O Coritiba está classificado para a final da 1ª etapa do Paranaense e pode arrebatar o título da Copa Dionísio Filho!
Claro que isso é positivo! E até pode ser comemorado, pois há dias atrás pouca gente acreditava que o Coritiba pudesse fazer a final desta primeira parte do regional.
Porém, há que se ter claro que o Coritiba precisa de muita coisa, necessita de um aporte mais forte em termos de material humano.
As partidas feitas pelo Coxa em 2018 não nos deixam dúvidas de que algo precisa ser feito e de modo urgente para que o alviverde paranaense entre nas disputas da Série B, um pouco mais a frente, com condições de brigar diretamente por uma das 4 vagas que darão a possibilidade de retorno do Coxa à Série A.
A garotada que subiu da base ano passado e esse ano, vem, de certo modo, se saindo bem, mas a pegada de todo time, do elenco de modo geral, precisa ter um recheio mais forte.
Marcos Moser, Romercio, Thalyson Kelvin, Vitor Carvalho, Julio Rush, Kady, Parede, Thiago Lopes e Evandro não estão decepcionando e mais alguns garotos poderão vir a ter oportunidades na sequência de mostrar seu potencial.
Ocorre que o objetivo maior do Coritiba em 2018 é retornar para a Série A. Se ganhar o Paranaense claro que será ótimo, se for mais longe na Copa do Brasil excelente será(inclusive mais valores financeiros entram no caixa do Coritiba caso o time vá vencendo fases), mas o retorno à Série A já em 2018 é a prioridade. Para isso é preciso se estruturar melhor, fazer que a teoria desenhada através do planejamento possa vir a se configurar na prática. E isso não é tão fácil, tão simples. Fazer as coisas acontecerem no gramado não é algo que se consegue em um simples estalar de dedos ou com uma varinha mágica.
O Coritiba já trouxe alguns atletas e que ainda não atuaram, mas é preciso saber que a Série B é longa e disputadíssima e com certeza novos atletas terão que desembarcar no Couto Pereira.
O futebol apresentado até aqui pelo Coritiba para os níveis do nosso regional está dando pro gasto, tanto é que o Coxa está na final da Copa Dionísio Filho, mas se pensarmos em termos de Copa do Brasil, já não podemos afirmar que o Coritiba passará para a 3ª, 4ª ou 5ª fase e se refletirmos a respeito do que deverá acontecer na Série B esse ano, sem medo de errar ou de se equivocar, sabemos e com ampla certeza de que o Coxa ainda precisa e precisará de muita coisa.
As dificuldades para conter o ímpeto dos adversários está sendo grande, a questão criatividade também está necessitando de injeções mais contundentes e as finalizações precisam acontecer em maior número e com uma precisão muito maior. Isso, por si só, já nos mostra que em determinadas posições, precisamos não só de um atleta titular, mas também de outro atleta que supra a falta desse titular a bom termo, caso seja necessário(e com certeza será...). Diria que além dos atletas recém contratados(muitos nem estrearam ainda), o Coritiba precisa trazer pelo menos mais uns 7 ou 8 atletas. Agora, que fique claro, não adianta trazer atletas apenas para encher a prateleira. Terão que vir atletas de bom nível.
A Série B é e será longa, muitas contusões deverão acontecer, assim como já se deve prever que suspensões por cartões amarelos e/ou vermelhos poderão ocorrer e assim um elenco não só numeroso o Coritiba terá que obrigatoriamente montar, mas também com qualidade.
Tomara que o Coxa conquiste a 1ª e a 2ª etapas do Paranaense e torne-se Campeão Paranaense de Futebol e vá progredindo fase a fase na Copa do Brasil, mas a prioridade é o retorno à Série A Nacional!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)