O Coritiba, claro, terá pela frente, enormes desafios em 2023.
O início será um pouco mais leve, já que o Paranaense hoje não suscita grandes apelos.
O ciclo de preparação inicial, até por se ter agora, um espaço maior, com mais dias em sequência para se buscar uma melhor sorte na questão física, quanto à, por exemplo, se evitar excesso de contusões de atletas durante o ano, bem como até nas questões táticas e técnicas, onde já se pode ir moldando a coisa, foi e é comemorado. Só que obviamente, isso não é e não será somente para o Coritiba, todos os outros clubes estão e estarão neste bojo de preparação mais longa nesse início.
O Coritiba terá a oportunidade de mais uma vez, através de um caminho mais curto, buscar um título nacional que há muitos e muitos anos, há décadas, não vemos e não temos. Estamos nos remetendo à Copa do Brasil.
A Copa do Brasil, todos sabem, nada mais é do que um "Torneio" com a participação de muitos clubes, mas que possibilita que quem não tem um grande poderio financeiro possa sonhar com um Título Nacional e até melhorar o "caixa" recebendo premiações financeiras nas passagens de fases.
Para chegar às etapas finais da Copa do Brasil há que se ter certa qualidade quanto ao elenco, senão fica difícil...
Por fim, o Campeonato Brasileiro de Futebol, ah o Brasileiro, que possui uma roupagem totalmente diferente da Copa do Brasil, é um campeonato longo por pontos corridos, com 38 rodadas a serem cumpridas. Sabendo disso não é embaraçoso concluir que um clube, se quiser melhor sorte no Brasileirão, além de ter uma boa quantidade de atletas no elenco, terá que mostrar "qualidade", senão...
Em 2023, 4 clubes que já conquistaram o Campeonato Brasileiro de Futebol, que estavam na Série B, voltam a ocupar a Divisão de Elite do Futebol Nacional. Isso por si só já nos sugestiona de que o nível do Brasileirão 2023 estará em patamares bem mais altos do que foi o Brasileirão 2022. Obviamente que o nível será bem diferente.
Ciente disso o Coritiba começa a se movimentar quanto à formação do elenco.
Já chegaram Pinho, Vitor Luiz, Potker e Urso, e nos próximos dias mais alguns atletas deverão desembarcar no Alto da Glória.
Vamos torcer para que Pinho e Vitor Luiz possam render bem e nos ajudar no gramado.
O forte do Potker sempre foi velocidade aliada a um chute calibrado, forte. Vamos torcer para que ele ainda tenha aquela "velocidade".
Junior Urso está retornando ao Coritiba após um bom tempo. Urso sempre teve muita força física, seu vigor físico era de impressionar. Os anos passaram e estou curioso para saber e ver se Urso ainda possui toda aquela volúpia quanto ao vigor físico. Esperamos que sim.
A torcida é para que o português Antônio Oliveira possa ter um bom material humano em mãos, para que, com muito trabalho, o Coritiba possa, "enfim", alçar "Vôos mais Altos", o que vem nos faltando, infelizmente, há muitas décadas.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)