O Coritiba ainda respira por aparelhos na UTI do Campeonato Brasileiro de Futebol no nível "B" nesse 2018!
Pontos jogados no lixo como os "2" diante do Sampaio Corrêa, os "2" frente ao São Bento(e poderia ser mais, "3", não fosse um erro da arbitragem) e os "3" em relação ao Oeste, em pleno Couto Pereira, estão fazendo falta e muita falta nessa reta final da Segundona Nacional. Esses 7 pontos atirados literalmente pela janela, poderiam hoje acomodar o Coxa no grupo dos 4 primeiros colocados na competição. Daria para citar outros pontos perdidos em casa, mas se apenas esses 7(sete) pontos fossem somados em favor do Coritiba, possivelmente a essa hora estaríamos apenas administrando a coisa.
Como não adianta chorar o "leite derramado", vamos em frente.
O Coritiba terá que fazer o que não fez até aqui nessa Série B. O Coxa ainda não venceu 3 jogos seguidos nessa Segundona. E foram pouquíssimas as ocasiões que o Coxa venceu fora de Curitiba.
A partida diante do Figueirense é um desses jogos que o pensamento é e será ou "vai" ou "racha". Um simples empate alviverde em solo catarinense pode sepultar as pretensões do Coritiba, de ainda buscar o acesso nas rodadas subsequentes. Dependendo dos resultados de Avaí, Guarani, Atlético(GO) e Vila Nova, com um empate diante do Figueira, o Coxa poderá se distanciar ainda mais da 4ª posição e aí o caldo que já não está legal, pode entornar de vez.
Jogando aqui em Curitiba contra o Figueirense em pleno Couto Pereira, o Coxa, após estar vencendo a peleja por 1 X 0, permitiu o empate e jogou pelos ares mais 2 pontos que a essa altura seriam importantíssimos na busca do acesso.
Agora, a batalha será lá e o Figueirense também ainda nutre um fio de esperança de buscar a 4ª colocação da competição lá no final. Com uma vitória o Figueirense pode se aproximar um pouco mais do 4º colocado que é o seu rival, Avaí. Será jogo duríssimo e uma verdadeira decisão. Resta saber, quem sairá dessa batalha, ainda com alguma chance de classificação entre os 4 primeiros.
Notem que estou sempre me referindo à 4ª vaga, à 4ª colocação, à 4ª posição, ao 4º colocado da Série B. Ao meu ver Fortaleza, Goiás e CSA só deixam de conseguir o acesso por cochiladas grandes deles próprios, daqui para frente, e mesmo assim para isso acontecer, mesmo com cochiladas deles, arrancadas fortíssimas de 4 ou 5 clubes terão que ocorrer nessa reta final, para que os 3(três) clubes citados neste parágrafo, não estejam na Série A em 2019.
Assim, Avaí, Guarani, Atlético(GO) e Vila Nova são ou serão os 4 clubes que o Coritiba, obrigatoriamente, terá que ultrapassar para acabar o campeonato na 4ª colocação.
É vencer ou vencer o Figueirense lá! Só com uma vitória diante do Figueira nessa próxima rodada, o Coritiba poderá ver a possibilidade de ainda voltar para a "A" nesse 2018, crescer.
Como frisei, um empate entre Coxa e Figueira pode enterrar os 2(dois), dependendo dos resultados de Avaí, Guarani, Atlético(GO) e Vila Nova, nessa volta.
Não adianta pensar no que vem pela frente, antes de vencer o Figueirense lá! Após o Figueira, o Coxa pega o CSA na sequência, mas não temos como pensar no CSA, sem passar pelo Figueirense. Voltamos a enfatizar: um simples empate lá pode enterrar o Coritiba e o próprio Figueirense!
"Caminhada árdua e dificílima"!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)