O Coritiba venceu com todos os méritos o Grêmio em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015.
E o Coritiba além de ter vencido o Grêmio, praticou um bom futebol, diferentemente de todas as outras apresentações do nosso alviverde em 2015.
Os 3 pontos, bem como a forma que o Coritiba venceu o clube gaúcho, foram importantíssimos.
Essa vitória pode significar muito na continuidade do Coxa no Brasileirão.
Tudo isso é verdade, é real e aconteceu na hora certa.
Porém, é preciso observar que as dificuldades para se disputar um Campeonato Brasileiro de Futebol são muitas. Não interessa se falamos do Brasileirão de 1971 vencido pelo Atlético Mineiro(já lá se vão 44 anos sem que o Galo tenha repetido o feito), se falamos do Brasileirão de 1985(já lá se vão 30 anos sem que o Coxa tenha repetido o feito) ou do Brasileirão de 2015. Os três Brasileirões citados e todos os outros apresentam grandes dificuldades para todos os clubes que os disputaram, o disputam ou que ainda os disputarão.
A próxima rodada, por exemplo, reserva grandes dificuldades para o Coritiba. O Sport, próximo adversário do Verdão enfiou 4 X 1 no Figueirense na estréia e só cedeu o empate ao Flamengo na segunda rodada, fora de casa, porque teve jogador expulso e o seu goleiro após o Leão ter efetuado 3 substituições, contundiu-se, obrigando o excelente Diego Souza a ir para o gol e a partir dali ficou com 2 homens a menos no gramado. Observando esses detalhes, não é difícil prever que o Coxa não terá facilidades pela frente na terceira rodada do Brasileirão 2015.
As dificuldades em todas as rodadas do Brasileirão 2015, para todos os clubes, serão imensas, mas não é por isso que o Coritiba precisa entrar em campo em Pernambuco totalmente retraído. Na minha opinião o Coxa deve entrar frente ao Sport, exatamente com o mesmo "11" que iniciou a partida contra o Grêmio.
Com certeza, deve-se ter sim cuidados defensivos, porém abdicar de jogar futebol jamais. Retirar do time, por exemplo um dos meias para fortalecer a marcação no meio de campo, nesse exato momento em que o Coritiba parece começar a encontrar um jeito de praticar um bom futebol, não é negócio. Mesmo que o resultado venha a ser adverso no Recife, depois da partida que o Coxa fez frente ao Grêmio, penso que manter essa equipe por sucessivas rodadas, se possível for, é o melhor.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)