Entra ano e sai ano, e nada, o Coritiba conquista em termos exponenciais, nada aparece no cenário nacional que coloque ou "recoloque" o Coritiba Foot Ball Club como uma das forças do território brasileiro.
Vamos remando, remando, mas parece que a "nau, que o barco, já está desgovernado faz tempo"! Esta é a real sensação que temos e que se configura nas quatro linhas, os resultados são pífios!
Alguém sabe me dizer quando essa fase ruim, essa fase negra, peluda e doída, de longos anos, fase essa de "desconquistas", vai ter fim! Existe essa palavra, desconquistas? Entra ano e sai ano e nada do Coritiba voltar a ser protagonista. O Alviverde Paranaense, sequencialmente, vai implodindo e todos os edifícios do contorno e da composição do Verdão, do âmago do Verde e Branco do estado do Paraná, vai sumindo, vai desaparecendo, a cada segundo, a cada minuto, a cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano e podemos dizer, a cada década. Para onde vamos? De onde viemos? O que queremos? O que buscamos? Essas são perguntas que os "antigos coxa-brancas se fazem diuturnamente"...
Qual é o nosso sentimento? Qual é a nossa Vontade? Qual é o nosso "tudo" e quando entenderemos que os torcedores fiéis e que não desistirão jamais de continuar na árdua trajetória de percorrer caminhos esburacados, escuros, etc...etc... é e são a razão maior da existência do Coritiba Foot Ball Club...talvez alguns entendam onde quero chegar...se fosse fácil mudar o Coritiba com um simples texto, com vírgulas, ou com exclamações...infelizmente não dá, não temos como e continuaremos com as interrogações...
O problema é que ano após ano o "coadjuvante Coritiba" , vai assumindo de vez a pecha de "Coadjuvante"! Pra sair dessa pecha, não será fácil, sabemos e bem, muito bem disso... mas todos nós coxa-brancas devemos tirar o manto sagrado dos nossos corpos, dos nossos corações e das nossas mentes, com embasamento, não com "achismos" e assim tentarmos juntos, formarmos um polígono digno de busca para um giro necessário e obrigatório nesse momento e que tem que ser de 180 graus.
O que fazer?
Como fazer?
Para que fazer?
São perguntas chaves para que o "G 5" atual do Verdão Paranaense comece a responder na prática, com algumas perguntas pra eles mesmos...o que estamos fazendo aqui...estamos ajudando o Coritiba que é uma Instituição Grandiosa, muito maior, bem maior do que todos nós juntos? Chega uma hora que não dá mais...até quando Samir Namur e seus correligionários vão continuar colocando venda nos olhos? São eles realmente coxa-brancas? Se são coxa-brancas de verdade, de coração e de alma, devem todos, todos eles do "G 5" colocar seus postos à disposição de pessoas, de "profissionais", de "leões do mundo da bola"...
Não dá mais, passou do limite, assistir nosso Coritiba desabando a passos largos no cenário nacional e até internacional, para os níveis mais baixos de todos os tempos.
Assim está, assim é, e "talvez" assim será o nosso Coritiba Atual e do passado mais recente(no mínimo 7 anos...)! Cadê a competência real dos comandantes do Coxa? O que vocês tentaram fazer pelo Coritiba infelizmente não deu certo! Agradecemos a dedicação de todo pessoal da Coritiba do Futuro, mas antes que o Futuro mais pesado chegue, antes que o futuro mais negro e vergonhoso do Coxa chegue, aconselho vocês, se vocês são mesmo coxa-brancas, a renunciarem em conjunto, tudo em prol de um Coritiba melhor, de um Coritiba que possa voltar a ser Vencedor...
Sabe aquelas "raposas do futebol", sabe aquelas "mazelas do futebol", sabe aqueles "bastidores da bola", sabe aquele ambiente de vestiário um pouco condensado, um pouco neblinoso, isso existe no futebol. Pra administrar isso é preciso "meio olho"! Quem não tem esse "meio olho" não vai administrar nunca um clube de futebol que almeja resultados mais ousados! Um Clube de Futebol não pode e não deve ser administrado só com o "PODC"...o futebol vai além do Planejamento, da Organização, da Direção e do Controle. No mundo da bola, do futebol, do dia a dia das reentrâncias da cavidade paradisíaca e da parafernália do melão, tem a melancia, tem a maçã e tem a banana com algumas pitadas de uva e quem não tem isso no corpo e na mente, jamais administrará a contento um Clube de Futebol Profissional. Hoje até um clube da suburbana de Curitiba é bem administrado se o cara, ou os caras, responsáveis pela Gestão dos mesmos, tem aquele pedigree próprio da linhagem da bola.
Você sentar numa cadeira e assistir um jogo como torcedor é uma coisa e você sentar atrás de uma mesa e ter que de vez em quando sair de trás dessa mesa e avistar horizontes outros na consecução das quatro linhas é outro! Se você é o Presidente, se você é um dos componentes do G 5 do Coritiba Atual repensem, vejam quanta "besteira" vocês já fizeram... não resolve apenas vocês gostarem do Coritiba, vocês amarem o Coritiba e vocês quererem o bem do Coritiba...o Futebol tem meandros, digamos algumas malandragens no bom sentido que precisam estar no corpo, na pele, na alma e no coração de modo efervescente do cidadão ou dos cidadãos que abraçam a causa de "salvar o Coritiba". O Coritiba não é um timinho de bairro, não é um time de secção intracorporal, o Coritiba não é um clubinho, o Coritiba é um clube que foi Grande e é Grande, mas para ser realmente administrado como um Clube Grande, precisa, necessita de alguns requisitos compostos de temperos diferentes! Isso não se aprende em bancos escolares! O dia a dia do futebol é que dá respaldo para que se coloque em prática o que chamamos de "CHÁ" no mundo da bola. E não é Chá de Camomila, de Hortelã, ou coisa parecida.
O "CHÁ" que me refiro é o seguinte:
"C" de Conhecimento...
"H" de Habilidade...
"Á" de Atitude...
Para se ter Conhecimento e Habilidade são necessários determinados requisitos e no futebol isso não se adquire em bancos escolares ou administrando cartórios, pizzarias, bancos, etc...o mundo da bola, o mundo do futebol, é diferente...e sempre respeitando o olhar do futebol, a visão do torcedor...para se tomar Atitudes necessário é que se tenha Conhecimento e que se possua determinadas Habilidades!
O Futebol mudou, se transfigurou, é verdade, mas algumas coisas tradicionais precisam ser preservadas. "Os Fundamentos do Futebol são essenciais para o sucesso quanto à resultados, a curto, a médio e a longo prazo nas quatro linhas"!
Para o bom entendedor, meia letra basta! Claro, o ditado antigo é diferente e apregoa que para o bom entendedor meia palavra basta, para o mundão do futebol atual, vamos e convenhamos, "meia letra basta"!
Atenção G 5 Atual do Coritiba capitaneados pelo Namur, sejam humildes pelo bem do Coritiba, sejam humildes e renunciem! Não vejo outro caminho! Vocês gostam do Coritiba, vocês amam o Coritiba e até agradecemos vocês por isso, mas o Coritiba não vive apenas de paixão pelas cores alviverdes. O buraco é mais embaixo. Ou vocês renunciam ou vocês ficarão doentes junto com o nosso "GRANDE CORITIBA", com o nosso "CORITIBA MAIOR", com o nosso "COXA MAIOR", com o nosso "CORITIBA DO FUTURO".
Olha, pelos longos anos que vivi no futebol, alguns anos de vitória, com conquistas inesquecíveis e memoráveis e também com derrotas, com perdas de títulos, digo a vocês, e peço a vocês, renunciem enquanto é tempo. O que vocês poderiam tentar fazer pelo Coritiba vocês já fizeram e todos somos gratos pela dedicação extrema que tiveram em buscar o melhor para o Coritiba, mas não deu, vocês viram, sentiram e viveram que o "caldo" é diferente. Atenção pessoal do "G 5" da Coritiba do Futuro, do Coritiba Atual, sejam humildes, entreguem os cargos!
O Coritiba ainda é Grande, mas a continuar assim por mais 2 ou 3 anos, deixará de ser Grande!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)