Entra ano e sai ano, entra diretoria e sai diretoria, e continuamos sendo sempre apenas coadjuvantes!
Analisando bem, o Coritiba na verdade, na realidade nunca teve estrutura.
Nos últimos anos, nas últimas décadas a coisa foi só piorando, é vexame em cima de vexame, é decepção em cima de decepção, uma após a outra.
Chega, basta, de só se buscar resultados imediatos!
Resultados imediatos, no futebol, nunca funcionaram e jamais vão funcionar e trazer a estabilidade que um clube de futebol tanto precisa. Alguns resultados podem esconder muita coisa, mas sempre serão momentâneos.
A imensa maioria dos clubes de futebol do Brasil não possuem estrutura. Com exceção de uns 2 ou 3, os demais clubes de futebol brasileiro, não possui estrutura e muitos nem sabem o que é estrutura, o que é ter estrutura.
Mas nosso caso, nossa análise é e será em cima do Coritiba, tão somente o Coritiba.
O resultado precisa aparecer, necessita acontecer ao natural e não no estilo fórceps.
O Coritiba, entra ano e sai ano, ou luta para subir para a "A" ou disputa o Brasileiro, apenas e tão somente para se manter na A.
Não dá mais para viver isso diuturnamente, semanalmente, mensalmente, anualmente e por décadas e décadas, seguidamente, sucessivamente, como vem sendo.
Agora por exemplo, o Coritiba perdeu para o Internacional, perdeu para o Bahia, está ruim. Claro que está ruim, principalmente depois de perder 2 partidas válidas pela final do regional, para o time "B" ou seria "C" do nosso rival... Se vencer o Flamengo se esquece tudo e vai estar tudo bem. Ah, o Coritiba ganhou do Flamengo, venceu o atual Campeão Brasileiro de Futebol. Não se pode, em pleno 3º milênio, se viver assim, se pensar assim. A ação ou as ações precisam ser outras.
O Coritiba vive de lampejos, respira apenas o tal "resultado imediato"!
Quem até hoje, realmente estruturou o Coritiba?
Quando de fato o Coritiba Foot Ball Club, em toda sua história, teve de verdade, uma Estrutura?
Essa pergunta ou essas e outras perguntas, são facílimas de responder. Respondo e com 100% de acerto, o Coritiba jamais teve estrutura, nunca teve estrutura.
Lá nos idos da década de 70, de 80, quando tivemos conquistas expressivas, o futebol era diferente e muitas vezes com uma pitada ali, outra ali, podia, um clube, obter conquistas grandiosas!
O futebol mudou, se modernizou em boa parte do globo terrestre, e o Brasil, os clubes brasileiros não acompanharam o avião e chegaram a perder até o bonde e com o Coritiba isso não foi e não é diferente.
Não se admite mais pensar apenas em resultados em um único campeonato, em uma única competição. O buraco é mais embaixo. Não resolve terminar um Brasileiro da Série A, em 2020, por exemplo, na 10ª colocação(o que será quase impossível, diga-se de passagem) e no ano seguinte cair para a Segunda Divisão. Estão entendendo o que estou querendo abordar...
É preciso ter um Planejamento de verdade, um "Planejamento Administrativo", um "Planejamento Financeiro", um "Planejamento de Marketing", um "Planejamento em outras áreas" e principalmente um "Planejamento Efetivo no Futebol", para que se possa buscar vir a chamada "ESTRUTURA", uma estrutura não apenas na acepção da palavra, mas se ter uma "ESTRUTURA NA PRÁTICA"!
Os Fundamentos da Administração, os pilares para se ter uma Boa Gestão, estão enraizados no Planejamento, na Organização, na Direção e no Controle, o decantado em prosa e verso "PODC"! Dentre as muitas coisas que o nosso Coritiba precisa ter, essas são algumas delas, que não temos e nunca, jamais, tivemos! Tendo isso, o caminho para buscarmos uma "ESTRUTURA DE FATO, UMA ESTRUTURA VERDADEIRA, UMA ESTRUTURA NA PRÁTICA" estaria se iniciando. Vejam que citei a palavra "iniciando"! Não se passa a ter "Estrutura da noite para o dia", assim como não se tem resultados positivos no "Futebol" da noite para o dia!
O Coritiba Foot Ball Club já passou da hora, já passou do momento e faz tempo de ser "Estruturado"!
E, para se começar isso, para se Estruturar o Coritiba, tem que começar pelo começo. E qual é o começo? O começo de tudo, o início de tudo, está na "Base" e sempre esteve.
O caminho das pedras é esse!
Não dá para se viver de um jogo apenas, de 2 jogos, de 3 ou 4 partidas ou de apenas uma competição, somente de 1 título, não dá mais, essa fase já passou, já era! "Quem vive de passado é museu"! Claro, valorizar o que foi conquistado, comemorar os feitos grandiosos sim, mas é para frente que se anda. Não dá para ficar andando como caranguejo, ficar caminhando a passos lentos, dando um passo a frente e cinco para trás. Chega! Basta!
Qual Gestão do Coritiba até hoje teve de fato um Planejamento? Qual entre todas elas deu "Estrutura" ao Coritiba! O nosso Coritiba Foot Ball Club sempre foi desestruturado! Vamos continuar desestruturado? Vamos continuar dependendo de uma vitória sobre o Flamengo para ficarmos eternamente felizes, contentes, vamos comemorar uma vitória sobre o Flamengo durante 100 anos?
Eu começaria estruturando a "Base" e depois, cumprindo etapas, partindo para estruturar o Coritiba como um todo. E claro, o Coritiba não passará a ter "Estrutura" em 2 ou 3 dias, num estalar de dedos ou com um simples toque de uma varinha mágica. Não é assim que se estrutura um clube!
E, estruturar a "Base" não é comprar meia dúzia de bolas novas, não é dar apenas bom material para os meninos usarem. Claro, isso é básico e necessita-se ter bolas novas, bolas boas, excelente material de treino e de jogo, mas isso não significa ter estrutura. O buraco é mais embaixo.
Quem está se candidatando a dirigir o Coritiba, a ser o responsável pela Gestão do Coritiba Foot Ball Club, nos próximos anos, precisa ter isso em mente, saber disso e ter a consciência de que, ou definitivamente, se "Estrutura de Fato, e na Prática, o Coritiba" ou passa o bastão para quem tem condições verdadeiras de fazer isso!
O próximo jogo do Coritiba é diante do Flamengo! Uma vitória vai bem, mas não é não será a redenção do Coritiba Foot Ball Club! O Coritiba apenas buscar permanecer na Série A é muito pouco, é um pensamento pequeno, pequeno demais, mas é o que temos para hoje e é o que estamos tendo, há anos, há décadas e décadas, quando o assunto é Coritiba. Por quê isso? Porque não temos, não possuímos, infelizmente, "ESTRUTURA"!
Hora de arregaçar as mangas, e com inteligência, preparo e muita competência, com auxílio das ferramentas de Administração, e dentre elas, o "PODC", começar a "Estruturar o Coritiba", mas estamos falando de "ESTRUTURA" viu, e não da construção de um muro que com uma chuva um pouco mais forte, pode desabar a qualquer momento.
"ESTRUTURAR O CORITIBA PRINCIPALMENTE A BASE"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)