O Coritiba é uma grandiosa Instituição e por isso o Coxa sempre precisou, necessita e sempre clamará pelo que conhecemos por boa Gestão!
Independentemente de quem deu as cartas na Gestão do Coritiba, nas mais diferentes épocas, desde 1909, nesses 109 anos de existência, o Coritiba sempre foi, é e continuará sendo uma Instituição de muito respeito!
E é com muito respeito a todos aqueles que um dia foram responsáveis pela boa Gestão do Coritiba, os ainda vivos e aqueles que partiram, (alguns, há um bom tempo já e outros nem tanto tempo assim) para outro plano, que fico a pensar aqui, como esses homens foram importantes na construção de uma grande Instituição como é o Coritiba Foot Ball Club.
Meu primo Pedro Rolim de Moura que foi Presidente do Coxa em 1948 foi um desses homens que colocaram tijolos para que o Coritiba se transformasse na Instituição que hoje é.
Meu tio Bento Mussurunga foi o responsável pela construção do 1º hino do Coritiba.
Assim como Pedro e assim como Bento muitas outras pessoas contribuíram decisivamente para com a Grandiosa Instituição denominada Coritiba Foot Ball Club.
Nos últimos anos e longos anos por sinal, a Instituição Coritiba vem sofrendo derrotas em cima de derrotas no campo de jogo. Uma pena que isso venha acontecendo repetidas vezes, ano após ano, coisa que parece não ter mais fim.
A tristeza toma conta dos verdadeiros coxa-brancas e que não são poucos, com cada derrota alviverde nas quatro linhas.
Aquele Coritiba que um dia foi Campeão Brasileiro de Futebol no ano de 1985, há 33 anos atrás, parece não existir mais. Infelizmente o impulso dado por aquele título conquistado com muita garra e dedicação, hoje já não tem mais eco no campo de jogo. Claro que aquele título tornou-se inesquecível, entrou para a história coxa-branca e ninguém jamais vai apagar isso, mas não dá para ficar vivendo apenas e tão somente do passado.
Qual é o real problema do Coritiba? Ou quais são os reais problemas do Coritiba?
Por quê o Coritiba que já foi Campeão Brasileiro decaiu tanto nas quatro linhas?
Por quê o Coritiba já vem há anos, sendo apenas mero coadjuvante nas competições que disputa?
Não é de hoje que o Coxa não consegue decolar nas competições nacionais.
Não é apenas no ano de 2018 que o Coritiba não consegue mais se solidificar no gramado!
Não é apenas no ano de 2018 que o Coritiba não consegue se impor nas quatro linhas!
Isso é preocupante, muito preocupante!
Será que um dia o Coritiba terá forças, reunirá algo que possa fazer o alviverde voltar a ser aquele clube vencedor?
A nova diretoria comandada por Samir Namur vem trabalhando já há mais de 7 meses buscando colocar o Coritiba nos trilhos, mas os vagões parecem teimar em não encaixar.
O Coritiba já fez em 2018, 16 contratações.
Na época em que eu ainda atuava como Atleta Profissional de Futebol eram escalados 11 jogadores para iniciar a partida e ficavam apenas 5 atletas no banco de reservas. Total 16. Exatamente o número de atletas contratados pelo Coritiba em 2018. Quantos desses 16 atletas contratados disseram porque vieram, dentro das quatro linhas?
A Série B de 2018, na minha opinião, é a de nível mais baixo entre todas as Segundonas Nacionais já disputadas até hoje. E mesmo assim, o Coritiba não consegue se solidificar entre os 4 primeiros na tábua de classificação. Segundo me consta o Coritiba é o clube entre os 20 que disputam a Série B, com maior poderio financeiro, e mesmo assim, essa supremacia financeira não se configura no gramado.
Claro que a "culpa" não é apenas da diretoria atual. Muita coisa que não deveria ter sido feita, foi feita por diretorias anteriores. E outras coisas que deveriam ter sido realizadas por diretorias anteriores, infelizmente não foram realizadas. De nada adianta agora citar nomes destes ou daqueles que fizeram o que não deveria ter sido feito ou nomes destes ou daqueles que não realizaram o que deveria ter sido realizado. Ocorre que a diretoria atual precisa, urgentemente, achar um jeito de aparar as arestas e fazer
um giro de 180 graus que o Coritiba tanto precisa e tanto clama! Os aficcionados alviverdes já não aguentam mais tantas humilhações nas quatro linhas...
Em 1 década, ou pouquinho mais que isso, o Coritiba já caiu para a Série B em 3 ocasiões. Isso é muita coisa(e muito ruim...) para a grandiosa Instituição chamada Coritiba.
O Coritiba precisa, o Coritiba anseia e muito pelo que chamamos de "boa Gestão"!
A Série B já vai se encaminhando para o cumprimento de sua metade e até agora não vemos em campo um time taticamente bem montado, não nos deparamos com um time dentro de moldes aceitáveis tecnicamente. Terá forças o Coritiba para retornar à Série A ainda em 2018!
"Coritiba Instituição Coxa Gestão"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)