Eles além de já ter conquistado o Campeonato Brasileiro de Futebol assim como nós(fomos Campeões primeiro), já são Campeões da Sul-Americana e já são Campeões da Copa do Brasil.
Eles evoluíram e muito. Eles tem uma Gestão realmente profissional, administram o clube como uma empresa de verdade. O CT deles é modelo até internacional.
E nós?
O que fizemos nos últimos anos? O que conquistamos em termos de expressão nacional nos últimos 34 anos(fatalmente completaremos 35 anos)?
Alguns ou muitos de nós não gostam de comparações com o co-irmão, mas no ponto em que estamos e no ponto em que eles já chegaram, fazer essa comparação torna-se inevitável.
E quem sabe fazendo essas comparações quem sabe alguém acorda e modifica o panorama do Coritiba que é triste, negro e vergonhoso nos últimos anos...
Lógico que não é só isso, mas uma das coisas muito diferentes entre nós e eles é que o clube deles valoriza os ex-atletas deles com história vencedora e nós infelizmente não. Já ouvi até de torcedor que jogador, que atleta é atleta ou foi atleta e que serve só pra isso.
Paulo Miranda, Paulo André, Alessandro, Cocito, Rogério Sousa e outros tantos ex-atletas que conquistaram títulos importantíssimos no clube deles e para o clube deles, trabalham lá, nas mais diferentes funções e cargos. Quem é o auxiliar técnico do técnico deles? Vocês sabem? Ou quem são os auxiliares técnicos do técnico deles? Vocês sabem?
Quem são os técnicos, auxiliares técnicos, coordenadores e supervisores da base deles, no sub 11, sub 13, sub 15, sub 17(e por aí vai...)? Vocês sabem?
Quem não sabe faça uma pesquisa até mesmo na internet e vai obter todos esses nomes, esses dados?
Por quê será que os atletas deles que sobem da base para o profissional mostram a todos, que sabem, que aprenderam a se posicionar, a fazer um cruzamento, a executar passes curtos e passes de longa distância, finalizam bem, antecipam as jogadas adequadamente, e por aí vai...(???)
Por quê será que os nossos atletas que sobem da base para o profissional nos dão nítida impressão que não aprenderam a se posicionar em campo, que de cada 10 cruzamentos erram 9, que erram passes curtos em profusão, que a finalização é precária e até mesmo o domínio de bola é sofrível?
A diferença é que eles tem nas diferentes funções e cargos, tanto na base como no profissional, ex-atletas que entendem do riscado, que viveram coisas no mundo da bola, tanto dentro como fora das quatro linhas, muito interessantes.
Orientar a garotada apenas com dados tecnológicos não basta. Claro que a utilização dos instrumentos tecnológicos em prol do bom uso, da boa aplicabilidade nos treinamentos e até mesmo nos jogos é importante, mas só isso não basta, não é suficiente.
Quem é no Coritiba, em sua maioria, com raríssimas exceções, que dá o be a bá pra garotada, a fórmula para bater na bola, a forma que se deve dar um passe curto ou um passe de longa distância, como se fazer uma antecipação, a forma mais correta de se efetuar um lançamento, o posicionamento nas bolas paradas a favor e contra como faltas, escanteios ou até mesmo na cobrança de laterais, o modo mais indicado para se proceder nas diferentes finalizações? (e por aí vai...)
Quando o menino ou os meninos possuem como técnico, coordenador, comandando-os que fizeram história no próprio clube, o olhar dos mesmos, a visão dos mesmos e o respeito que eles têm ou terão em relação ao comandante é outro...
Claro que faltam muitas outras coisas ao Coritiba, mas tem que começar fazendo algo que possa mudar o triste panorama que se vive no Coxa há anos seguidos. Dá pra começar colocando gente nos mais diferentes cargos ligados diretamente ao futebol, tanto na base como no profissional, que possui identidade com o alviverde paranaense, que ama o Coritiba. Óbvio que precisa além desse amor que o ex-atleta possui pelo Coxa, se ter a "capacidade"!
Alguns ou muitos dizem que não é só porque conquistou títulos importantíssimos e de nível nacional atuando como ex-atleta que serve ou servirá para o Coritiba em outras funções.
Concordo que nem todos os ex-atletas do Coritiba que conquistaram por exemplo o maior título nacional do alviverde paranaense, possuem essa capacidade, mas afirmo que alguns desses ex-atletas que ajudaram a colocar aquela linda estrela na camisa do Coxa, possuem sim muita capacidade.
Eles estão fazendo isso há anos e nós continuamos teimando em dizer que ex-atletas com história vencedora no clube não servem ou estão ultrapassados.
Nada contra os Professores de Educação Física e entendo que eles são sim essenciais no dia a dia e o clube necessita e muito deles, mas só Professores de Educação Física, só estudiosos da bola, não resolvem nosso problema. E a constatação disso está materializada nos últimos resultados auferidos pelo Coritiba nas quatro linhas!
"Eles valorizam os ex-atletas com história e capacidade", trabalham no clube deles já há anos e nós coxas não temos isso em nosso clube, infelizmente!
Acorda Coritiba!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)