Tudo bem, é começo de campeonato. Tudo bem, o jogo foi fora de casa...
Opa, eu já ia iniciando esse texto como o texto anterior...
Mas o que mudou?
Ah...mudou sim...
Na 1ª rodada o Coritiba perdeu e agora na 2ª rodada o Coxa empatou.
Então melhorou...
Na questão pontuação sim, melhorou...
Na 1ª rodada o alviverde não marcou nenhum ponto e na 2ª rodada o Coxa marcou 1 ponto na tábua de classificação.
O avanço não foi tão grande. O ideal seria o Coritiba marcar nessa 2ª rodada, "3 pontos", mas 1 pontinho fora de casa está de bom tamanho...
Foi assim que um dos atletas do Coritiba se expressou em uma entrevista que concedeu a uma rádio após a peleja: é, não deu mais uma vez, mas é começo ainda...existe um ditado no futebol que diz o seguinte - é melhor começar mal e terminar bem, do que começar bem e terminar mal.
Ah...então está bom...melhor começar mal...o Coritiba vai terminar excelentemente bem o campeonato paranaense de futebol de 2017, isso segundo este atleta que concedeu a entrevista, é certeza absoluta, o Coritiba vai terminar bem o Regional 2017.
Então não precisamos nos preocuparmos. A coisa está boa. Melhor, muito melhor começar mal e terminar bem.
Será mesmo?
Tenho minhas dúvidas, aliás inúmeras dúvidas. Nem sempre os ditados funcionam...principalmente no futebol.
Se somarmos as folhas de pagamentos de Cianorte e Cascavel acho que não dá 15% da folha de pagamento atual do Coritiba.
Opa, pera aí, não vamos misturar as coisas. Grana é grana e futebol é futebol.
Em nenhum contrato no âmbito do futebol está escrito que o Atleta só vai receber se o clube, se o time, se o elenco for campeão. (Opa...atualmente existem algumas exceções sim, onde o Atleta recebe baseado em sua produtividade no gramado, com base no que rende dentro das quatro linhas...mas convenhamos, no elenco atual do Coritiba será que existe algum contrato nestes termos...)
Nessa 1ª fase do Paranaense 2017 serão apenas míseras 11 rodadas. É tiro curto. Já se foram 2 rodadas. De 6 pontos o Coxa "perdeu" 5 e abocanhou apenas 1 mísero pontinho.
Opa...pera aí...as 2 partidas foram fora de casa.
Sendo aqui em Curitiba ou sendo no interior, ou sendo fora de casa, as estruturas dos clubes "menores" do nosso estado não se pode, não se deve, não se consegue(por mais que se queira...), de modo algum serem comparadas à estrutura atual do Coritiba Foot Ball Club.
Não me venham com ladainhas...mão me venham com justificativas infundadas...
Para se justificar algo é preciso que se tenham argumentos. Quais os argumentos que o Coritiba, que a Diretoria Atual, que a Comissão Técnica atual, que os atletas que fazem parte do elenco atual do Coxa possuem para justificar uma derrota para o Cianorte e um empate com o Cascavel(que tomou de 3 do J. Malucelli)?
Início de temporada...essa seria a justificativa...mas e os sei lá quantos dias, quantas semanas de Pré-Temporada em Foz do Iguaçu foram realizadas ou realizados...para que serviram esses dias sucessivos, para que serviram essas semanas de preparação?
Ah...alguns podem alegar...o Coritiba não gastou nada, tudo ficou por conta de patrocinadores, ou "do patrocinador".
Independentemente se o Coritiba teve algum custo ou não para realizar essa Pré-Temporada em Foz do Iguaçu, algum fruto teria obrigatoriamente que ser colhido já nesse início do Campeonato Paranaense de Futebol de 2017. Ou será que estou enganado? Será que estou equivocado quanto ao Coxa já colher os frutos da Pré-Temporada nessas primeiras 2 rodadas do regional...
Como foram as Pré-Temporadas de Cianorte e Cascavel? Alguém sabe...
Ao meu ver "nada justifica a derrota Coxa para o Cianorte e nada justifica o empate alviverde diante da Cobra" nesse "início" do Paranaense 2017. Ou tem alguém que encontra alguma justificativa plausível para o que está acontecendo nas quatro linhas...
Qual o maior salário pago pelo Cianorte a um atleta nesse 2017? Qual o maior salário pago pelo Cascavel a um atleta nesse 2017? Qual o maior salário pago pelo Coritiba a um atleta nesse 2017? (Talvez o menor salário pago pelo Coritiba a um atleta nesse 2017 seja superior ao maior salário pago pelo Cianorte e pelo Cascavel a um atleta nesse 2017)
Há anos o torcedor alviverde sofre, fica triste, fica cabisbaixo e já não aguenta mais a gozação que vem lá do outro lado...
Futebol não é brincadeira. Futebol não é algo que você estala o dedo e pronto, tudo está resolvido. Estão brincando com o torcedor Coxa. A torcida coxa-branca sempre apoiou e muito os elencos alviverdes. Gente, vamos ter seriedade, responsabilidade, senso de Gestão e principalmente profissionalismo na condução das coisas do Coritiba. Ninguém é bobo. O mais humilde torcedor ou o torcedor de gravata, tanto um quanto outro querem um Coritiba realmente "Maior". Cuidado, muito cuidado com o que vocês estão fazendo no Coritiba e com o Coritiba. Talvez vocês não imaginem a força do torcedor alviverde. Talvez vocês não imaginem o amor que os torcedores alviverdes nutrem pelo Coritiba Foot Ball Club. O Coritiba é coisa séria, não é brinquedinho de criança. O Coritiba não é um clube que se preocupa apenas e tão somente com a simples "venda de camisas". O futebol atual exige aplicabilidade correta do Marketing, mas não me venham com determinados sonhos que jamais transformarão o Coritiba dentro das quatro linhas. Nós torcedores alviverdes queremos times que lutem dentro do campo e conquistem vitórias e títulos. Chega, basta...fiquem espertos!
"Queremos um Coritiba nos moldes das décadas de 70 e 80" que conquistava vitórias maiúsculas e títulos memoráveis, principalmente nacionalmente (e alguns ainda tem o discaramento de falar e de escrever que não podemos mais ficar vivendo de passado...mas o que nos resta é falar, relembrar, reviver e até "comemorar" o que fizemos no passado, porque infelizmente há muitos anos não temos um Coritiba vitorioso e não temos o que comemorar nos campeonatos que o Coxa disputou e "disputa" recentemente).
Até onde e até quando vai isso?
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)