Rodadas uma a uma, vão se sucedendo no Brasileirão 2015 e o Coritiba cada vez mais vai mostrando que esse ano dificilmente escapará da degola.
Em 14 jogos o Coritiba somou apenas 10 pontinhos, com pouco mais de 20% de aproveitamento. Esses são números que não deixam dúvidas quanto a ida do Coxa para a Segundona Nacional.
A equipe do Figueirense atualmente não vem editando grandes apresentações, mas mesmo assim, está 6 pontos à frente do Coritiba na classificação.
E o Coritiba, mesmo tendo pelo menos duas chances claras de balançar as redes do Figueira, não conseguiu a primeira vitória no Brasileirão 2015 fora de casa.
A partida Figueirense 0 X 0 Coritiba apresentou um nível técnico sofrível. E não podia ser diferente, pois pela qualidade atual das duas equipes, dos dois elencos, o que poderia se esperar.
A performance do Coritiba no Brasileirão pouco mudou em relação à performance que apresentou no Campeonato Paranaense, onde foi impiedosamente goleado pelo Operário de Ponta Grossa por 5 X 0 no placar agregado.
Os jogadores do Coritiba, em boa parte, são outros no Campeonato Brasileiro em relação ao Regional, mas a coisa pouco mudou e o panorama chega a ser assustador.
Ainda restam 24 rodadas para a conclusão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015, e pelos pontos que serão disputados, matematicamente o Coritiba tem plenas chances de se livrar do rebaixamento. É cedo ainda para se afirmar que o Coxa estará na Série B em 2016, mas o problema é que pelo rendimento da equipe, pela produtividade do elenco até o presente momento, ninguém tem dúvida de que a permanência do Coritiba na Série A é e será dificílima, e muitos já dão como certo que em 2016 acontecerá o clássico Paratiba em âmbito nacional.
Alguns já começam a fazer a seguinte comparação: se o Coritiba não conseguiu ganhar de Joinville(lanterna) e de Ponte Preta em casa, irá vencer o Corinthians na próxima rodada no Couto Pereira?
Obviamente que os elencos de Joinville e Ponte Preta são bem inferiores ao elenco do Corinthians e a posição na tábua de classificação atual do Brasileirão, mostra isso.
Ter que ganhar de Corinthians e de Goiás nas duas próximas rodadas, o Coritiba tem, mas quem sabe um empate com o Timão e uma vitória frente ao Goiás, pelo que o Coxa tem produzido, já poderia ser considerado um alto negócio. Para quem marcou 10 pontos em 14 jogos, marcar 4 pontos de 6 a serem disputados nas duas próximas partidas em casa, devido ao poderio de um dos adversários, não seria tão ruim assim.
A coisa está feia, periclitante, desestabilizadora e perigosíssima.
Ou o Coritiba se esperta ou o "caminho já aberto para a Série B ficará maior ainda" nas duas ou três próximas rodadas.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)