"Bota fogo" nisso!!!
Claro que todas as 6 partidas que o Coritiba terá pela frente no Brasileirão, nessa reta final, são de extrema importância quanto ao único objetivo que restou para o alviverde na competição, que é a fuga do rebaixamento, mas não se jogam as 6 partidas ao mesmo tempo. É preciso ir se preocupando e estar com o foco diretamente ligado em cada jogo, em cada rodada. E o adversário da vez é o Botafogo.
Bem interessante a situação do Botafogo nesse Brasileirão. Lá no início do campeonato, o Botafogo colecionava insucessos e mais insucessos. O Brasileiro foi transcorrendo e o elenco do Botafogo capitaneado pelo filho do Jairzinho, o Jair Ventura Filho, foi se ajustando e hoje, surpreendentemente até, briga por vaga na Libertadores da América. O elenco do Botafogo está em ascensão e a cada rodada vai se impondo diante dos seus adversários. Dia desses passou pelo Atlético Mineiro, que ao meu ver, no papel, é o melhor elenco do Brasileirão. Alguns poderão pensar, imaginar ou até afirmar, como o Galo possui o melhor elenco se o líder disparado é o Palmeiras...futebol tem dessas e nem sempre ganha o melhor.
Fato é que no sábado o Coritiba não terá moleza e terá pela frente um osso duro de roer.
O Coxa terá uma decisão a cada rodada. Essa será a primeira das seis decisões. E com vários problemas. Luccas Claro contundido, Kleber suspenso, Juan mais uma vez é dúvida face a dores fortes no joelho.
É e será um jogo de suma importância, pois a coisa na classificação vai apertando cada vez mais e ficando a cada rodada mais acirrada.
Santa Cruz com 23 pontos e América Mineiro com 24, não estão ainda matematicamente rebaixados, mas virtualmente estão. A não ser que os dois dêem uma arrancada além de seus próprios limites e vençam todos os jogos e contem com tropeços sucessivos de várias equipes que estão ali no rebolo.
Figueirense com 32 pontos respira por aparelhos e Vitória com 35 com um pouco mais de chances de buscar sair da ZR são os outros que completam os 4 piores clubes desse Brasileirão até aqui.
Internacional está babando atrás do Coritiba com 37 pontos, 1 pontinho apenas do alviverde e dependendo dos resultados pode ultrapassar o Verdão nessa rodada.
O Coritiba com 38 pontos tendo a sua frente agora, o Sport, que com 40 pontos, ainda pode vir a ser um dos rebaixados. Difícil o Sport vir a habitar a ZR, já que se somar 5 ou 6 pontos dos 15 que restam pra ele provavelmente estará livre da degola, mas futebol é futebol e tudo pode acontecer. O Sport venceu a Ponte na rodada e deu um passo importante para livrar-se do rebaixamento.
O Inter pega o Santa Cruz em casa e como precisa desesperadamente dos 3 pontos, pode afundar o time pernambucano na ZR e caso o Coxa não vença o Botafogo o colorado gaúcho ultrapassará o Coritiba na classificação nessa rodada.
O Vitória tem parada indigesta pela frente. Pega o Fluminense fora de casa e o time carioca luta por vaga na Libertadores.
O Figueirense tentará se sobrepor ao Grêmio já que se não vencer o tricolor dos pampas, o clube catarinense dará passo forte rumo ao descenso. Talvez o Grêmio não vá para essa partida com força máxima pois tem decisão da Copa do Brasil contra o Cruzeiro pelas semifinais, objetivando ser um dos finalistas da competição.
Como vemos o caldo está fervendo. "Bota fogo" nisso! A coisa está afunilando cada vez mais e quem não reagir a partir de agora na competição, dentre os times do rebolo maligno, será rebaixado.
E o nosso Coritiba está mais uma vez incluso nessa batalha negra. Ano após ano essa batalha negra vem estando presente sempre na vida do nosso Glorioso. O torcedor já não sabe mais o que faz. Alguns preferem não ir ao Estádio presenciar determinadas coisas. Outros se enchem de brio, deixam o amor pelo clube transbordar pelos poros e pelas veias e vão ao Estádio apoiar o Coxa, mesmo que de forma até revoltada, mas vão.
É minha gente, aquele Coritiba Campeão Brasileiro, aquele Coritiba Campeão do Torneio do Povo, aquele Coritiba Fita Azul, parece não ser mais o mesmo.
Fato é que se somos coxa-brancas de verdade é mais uma vez, momento de apoiar o Coritiba nessa luta contra o rebaixamento.
Conseguir um bom resultado frente ao Botafogo é imperioso. Nem que seja ao menos um empate. 1 pontinho nessa altura do campeonato significa muito, principalmente quando o jogo é fora de casa.
Conforme os resultados acontecerem nessas últimas 6 rodadas, pode que o 17º colocado no Brasileirão, termine até com menos de 43 pontos. E isso se apresenta com fortes indícios para a definição dos 4 rebaixados. Assim, quem fizer 44 pontos pode se livrar da escuridão. Claro, que são suposições e meras projeções. Deste modo, com mais 7 pontos o Coxa se livra da Série B. Porém, para garantir a permanência, com um pouco menos de sofrimento, o Coritiba precisa buscar 50% de aproveitamento dentro dos 18 pontos que restam e aí o alviverde terminaria com 47 pontos.
"Bota fogo nisso"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)