Matematicamente o Coritiba ainda tem chance de acesso!
"Matematicamente"...
No futebol não existe varinha mágica. A mágica pode funcionar em uma ou duas ocasiões lá de vez em quando. A sorte pode aparecer vez por outra, mas sempre, nem mágica, nem sorte resolvem ou resolverão.
O goleiro do Operário de Ponta Grossa, por exemplo, foi abençoado no último confronto da Série C onde o resultado final foi Cuiabá 0 X 1 Operário. O que esse goleiro pegou de bola, o que Simão fez, especificamente, nesse jogo, foi coisa de cinema. E quando ele não operou verdadeiros milagres, inúmeras vezes, a trave salvou o Operário. Se tivesse uma outra partida entre Cuiabá e Operário e os mesmos lances ocorressem, acredito que pelo menos uma ou duas bolas iriam para as redes do clube de Ponta Grossa. Milagres, mágicas, sorte, aparecem no gramado pouquíssimas vezes.
O Coritiba em todo transcurso de 2018 até aqui, jamais jogou bem, nunca apresentou no gramado, nesse ano, credenciais que fizessem com que o Coxa pudesse ainda nutrir esperanças de conseguir o acesso nesses 10 jogos que restam.
A sorte, a magia, o milagre e o sal grosso podem ajudar o Coritiba em 1, 2 ou até 3 jogos, mas como restam 10 partidas, creio que continuaremos na Série B e é preciso que o alviverde paranaense se cuide nessas 3 ou 4 próximas rodadas, para não se incomodar com a "Série C" na sequência!
Agora, no desespero, o G 5 atual passou a ouvir algumas pessoas que poderiam já estar somando desde o final de 2017 e início de 2018. Depois que a casa caiu, que não existem alicerces, não dá para colocar um telhado no ar.
A postura da "Coritiba do Futuro" lá no começo de sua Gestão deveria ter trazido para si, pessoas mais experientes e que gostam do Coritiba. Não fez isso, manteve algumas pessoas no Departamento de Futebol que já haviam demonstrado total incapacidade e colocou no pódium do futebol coxa-branca, algumas pessoas que infelizmente caíram de paraqueda no circo que foi aos poucos se formando, fazendo com que o Coritiba chegasse no ponto que está.
Fazer o quê agora?
Após 19 contratações em que praticamente nenhuma vingou, fica difícil fazer algo.
Depois de 9 meses catastróficos onde muitos e muitos atletas foram se revezando nos mais variados times que o Coritiba mandou a campo em 2018, fica difícil agora, nesse mar mais do que revolto, buscar alguma recuperação.
Tomara, eu esteja enganado, mas penso que o Coritiba não terá forças para vencer 9 jogos das 10 partidas que restam.
Matematicamente, claro, ainda dá, mas esse matematicamente vem sendo calculado já há algumas rodadas atrás e a coisa não acontece, e as peças não engrenam.
Qual é o time do Coritiba hoje? Alguém consegue escalar? Temos o Goleiro Wilson e um atacante chamado Guilherme Parede e quem mais?
Em pleno mês de setembro já nos encaminhando para o 10º mês do ano, não temos sequer meio time, não conseguimos fazer pelo menos um "meio time" razoável.
Como imaginar, nesta realidade, que o Coritiba possa vir a vencer 9 jogos?
Sem devaneios, sem sonhos infundados, é possível imaginar que esse atual elenco do Coritiba consiga surpreender positivamente nos jogos que restam e vir ainda buscar o acesso?
Quem montou esse elenco que aí está? Quem foram os responsáveis pelo Coritiba estar nesta situação?
Com verbas de mais de 30 milhões recebidos, sendo o clube com maior poderio financeiro entre os 20 competidores da Série B, em 2018, o Coritiba está decepcionando, no "futebol", e é um verdadeiro vexame "nacional" e "internacional"!
Tenho notícias de que nas demais áreas o Coritiba está sendo muito bem administrado, porém no principal, no "futebol" a coisa vai de mal a pior, está simplesmente péssima, catastrófica.
Não adianta pagar contas em dia, salários e outras obrigatoriedades legais estarem redondinhas e o futebol ser um quadrado total, um losango mal feito, um retângulo inacabado, com vértices totalmente fora dos padrões aceitáveis.
E não faltaram alertas, advertências e mais advertências foram feitas aqui nesse espaço, várias e várias vezes, enfatizando que o elenco que estava sendo montado lá no começo, estava aquém, muito aquém, do mínimo necessário para disputar uma Segundona Nacional, uma Série B.
E ano que vem o que vai ser? Como será o nosso 2019 alviverde onde teremos dinheiro menor? Pelas projeções o Coritiba terá que trabalhar no próximo ano com algo próximo de 20% do dinheiro que teve à disposição em 2018.
E aí?
Se com um bom dinheiro não se montou um elenco pelo menos razoável, como será o elenco de 2019?
"Barco à deriva nau desgovernada"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)