Após encerrada a Série B já há alguns dias com o Coritiba conseguindo o objetivo de retornar a Série A, é chegado o momento de pensar em 2020 e de planejar, não com tanta morosidade, o que se pretende fazer no próximo ano em termos de futebol.
Nosso goleiro pode continuar, mas se vai continuar mesmo é outro papo. É preciso mais 1 goleiro ao menos. Nosso lateral direito pode continuar no elenco, porém para compor o elenco. É preciso um novo lateral direito não sei se vindo da nossa base ou sendo contratado. Yan Couto pode ser uma boa opção. Os zagueiros também podem continuar mas serão necessários pelo menos mais 2 zagueiros e aí os que aí estão brigariam pela posição com os outros 2 zagueiros que vierem para o elenco. Necessitamos de 2 laterais esquerdos, 1 pra ser titular e 1 para fazer parte do elenco e que tenha condições de quando for acionado não decepcionar. Serginho pode continuar, mas terão que vir pelo menos mais 2 volantes. Nas meias Alano pode continuar e Geovanni também, porém serão necessários mais 2 meias. Wanderlei continua brigando por posição com os demais atacantes que vierem. Precisa mais 2 atacantes de área e 2 atacantes pelos lados. Rafinha está pensando se aposenta ou continua no Coxa. Pode continuar mas não irá jogar sempre.
A batida da Série A é bem diferente da batida da Série B. É preciso ter claro que o Coritiba infelizmente não poderá pensar em ficar no patamar de Flamengo, Grêmio, Santos e mais alguns clubes. O Campeonato Brasileiro do Coritiba em 2020 será para se manter na "A". Em mantendo-se na "A", aí com uma nova roupagem em 2021, poderá o Coritiba pensar em vôos mais altos.
Alguns poderão dizer, tem que pensar "grande", fazer "grande", mas para se pensar grande e fazer grande é preciso se estruturar a tal modo que se possa colocar em prática o "pensamento grande" e a "execução, a realização realmente grande"!
Na batida que o Coritiba vem há anos, muitos anos aliás, de forma seguida, sem empolgar, sem convencer de fato, não dá, para que com um toque de mágica se saia do nível 5 para o nível 1 em um estalar de dedos. Futebol não é bem assim. É preciso plantar várias sementes, para ir colhendo ela aos poucos, até que se atinja o patamar que se tenha sustentação, estrutura, para realmente "pensar grande" e "fazer grande"!
Nossa realidade não pode hoje, infelizmente ser comparada com os times de ponta do Brasil.
A Copa do Brasil pode ser um caminho, como foi em 2011 e 2012 para se chegar a algum pódium, mas via Campeonato Brasileiro, penso que se o Coritiba terminar a competição por exemplo em um 11º , um 12º ou até um 13º lugar em 2020, estará de bom tamanho.
Mas para terminar a competição nessas posições que citei, o Coritiba terá que montar um elenco condizente, como dizem, de Série A. O elenco que disputou a Série B, convenhamos, subiu para a Série A em virtude que muitos dos demais competidores eram mais fracos ainda do que o nosso elenco. Basta verificar que o América Mineiro por exemplo que brigou por vaga até a última rodada, subiria com um simples empate, jogando em casa diante do lanterna da competição e o Coelho não conseguiu sequer o empate. Isso exemplifica bem o nível dos elencos que disputaram a Série B 2019. O Bragantino não foi aquela sumidade e não tinha e não tem um elenco assim tão "tão" e conquistou o caneco com facilidade e com rodadas de antecedência da conclusão da Segundona Nacional.
Assim, o Coritiba precisa abrir o olho e não ficar deitado em berço esplêndido. Já está na hora de se mexer e bem com vistas a já ir montando o elenco que disputará a Série A em 2020. Se demorar muito até mesmo alguns jogadores que se sobressaíram na própria Série B em outras equipes já vão tomar outro destino.
O aporte financeiro do Coritiba, com o retorno à Série A, obviamente que será significativamente maior do que o que vinha ocorrendo e assim poder-se-á ter uma injeção disso na formação de um elenco bem melhor, porém como frisei, não dá para ficar esperando a primavera chegar para daí começar a montagem desse "elenco melhor"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)