E o Coritiba?
Aquele Coritiba Campeão do Torneio do Povo, Hexacampeão Paranaense da década de 70, aquele Coritiba Campeão Brasileiro de Futebol do meio da década de 80(1985), não existe mais. Ficou no passado, ficou na história, entrou para a história e claro, essas conquistas permanecem até hoje, mas o futebol não vive apenas de passado. Claro que é bom relembrar lances, os mais variados, das conquistas expressivas do Coritiba, principalmente as conquistas nacionais, mas isso são recordações e muito boas, ótimas por sinal, mas a cada ano, novas competições são disputadas e infelizmente nos últimos longos anos, o Coritiba não conseguiu nenhuma conquista de vulto.
E o Coritiba?
No ano passado que estava muito fácil o Coritiba retornar para a Série A do Brasileirão, isso não aconteceu. Em 2018 o Coritiba foi um fiasco, maior até que os fiascos do Coritiba entre 2013 e 2017.
Sinto que o Coritiba não é mais um clube respeitado por suas conquistas nos mais diferentes pontos do país, e até mesmo em nosso Estado, e aquele brilho nos olhos do torcedor que em muitas ocasiões, vi, e aquela admiração que senti inúmeras vezes ao encontrar coxa-brancas nos mais deferentes pontos, está, ano após ano, infelizmente esfriando. Claro que as grandes conquistas como aquelas do Torneio do Povo em 1973 e principalmente, a do maior título brasileiro abocanhado pelo Coritiba, jamais serão esquecidas, mas já lá se vão 33 anos e alguns meses e fatalmente completará 34, 35 anos rapidamente, e o Coritiba de agora, temos que concordar, já é motivo até de piada. O Coritiba não ganha nada, não conquista nada e o horizonte do Coxa, infelizmente não é dos melhores.
Agora vem mais uma dívida trabalhista. Rildo vai abocanhar do Coritiba algo próximo de R$ 600.000,00. É só notícia ruim, é só acontecimento péssimo, um em cima do outro, em relação ao horizonte do Coxa.
O que esperar do Coritiba para os próximos anos?
Será que ainda existe alguma esperança do Coritiba retornar a ser "Vencedor"?
O Campeonato Paranaense está em andamento. O Coxa começou sapecando 4 X 0 em cima do Foz e a turma se animou, porém bastaram 2 jogos em casa, Maringá(1 X 1) e Toledo(0 X 0) para que aquele ânimo inicial voltasse a se transformar apenas em preocupações.
Tudo bem, a coisa está só no começo, o time está sendo remodelado, o elenco ainda está em processo de montagem e claro que os jogadores que estão atuando agora, uma boa parte deles, não serão titulares na Série B 2019, porém estarão integrando o elenco na Segundona Nacional.
Só com "11" o Coritiba não subirá! Será preciso um elenco forte! E já sabemos de antemão que a Série B 2019 terá um nível bem melhor que a Série B 2018 apresentou. Com América(MG), Sport e Vitória na parada o caldo engrossa bem mais do que as guloseimas da Série B do ano passado.
Como disse, como frisei, em matérias anteriores, temos que ter paciência. Um time adquirir padrão de jogo, com novos jogadores, alguns que acabaram de chegar e outros que ainda estão em compasso de negociação com o Coritiba, e que certamente ainda virão, não acontece assim, da noite para o dia, mas...
E o Coritiba?
O Coritiba vem colecionando insucessos em cima de insucessos e pedir para o torcedor ter mais paciência ainda do que já teve nos últimos longos anos, chega a ser até desleal ou soa até como uma brincadeira.
O Coritiba precisa se espertar e a guinada de 180 graus tão esperada e tão desejada por todos nós alviverdes, não pode demorar muito. Se essa guinada não ocorrer logo, a paciência, os últimos fios de paciência, não existirão mais e aí...
"Acorda Coritiba"! "Acorda logo Coritiba"!
É começo ainda, estamos aguardando a coisa pelo menos começar a encaixar dentro de mais uns 3 ou 4 jogos, mas se isso não acontecer, Argel e seus comandados terão sobre seus ombros uma cobrança ainda maior e aí ficará difícil, muito difícil, essa turma trabalhar com tranquilidade.
O Coritiba não é um brinquedinho! O Coritiba Foot Ball Club e seus torcedores sempre foram acostumados à conquistas expressivas e de uns tempos para cá, longos anos por sinal, essas conquistas não aconteceram e entra ano e sai ano e a sensação que se tem é que a coisa não muda e se tem nítida impressão de que não vai mudar. Triste isso, mas é real!
E o Coritiba?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)