Até o momento tudo aquilo que foi desenvolvido em 2018, em termos de futebol, ficou aquém, muito aquém do que se esperava, do que se imaginava, do que se pensava e até do que se previa.
Ninguém imaginava que restando apenas 11 rodadas para o término da Série B, o Coritiba estaria posicionado na tábua de classificação, na posição que se encontra no momento.
O futebol apresentado pelo Coritiba em 2018 esteve e está aquém, muito aquém, do que se imaginava que a essa altura o Coxa estivesse praticando, diga-se de passagem, em níveis baixíssimos.
Lá no início do Paranaense, lá em janeiro, fevereiro, março se admitia que o futebol naquele momento, não fosse dos melhores, já que o regional serviu apenas como uma espécie de laboratório. Ocorre que o regional, que o Paranaense 2018, acabou e o futebol do Coritiba infelizmente não melhorou.
Os atletas contratados pelo Departamento de Futebol do Coritiba, com raríssima exceção, e bota exceção nisso, não mostraram em campo, um futebol convincente que justificasse as contratações realizadas.
Hoje, estando em setembro e já nos encaminhando para o 10º mês do ano, infelizmente não possuímos sequer um "esboço" de time, não temos sequer "meio time"! Nosso elenco foi, e está sendo rotulado como um elenco fraquíssimo e isso é uma constatação insofismável. Diante disso, ninguém acredita que esse elenco que aí está, possa vir a vencer 9 partidas das 11 que restam, que seria o mínimo obrigatório para conduzir o Coritiba à Série A ainda esse ano.
O normal hoje, o que se prevê atualmente, é que o Coritiba permaneça na Série B, já que com o elenco atual, tido e havido como "fraco", o Coxa não terá forças para uma reviravolta nessa reta final da Segundona Nacional.
Desta forma, e diante dessa realidade, em paralelo ao cumprimento da tabela, realizando os jogos que ainda terá que realizar, o Coritiba obrigatoriamente deve já ir programando 2019, ir planejando como será o próximo ano.
Já se sabe de antemão, que as verbas que o Coritiba receberá em 2019, terão um decréscimo vertiginoso, considerável, em relação às verbas recebidas pelo alviverde paranaense nesse 2018.
Como será o Coritiba do Futuro?
Qual será o "Futuro do Coritiba"?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)