O ano oficial do futebol no Brasil começou de verdade há poucos dias.
Os regionais de diversas regiões do país já tiveram início.
O Coritiba já atuou duas vezes oficialmente, uma frente ao Inter no Rio Grande do Sul, no campeonato da Liga, não considerado pela CBF(na minha opinião erroneamente) e outra na estreia do campeonato paranaense.
Tanto em uma como em outra partida notou-se que o Coritiba "precisa de muito mais" se quiser alguma coisa "maior" em 2016.
O resultado contra o Inter nos pampas pode ser considerado bom e a goleada frente ao Cascavel muito boa também. Em termos de resultados não há o que questionar.
Mas é preciso analisar como esses resultados aconteceram. A forma como a equipe jogou nos deixou claro de que "é preciso muito mais".
Todos os atletas estão se esforçando e muito. Quanto a isso é inegável que nada temos a cobrar. Porém somente com esforço, no futebol, muitas vezes, não se chega lá.
Desde quando Pachequinho assumiu o Coritiba em 2015, naquele sofrimento de torcedores, atletas, comissão técnica e diretoria, o esforço de todos merece elogios. Porém, como disse, somente esforço não basta no futebol.
O Coritiba precisa de mais qualidade. O Campeonato Paranaense de Futebol de 2016, será disputado acirradamente e vencerá quem tiver além de muito esforço, mais qualidade.
O campeonato da Liga requer mais qualidade ainda para ser conquistado.
A diretoria do Coritiba parece estar se movimentando para dar mais qualidade ao elenco que aí está.
As contratações precisam ser feitas com consciência. Não adianta contratar por contratar. Encher a prateleira quase sempre não resolve. São necessárias contratações pontuais que possam vir a render bem mais do que alguns atletas do elenco atual podem render. Trazer jogador do mesmo nível dos que aí estão é jogar dinheiro pela janela. Quem vier terá que vir para resolver.
Todos os atletas do elenco atual do Coritiba podem ser úteis no decorrer de 2016, mas "é preciso muito mais"!
A tendência é que o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2016 seja disputado em níveis melhores do que o Brasileirão de 2015, que convenhamos, cá entre nós, não foi disputado dentro do nível esperado. O brilho do Brasileirão 2015 foi um tanto quanto ofuscado. Por um lado foi bom, porque o Coritiba mesmo com uma campanha fraca conseguiu manter-se na Série A, mas penso que esse ano, o Coxa terá que jogar muito mais, bem mais do que jogou em 2015 e para isso, "é preciso muito mais"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)