O Coritiba de 2018 não ganhou nada, muito pelo contrário, foi só vexame e mais vexame, foi vergonhoso!
Mesmo sendo o clube com maior poderio financeiro entre todos os 20 competidores da Série B, nesse 2018, o Coritiba, rodadas antes e muitas rodadas antes, ficou sem chances matemáticas de brigar, até mesmo pela 4ª e última vaga que daria direito à acesso.
A Segundona Nacional de 2018 foi, é e está sendo considerada a de nível mais fraca de todos os tempos, e mesmo assim, o nosso Coritiba mal consegue figurar na 1ª página da tábua de classificação e caso perca para o Fortaleza vai cair mais ainda no ranking de uma Série B que teoricamente, antes dela ter início, todos apostavam em um retorno tranquilo do Coritiba para a Série A.
Lamentável, triste, vergonhoso, vexatório, desanimador, muito feio! Esses são apenas alguns dos adjetivos que definem a atuação pífia do Coritiba Foot Ball Club em 2018!
O ano do Coritiba já acabou há pelo menos umas 3 semanas atrás. 2018 já foi e não nos deixará saudade alguma.
E o Coritiba de 2019?
Como será o Coritiba de 2019?
Com muito menos verbas, em relação ao ano de 2018, não será tarefa fácil, arrumar a casa.
O Coritiba já teria que estar se preparando para o ano que vem, já sondando jogadores, negociando com atletas, para montagem de um novo elenco para o ano de 2019. E não adianta trazer jogadores do nível que tivemos esse ano.
O maior problema é que o Coritiba não tem e não terá o mesmo dinheiro disponível que teve esse ano para efetuar contratações.
Mas como Fortaleza, CSA, Ponte Preta e mais alguns com muito menos grana que o Coritiba estão subindo(Fortaleza já subiu) ou pelo menos brigando para subir até a última rodada? Pelo que apurei o Coritiba recebeu em 2018 quase 6 vezes mais que esses clubes que citei e outros tantos.
O Coritiba terá que ser cirúrgico nas contratações, com algo próximo de "zero" quanto a erros ou equívocos na questão jogadores contratados.
É possível sim, montar um elenco com qualidade, mesmo com pouco dinheiro. Os exemplos foram dados mesmo nessa Série B fraca de 2018. Fortaleza e CSA por exemplo, possuem uma estrutura muito menor que a do Coritiba e o time do Ceará conseguiu não só subir como também levantou o caneco da competição e com rodadas de antecedência do término da competição. O CSA, se conseguir um bom resultado na última rodada, sobe também.
A Ponte Preta é a atual vice líder do certame. Interessante a questão da Macaca. A Ponte ficou muitas rodadas na Zona de Rebaixamento e conseguiu uma reação no campeonato, digna de elogios, e pode, se também tiver um bom resultado na última volta da "B", ser um dos integrantes da "A" em 2019.
O Coritiba poderia ter subido com um pé nas costas esse ano! Mas agora não adianta mais chorar ou lamentar. Já foi, já era!
O problema é que já estamos começando muito mal os preparativos para 2019. Não há dúvidas de que Samir Namur e seus assessores precisam sair do Coxa. As peripécias realizadas, especialmente no que se refere à futebol no Coritiba, foram inúmeras e coisas grotescas, ingênuas, cheia de erros, e de performances infantis, aconteceram nessa Gestão de 1 ano da "Coritiba do Futuro"(muitos dizem que a Coritiba do Futuro é uma continuação da Coxa Maior que rebaixou o Coxa)! Ocorre que toda essa novela está atrapalhando desde já o planejamento do Coritiba para 2019. O melhor mesmo seria abreviar essas questões e o Sr. Samir, pelo menos agora que sabe que seu planejamento e o de seus companheiros de Gestão não deram certo, vestir as sandálias da humildade e renunciar. A renúncia do Samir já poderia permitir que o Coritiba começasse pelo menos a desenhar o possível Coritiba de 2019. Até que todo esse embrolho chegue ao fim o Coritiba perderá muitos dias, quem sabe até o que resta para 2018 findar, para colocar algo em prática.
O Coritiba terá que garimpar bons jogadores com custo baixo no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e até mesmo aqui no interior do Paraná e em outros estados do Brasil e isso vai demandar um certo tempo e não dá para esperar muito porque senão os jogadores com certa qualidade já terão acertado o ingresso em outros clubes.
Vejam a situação atual do Coritiba. Vexame total em 2018 e o 2019 não pode sequer ainda ser desenhado. Com pouca grana e tendo que agilizar as coisas, o Coxa está estagnado por enquanto. Isso não é bom presságio.
Será que o Coxa não sobe em 2019?
E olha que em 2019 teremos adversários um pouco mais fortes do que tivemos em 2018. Os 4 quatro clubes que cairão da A pra B nesse 2018 virão com muita sede de retornar para a Elite do Futebol Brasileiro. E se o funcionamento for o mesmo desse ano, esses 4 clubes receberão mais verbas que o Coritiba.
A coisa vem feia há anos! Será que pode ficar mais feia ainda do que já está?
"E o Coritiba de 2019"?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)