que estamos ultrapassados ou que queremos uma "boquinha"...será mesmo?
Os resultados práticos estão aí e alguns não gostam ou não querem que a gente faça comparações. Ocorre que as comparações acabam se tornando inevitáveis.
Eles lá, com a utilização do conhecimento prático e através da batuta de ex-atletas Campeões Brasileiros deles, vão vendo surgir Renan Lodis, Léos Pereiras, Brunos e outros, que demonstram chegar ao profissional, efetivamente preparados, "bem formados", enquanto nós, quem temos para afirmar categoricamente, esse ou esses atletas oriundos da base adquiriram realmente o pedigree necessário e obrigatório para render bem nas quatro linhas?
Vamos admitir de uma vez por todas de que por mais que o futebol tenha se modificado, de que a evolução aconteceu por vários vértices no mundo da bola, algumas coisas do velho futebol tradicionalista precisam ser preservadas e implementadas e se fazerem presentes, sempre nos treinamentos diários, nos jogos e nas mais diferentes competições...
Chega, basta de pensar pequeno e fazer pequeno! Já passou da hora de acordar e dar a mão a palmatória de que ex-atletas com história vencedora no Coritiba são e serão fundamentais para buscarmos novos horizontes!
"Até quando pensar pequeno e fazer pequeno"?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)