O adversário da vez será o atual vice líder do Brasileirão 2017, que aliás desperdiçou grande oportunidade de se tornar líder da competição após estar vencendo o Cruzeiro em duas ocasiões e permitiu o empate nas duas vezes.
O Grêmio vencia a Raposa por 2 X 0 e muitos já cravavam que o tricolor gaúcho a partir disso seria o líder do certame após a conclusão da 8ª rodada. Ledo engano, pois o alviceleste mineiro chegou ao empate fazendo 2 X 2. E o Grêmio conseguiu fazer o 3 X 2 mas mais uma vez permitiu que o Cruzeiro empatasse a partida.
O 3 X 3 que protagonizaram Grêmio e Cruzeiro foi um senhor jogo de futebol. Fazia tempo que não se via uma partida assim.
Isso mostra as dificuldades que o Coritiba terá pela frente na 9ª e na 10ª rodadas do Brasileiro quando atuará fora de casa.
Agora é momento de estar ligado na partida contra o Grêmio para somente depois pensar e fazer algumas conjecturas quanto ao confronto diante da Raposa.
Não é necessário pincelar nada ao contrário do que dizer que o representante gaúcho na Série A de 2017 está jogando o fino da bola.
O Coritiba terá que se desdobrar para segurar o Grêmio nos Pampas. Alguns poderão argumentar que o Coritiba pode ir lá e jogar de igual para igual no confronto contra os apreciadores de chimarrão.
O Coritiba pode sim encarar o Grêmio lá, mas há que se dizer que o cotejo anterior do Coxa contra o Corinthians em que faltou o gol alviverde, foi bem diferente daquilo que muito provavelmente acontecerá diante do vice líder. Com certeza o Grêmio buscará encurralar o Verdão(ainda mais agora que o tricolor dos Pampas deixou escapar a chance de tornar-se líder do Brasileiro), mas existe a nossa esperança de que o Coritiba não só pode suportar a pressão inicial, como também pode botar medo nos gaúchos e eles não virem pra cima tão calmamente, já que terão preocupações no sentido de guarnecer o sistema defensivo.
O Coxa está praticando um bom futebol(a exceção até aqui foi a partida frente ao Bahia em que perdemos 2 pontos), está com uma defesa firme, possui um bom goleiro e um meio de campo coeso e que incomoda o adversário tanto na marcação quanto no quesito criação de jogadas. Se o Coritiba acertar o "ataque", e em acontecendo finalizações mais graúdas em que ocorra o balançar das redes adversárias mais vezes(nas últimas 3 partidas foram 2 gols apenas e de pênalti - com a bola rolando nesses últimos 3 confrontos "niente") o alviverde paranaense pode surpreender o Brasil ainda mais do que já vem surpreendendo positivamente.
Um elenco que almeja um algo mais precisa jogar tanto em casa quanto no reduto adversário da mesma maneira. Entendo que Pachequinho não deva mudar drasticamente a forma que o Coritiba vem jogando para encarar o Grêmio no Rio Grande do Sul.
É jogar o jogo e fazer o possível para pontuar na 9ª rodada do Brasileirão.
Com "Equilíbrio, Bom Posicionamento e Inteligência", o COXA pode surpreender positivamente mais uma vez.
Avante Coritiba Foot Ball Club!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)