O Cuiabá venceu na rodada, o Avaí(mais um provável rebaixado, além do Juventude, que nessa volta, já está definitivamente, na "B" 2023, matematicamente), colocando o representante catarinense na "A" 2022, de volta, mais uma vez, com grandes possibilidades de figurar na "B", em 2023, e empurrando o Ceará para a 17ª colocação, está respirando na competição e colocando em risco a nossa condição alviverde de continuar habitando a Elite do Futebol Brasileiro.
O Coritiba, em mais uma rodada onde os competidores lá de baixo não somaram pontos, excetuando o "Cuiabá", continua fora da ZR, só que agora, está apenas 1 mísero pontinho da Zona Temida.
Dureza ver um Clube que um dia, há 37 anos atrás, teve a honra, a glória, e o prazer de ter se tornado "CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL" estar nesta situação periclitante e que muitos não imaginavam que iria acontecer, mas que aliás, a cada etapa acontece, vem acontecendo repetidas vezes, com o nosso amado Coritiba vindo a habitar a Zona Secundária do Futebol Brasileiro. Triste isso, realmente decepcionante.
Aí alguns dizem, não podemos viver de "passado", mas como viver do presente, se no presente, já há alguns anos(epa...mas aí voltamos, retornamos ao passado, de novo) nada conquistamos, mais precisamente, há "37 anos"(Trinta e Sete Anos), quase 4 Décadas...
O que nos resta, o que nos restou, a não ser relembrarmos o nosso "GRANDE" Título do Campeonato Brasileiro de Futebol conquistado em 1985...a Fita Azul...o Torneio do Povo de 1973...
Esses foram os nossos Títulos Exponenciais...me revolto muito quando leio coisas como, "vivemos do passado"...tá, mas e aí, o que temos de conquistas exponenciais nos últimos 37 anos, quase 4 décadas se passaram, e o que ganhamos?
Não valorizando, não reconhecendo o que conquistamos lá no nosso passado, nada nos sobra, infelizmente...
Tá, voltando, retornando para o nosso fatídico "Presente" que já se repete há anos e anos(quantas vezes disputamos a "B" nesses últimos anos, nessas últimas décadas...já perdi as contas), o que tivemos, o que temos de bom?
Mas chega de falar do nosso "Passado Vitorioso", já que alguns insistem em dizer, falar, escrever, digitar e "postar" que vivemos apenas de "PASSADO", desvalorizando totalmente, não reconhecendo incomensuravelmente, o que conquistamos "GRANDEMENTE", de forma surpreendente, surpreendendo ao BRASIL, o feito que veio pela primeira vez para o estado do Paraná, colocando o CORITIBA FOOT BALL CLUB no Mapa do Futebol Brasileiro, naquela nossa Conquista Inesquecível em "1985". Quer dizer que o nosso "1985" nada valeu então...é isso? Só gostaria de entender...
Reportando-nos ao presente, o Coritiba, o nosso Coritiba, o nosso "Amado" Coritiba, nas últimas 4 rodadas, terá pela frente, o Juventude lá em Caxias(onde já joguei em alguma vezes e sei que não é fácil conseguir vitória), depois, o Flamengo(onde já joguei algumas vezes contra e sei o que significa o "peso" daquela camisa vestida pelo maior ídolo no Futebol chamado "Zico" da década de 80, pelo craque que foi e pela pessoa que foi e pelo Ser Humano que é), e aí vem o Corinthians, que hoje não tem tanta grana como o Mengo, mas que continua no "Ó" do Brasil, mesmo não sendo aquele Timão de Outrora(tudo mudou no futebol) e que vai desaguar lá no Mato Grosso, diante do Cuiabá naquele calor escaldante.
Nossa caminhada não será nada fácil, mas como dizem, a "Esperança" é a última que morre...
Não fosse a péssima campanha dos habitantes da ZR, hoje já não teríamos sequer "Esperança de continuarmos na "A", mas ainda continuamos remando.
Só que temos que sermos realistas...
É ou será fácil somarmos pontos em Caxias, diante do Juventude, que vendeu caro a derrota diante do Atlético Mineiro em BH e que mesmo já rebaixado vai querer se despedir com honra?
É ou será fácil enfrentar o "Flamengo" no Couto Pereira?(torcer para o Mengo ser Campeão da Libertadores e vir de sangue doce)
É ou será fácil encarar o Corinthians que ainda briga por vaga na Libertadores?
É ou será fácil enfrentar o Cuiabá num sol escaldante "lá" e que vem subindo de produção?
Tecnicamente somos muito fracos, mas existe uma coisa no futebol que se chama hombridade, dedicação e união.
Com hombridade, muita dedicação, obstinação e união ao extremo nos sagramos CAMPEÕES BRASILEIROS DE FUTEBOL EM 1985! Da mesma forma que nos sagramos Campeões Brasileiros em 85, somente aquela "pegada" é que nos livrará de um novo "habite-se" na Série B"!
Vamo CORITIBA!
Vamo COXA!
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)