Contrata alguns jogadores rodados(com experiência), já com idade um pouco avançada, promove alguns atletas da base(com juventude) e pronto, o caminho do sucesso, a trajetória de vitórias, a conquista de títulos será o resultado.
Obviamente que não. Claro que não é só isso. Para um clube de futebol, um clube-empresa, ter sucesso, ter uma trajetória garantida com vitórias, conquistar títulos, são necessários muitos e muitos requisitos.
Mas para se almejar algo "Maior" é preciso que o elenco de atletas e a Comissão Técnica estejam unidos, com todos remando para o mesmo lado, em sintonia perfeita.
De alguns muitos anos para cá, nossa Seleção Canarinho já não é temida como era no passado. De alguns muitos anos para cá, nossos clubes de futebol(clubes-empresas como dizem...) já não estão mais alinhados naqueles considerados de primeiro nível no âmbito do futebol mundial.
E o Coritiba de alguns muitos anos para cá também vem seguindo esse padrão nacional. Nossos clubes Campeões Brasileiros de Futebol já não desenvolvem aquele futebol rico, em que sobram talentos. Antes pelo menos 10(dez) clubes do futebol brasileiro, despontavam entre os melhores do mundo. Saudades daqueles elencos do Santos que jogavam por música(há alguns anos atrás o Peixe foi humilhado, tomando uma sacola de gols em um campeonato em que buscava o título mundial). Que saudades daquelas máquinas do Flamengo. E por aí vai...
É obrigatório que se tenha união do elenco para se buscar conquistas. É necessário que os atletas se dediquem ao máximo nos treinamentos e principalmente nos jogos. Mas é preciso que se tenham na Comissão Técnica aqueles senhores matreiros que sabem o momento de falar mais alto, dar o murro na mesa e que também sabem o momento de dar moral aos atletas, ora coletivamente e ora conversando individualmente com cada um.
Tem que dar moral para os garotos que sobem da base para o profissional. É preciso que de alguma maneira eles sintam que estão sendo apoiados e que não será no primeiro passe errado que serão sacados do time. Os garotos precisam adquirir confiança para que rendam o máximo possível nas quatro linhas.
É preciso que existam no elenco alguns atletas experientes que encostem na garotada e falem no ouvido deles. Mais ou menos assim: olha garoto você está indo muito bem, mas naquelas jogadas em que você parte para a linha de fundo, levante a cabeça e veja onde os companheiros estão posicionados e procure colocar a bola nestes espaços. Esse é apenas um exemplo, existem outros detalhes em que o atleta mais experiente pode contribuir para o desenvolvimento do garoto no profissional.
Os garotos somados aos atletas mais experientes vai resultar no que conhecemos por "mescla". Esse é um 1º passo para se buscar algum sucesso no futebol. Esse é um 1º passo para um clube de futebol buscar títulos de expressão. Claro que não é só com isso que se conquistam títulos importantes.
E para que um elenco pratique um bom futebol é necessário que se persiga o que conhecemos por entrosamento.
Para buscar mudar os rumos do Coritiba quanto aos resultados no gramado, quanto perseguir novamente ou voltar a conquistar títulos de expressão, o Coritiba precisa ter dentro das quatro linhas, uma equipe mesclada com juventude e experiência, um elenco que apresente no verde da grama entrosamento e sempre com muita união.
Entrosamento, Mescla e União(com muita raça de todos) é o ponta-pé inicial quando se quer ter um clube campeão.
E para se ter entrosamento, mescla, união(com raça) no gramado é preciso que se tenha uma excelente Gestão fora das quatro linhas.
Queremos já há alguns longos anos, um Coritiba "Maior", um Coritiba verdadeiramente Campeão como foi nas décadas de 60, 70 e 80.
Para que isso aconteça, os erros cometidos nesses últimos tempos, não podem ser repetidos. É imperioso que se busque uma guinada de pelo menos 180 graus.
"Entrosamento, Mescla e União"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)