A coisa ficou realmente complicada. A situação não está nada boa e o ambiente no dia a dia alviverde deve estar pesadíssimo. Tudo isso exige do grupo de atletas e principalmente da Comissão Técnica buscar equilíbrio e tentar analisar as coisas, mesmo com tudo contra, dentro de um bom senso.
É difícil? Claro, óbvio que é dificílimo buscar levar a coisa dentro de certa normalidade! E até, pela situação em que o Coritiba se encontra na tabela, nada fica ou está normal.
Mas, "desespero não resolverá nada"!
Desesperar agora só vai dificultar as coisas ainda mais e sem equilíbrio, ou pelo menos, o mínimo de equilíbrio, o Coritiba não sairá da "ZR".
Enquanto alguns matemáticos apontam que o número mágico para fuga do rebaixamento é 47, penso eu que com 4 pontos a menos que isso, ou seja, "43" pontos, poderá fazer com que se fique em 16º.
São apenas suposições, são apenas projeções, tanto minhas quanto dos matemáticos, mas como já escrevemos em oportunidades anteriores, voltamos a lembrar que a matemática pura e simples, a matemática exata, muitas vezes não existe no futebol e na grande maioria das ocasiões, tudo acaba se materializando de forma bem diferente.
Para ilustrar isso que estou expondo nos dois últimos parágrafos, como base, como parâmetro, podemos buscar a próxima rodada do Brasileirão 2015. É claro que novamente, iremos por suposições e dentro de certa normalidade. Só que, também não dá para cravar apenas suposições como a real materialização efetiva dos resultados. São e serão unicamente suposições.
Ao meu ver do Cruzeiro, que possui 38 pontos, para cima, todos esses, dentro de 2 ou 3 rodadas estarão praticamente livres do rebaixamento(são apenas suposições novamente).
Então vamos pegar da Chapecoense para baixo. Acredito que Joinville e Vasco são 2 dos rebaixados.
As outras 2 vagas serão ocupadas por 2 dos seguintes times:
Chapecoense(35), Figueirense(34), Avai(33), Coritiba(33) e Goiás(31).
Avaí X Palmeiras(o Palmeiras que vem de derrota precisa vencer para continuar sonhando com vaga no G 4 - entendo que dificilmente o Avaí ganha esse jogo) - possível resultado: empate
Joinville X Figueirense(assim como foi contra o Coritiba é mais um jogo de último suspiro do JEC - se tiver um pênalti a favor do Figueira penso que ele não perderá, fazendo um trocadilho no JEC X COXA - e o Figueirense vai buscar a vitória para tentar respirar) - possível resultado: empate
Ponte Preta X Coritiba(a Macaca está embaladíssima e vem vencendo quem aparece na frente - o nosso Coxa não pode perder essa partida - seriam 4 derrotas consecutivas) - possível resultado: empate
São Paulo X Vasco(o São Paulo, se quiser continuar sonhando com o G 4 precisa desesperadamente da vitória - o Vasco com o gol de empate sofrido diante da Chapecoense e com a não marcação de um pênalti claro a seu favor no final do jogo deve ter se desestimulado - e o jogo é em São Paulo) - possível resultado: vitória do São Paulo
Santos X Goiás(o Peixe sofreu um revés diante do Grêmio na rodada anterior e agora, jogando em casa deve ir com tudo pra cima do Goiás - claro que o Goiás que levou uma goleada do Corinthians na 30ª rodada não pode perder mais esse jogo e tentará pelo menos o empate na Vila Belmiro) - possível resultado: vitória do Santos
Grêmio X Chapecoense(o tricolor gaúcho ainda nutre alguma coisa em termos de título - claro que é e será dificílimo isto acontecer mas a possibilidade ainda existe - e busca manter-se pelo menos no G 4 - com a vitória diante do Santos livrou 9 pontos do 4º colocado - a Chape vai tentar buscar com unhas, dentes e sei lá o que mais pelo menos 1 pontinho em Porto Alegre) - possível resultado: empate
Como vemos, os times lá das profundezas, irão, pelas projeções, quando muito marcar apenas 1 pontinho na tabela nessa 31ª rodada. Voltamos a frisar que são apenas suposições. No futebol nada pode ser efetivamente materializado totalmente antes de qualquer confronto acontecer e antes do apito final do árbitro do embate.
Por essas e outras, é que acredito que o 16º colocado, "poderá" terminar o Brasileirão com apenas "43" pontinhos.
O Coritiba, assim como todos os demais clubes, tem a disputar, 24 pontos. Ao meu ver o nosso Coxa, para não cair, necessita de mais 10 pontos e assim chegar ao número mágico que creio ser necessário para escapar da degola em 2015, ou seja, "43" pontos.
O alviverde paranaense fará 4 jogos em casa e 4 jogos nos domínios adversários.
Em casa o Coritiba enfrentará São Paulo, Figueirense, Santos e Vasco.
Fora de casa o Coritiba terá pela frente, Ponte Preta, Corinthians, Goiás e Palmeiras.
Vencer Figueirense e Vasco em casa, será obrigação. Não perder para o Goiás lá é premência. Vamos supor que nesses 3 jogos o Coritiba some 7 pontos. Pela projeção, faltariam 3 pontos.
Analisando os adversários em quais jogos o nosso Coxa pode somar mais esses 3 pontinhos? Será que o Coritiba pode vencer 1 dos outros 5 adversários e que serão todos paulistas(Ponte Preta, São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras)? Ou será que o Verdão pode buscar por meio de 3 empates esses 3 pontos que faltam para materializar a nossa projeção?
No espaço destinado aos comentários apresente a sua opinião. Você concorda que com 43 pontos pode ser possível se escapar da degola em 2015? Em quais jogos o Coritiba terá mais chance de somar pontos nos 8 que restam?
É momento do Coritiba buscar o máximo de equilíbrio.
"Desespero não resolverá nada"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)