No futebol de outrora cada equipe tinha 3, 4, 5 craques e algumas até mais do que isso.
Atualmente pra localizar craque de verdade nas equipes não é tão fácil e tão simples assim. É artigo raríssimo.
Diante da realidade do futebol brasileiro, o que conta mais ainda é o que conhecemos por entrosamento. E pra se conseguir ter esse entrosamento demanda um certo tempo, ou seja, é necessário que se mantenham atletas durante um determinado tempo atuando juntos.
E infelizmente essa não foi a realidade coxa branca nos últimos anos. Se formos observar minuciosamente, criteriosamente, chegaremos à conclusão de que o Coritiba monta 3, 4 elencos a cada ano. E aí fica difícil jogar com entrosamento.
Além do fato de não se manter um técnico por um tempo considerável, o Coritiba dispensa atletas de penca e contrata por lote. Exatamente aqui está a questão de não se contratar atleta apenas assistindo alguns lances deste ou daquele atleta que se pretende contratar. O correto é ver esse atleta treinando e jogando, "in loco".
É necessário que se tenha Continuidade e Entrosamento, para que assim possa se alcançar grandes resultados. Hoje o Campeonato Brasileiro da Série A ou da Série B são disputados por pontos corridos. Se dá bem quem mantém regularidade. Um time, um elenco que oscila demais, normalmente vai acabar se posicionando no ponto baixo da tábua de classificação.
Agora é tempo do Coritiba montar um novo elenco visando as disputas do ano de 2025. Errar nas contratações significam prejuízos enormes, pois com certeza dispensar atletas e contratar novos atletas vai ocasionar um rombo nos cofres. Assim, é preciso que os responsáveis pelas contratações sejam meticulosos, criteriosos, verificando detalhes, para que os acertos nas contratações sejam muito maiores do que os equívocos.
Óbvio que no futebol normalmente não se conseguem resultados imediatos, é preciso dar tempo ao tempo, mas como uma nova Série B em 2025 vem aí, esse tempo não é tão grande assim...
Buscar o entrosamento da equipe, do elenco, é o caminho que pode trazer o retorno do Coritiba à Divisão de Elite do Futebol Brasileiro. Não dá para montar um elenco para disputar o Paranaense e depois montar outro elenco para disputar a Série B. Ou, depender daquelas janelas abertas durante o ano para qualificar o elenco. O Coritiba precisa contratar atletas que tenham potencial para serem utilizados tanto no Paranaense, quanto na Copa do Brasil e principalmente na Série B 2025. Entendo que o caminho é esse e somente esse, não existe outro posicionamento a ser adotado.
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)