Nas décadas de 60, 70 e 80 o Coritiba foi o "must" do futebol paranaense. Venceu vários regionais, sendo inclusive Hexa-Campeão Paranaense, ganhou o Torneio do Povo disputado por diversas equipes de ponta do futebol brasileiro e chegou a sua maior conquista em 1985 tornando-se Campeão Brasileiro de Futebol.
Imaginava-se que após a conquista do Brasileiro, o Coritiba daria um enorme salto para tornar-se um dos mais poderosos clubes de futebol do Brasil, porém isso não aconteceu.
Na época jamais imaginava-se que o Coritiba poderia ser Campeão Brasileiro de Futebol e para a surpresa de "quase" todos, o caneco nacional foi trazido pela primeira vez para o estado do Paraná.
E para a surpresa de muitos após a maior conquista nacional do alviverde a elevação de patamar do clube não veio. Tanto que já se passaram quase 32 anos e o Coxa jamais chegou perto do Bi Brasileiro.
E da década de 90 até nossos dias, o Coritiba chegou muito próximo apenas de beliscar por duas vezes a Copa do Brasil(um torneio que não se compara ao Campeonato Brasileiro de Futebol), mas a conquista infelizmente não aconteceu. Claro que teria sido ótimo se o alviverde fosse Bi da Copa do Brasil ou pelo menos Campeão, mas o fato ficou somente no sonho.
Os campeonatos paranaenses de antigamente eram renhidamente disputados e os clubes procuravam montar elencos de ponta para abocanhar os regionais. Hoje os nossos campeonatos caseiros parecem não ter mais a mesma valorização e conquistar campeonatos paranaenses já não é tão difícil, mas mesmo assim, nos últimos 2 anos nem isso o Coxa abocanhou e foi humilhado fora e dentro de casa nas finais.
O sonho de todo coxa-branca é ter um dia um Coritiba "Maior", mas ano após ano o que nos resta é ver o Coxa eliminado dos torneios que disputa e lutar apenas e tão somente para unicamente permanecer na Série A do Brasileirão. O Verdão já não é mais tão Verdão assim, infelizmente, e nos últimos Brasileiros o Coxa escapou por pouco da degola e não voltou a figurar na Série B por milagre. Entre 2005 e 2010 estivemos habitando a Segundona Nacional em duas ocasiões. Triste para uma torcida que queria ver um Coritiba "Maior".
Nosso sonho tornou-se realidade em algumas ocasiões nas décadas de 60, 70 e 80. E a nossa realidade de 90 prá cá não nos permite sonhar com algo "Maior", infelizmente.
Novo ano se inicia e dentro de alguns dias a bola estará rolando oficialmente em todo o território nacional.
Quais são as expectativas dos torcedores alviverdes para 2017?
Será que teremos um Coritiba "Maior" e poderemos sonhar com algo "Maior"?
Ou será que mais uma vez teremos que nos contentarmos apenas em sermos coadjuvantes nas competições nacionais e agradecermos aos Deuses por permanecermos na Série A para disputá-la novamente em 2018?
Da realidade ao sonho! E do "Sonho à Realidade"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)