Tudo o que conquistamos no passado, Torneio do Povo, Fita Azul, Campeonatos Regionais como aquele Hexa Campeonato conquistado na década de 70(tempos em que os campeonatos regionais eram disputadíssimos e de níveis elevados - décadas de 70 e 80 eram assim) e o nosso maior, entre todos os títulos abocanhados em toda nossa história, o título de "Campeão Brasileiro de Futebol" foram, digamos a alavanca inicial para crescermos ainda mais no cenário do futebol brasileiro!
Infelizmente tudo isso conquistado com muita dedicação, raça, perspicácia, inteligência e união, não foi aproveitado como deveria ser ou como poderia ter sido aproveitado nos anos posteriores, nas "décadas posteriores"!
Samir Namur e sua Diretoria possuem participação grande nesse não aproveitamento do que realizamos no passado? Não tem como eximir Namur e sua Diretoria disso, não tem como ser de outra forma, mas não podemos sermos injustos e afirmar que somente essa Diretoria que aí está é a única culpada dos anos e anos que entramos na fila, no corredor de dissabores, frustrações, decepções e vexames vividos nessas últimas décadas. Outras diretorias e muitas, anteriores à "Coritiba do Futuro" também tem enorme participação nisso tudo que estamos vivendo há anos, há décadas e décadas.
Colocamos o Coritiba no mapa do Futebol Brasileiro e claro que o nosso alviverde paranaense permanece nesse mapa, graças aos nossos feitos do passado! E isso nunca será retirado, permanecerá para sempre na história do Coritiba Foot Ball Club!
Ocorre que não se pode viver apenas do passado! Claro, óbvio que sempre que der, estaremos comemorando e relembrando esses grandiosos feitos que conseguimos para o Coritiba no passado já "longínquo", e faremos isso daqui há 1 ano, daqui há 10 anos ou daqui a 1 século, mas "não se pode viver apenas do passado"!
Onde perdemos o "bonde"?
Onde deixamos de embarcar no "trem"?
Onde e quando o "cavalo passou encilhado novamente e não montamos"?
Em 1989 por exemplo, tínhamos um elenco de respeito e mesmo que houvessem erros por parte da CBF naquela ocasião, jamais o Coritiba deveria ter deixado de ir participar da partida marcada para Juiz de Fora. E aí ficamos "fora", quando tínhamos grandes chances de fazermos mais uma bela campanha no Campeonato Brasileiro. Claro que não dá para afirmar categoricamente que o Coritiba seria Bi-Campeão Brasileiro, naquele "momento", naquela "ocasião", pois conquistar um Campeonato Brasileiro de Futebol, seja naquele passado ou até mesmo hoje, requer uma série de coisas, e muitos fatores entram nesse "bojo", mas era sim um elenco de muito respeito e que tinha qualidade e que poderia ter levado o nosso Coxa à lugares de grande destaque no pódium, como aconteceu, por exemplo, em 1979 e em 1980. "1985" foi uma situação diferenciada, que aconteceu em um outro prisma e que não podemos sair por aí comparando com esse ou com aquele, com isso ou com aquilo, foi uma conquista inédita até aquela ocasião, pois nenhum outro clube fora de SP, RJ, MG e RS tinha chegado à tal conquista...
Mas onde fomos encalhar de verdade?
Poderíamos como já frisamos, termos aproveitado aquela grandiosa conquista de 1985, para alçarmos vôos mais altos ainda...
Mas, em 1986, ano seguinte ao ano daquele inédito e memorável título, o elenco já começou a ser desfeito. Poder-se-ia manter aquele elenco pelo menos em 86, mas não, em função de alguns vinténs, alguns atletas foram rumando para outros centros e aí o "tork" já passou a ser outro e a nossa Libertadores da América, por exemplo, podemos escrever, foi decepcionante...
E ano após ano, acontecimentos pitorescos, com particularidades até estranhas, não nos permitiram termos avanços além do nosso título brasileiro conquistado anteriormente e outras conquistas significativas do Coritiba que ocorreram antes de 1985, infelizmente nos atrapalharam e fomos, passo a passo, entrando em uma decadência, em uma "trajetória decadente" por anos seguidos, por décadas e décadas sucessivas até desaguarmos no que hoje vivemos.
O Coritiba infelizmente hoje é uma caricatura, a verdade nua e crua é essa, e como já frisei, a culpa não é só dessa Diretoria Atual, existem inúmeras outras Gestões que foram realizadas de maneira equivocada e totalmente fora dos padrões da cartilha básica do futebol, de tudo o que envolve esse esporte.
O pessoal fala, hoje o futebol é outro! Hoje o futebol é diferente daqueles nossos tempos das décadas de 70 e de 80. Mas na minha opinião existem coisas no futebol que precisam ser preservadas, mesmo que muita coisa tenha mudado, mesmo que modificações tenham realmente ocorrido no "Futebol"!
Será que um dia voltaremos a termos um "CORITIBA" Vencedor e com Qualidade como aquele nosso "CORITIBA" dos tempos de outrora?
Isso não poderá ser feito do dia para a noite, de um ano para o outro? No futebol é preciso plantar certo para se colherem frutos que possam significar resultados positivos após anos...
Tudo no Coritiba é feito para que se tenham resultados a toque de caixa. Isso não vai funcionar no futebol, nunca...seja nesse futebol moderno que dizem, ou daqui 1 ano! É preciso plantar agora, para que os resultados apareçam a médio e longo prazo...sabe quando aquele Campeão Brasileiro de Futebol de 1985 começou a ser montado? Respondo pra vocês, pelo menos há 5 anos antes...
Nesse 2020, afirmo categoricamente, o Coritiba vai sofrer muito nesse Brasileiro! Não temos como mudar um elenco do dia para a noite, ou em 1 ou 2 meses! Ou mesmo que se mude o elenco inteiro, alguém acha que um elenco totalmente novo, vai tornar-se, por exemplo, capaz de mudar o lado da moeda, do dia para a noite? Pobre Nação Coxa-Branca, vamos sofrermos e muito esse ano ainda!
E afirmo a vocês, o problema do Coritiba não será resolvido em 2020 com uma simples mudança de "Comissão Técnica"! Nosso problema vai muito além disso! São aquelas particularidades, aquelas características que somente o "Futebol" apresenta! Fazer a Gestão de um Clube de Futebol não é como jogar uma partida amadora de ping pong, não é só brincar de esconde esconde, vai bem mais além do que administrar um cartório, do que fazer a Gestão de uma Pizzaria, de uma loja de veículos e outras coisas que conhecemos por aí no mundo empresarial. O Futebol é diferente gente, bem diferente, muito diferente de tudo e se não se tiver gente com identidade no Coritiba, trabalhando no dia a dia do clube, jamais teremos sucessos significativos. O Coritiba precisa respeitar a tradição e sua própria história e hoje vejo e sinto que infelizmente isso não é respeitado e não é levado em consideração.
Quantos técnicos já foram contratados para o Coritiba e pelo Coritiba nos últimos anos, nas últimas décadas? O problema não é apenas trocar um técnico pelo outro...é só pesquisar quantos técnicos passaram pelo Coritiba nos últimos anos, alguns não ficaram nem 2 meses no clube! O problema ou os problemas do Coritiba vão além, muito além do "umbigo", do ego desse ou daquele dirigente! Ou o Coritiba muda por dentro e começa a se pensar não apenas em coisas que nada tem a ver com o Futebol, seja ele moderno ou não, ou continuaremos nossa "trajetória decadente" por anos e anos sucessivos, por "décadas e décadas"!
Até quando continuaremos a sermos eliminados em competições por um URT ou por um Manaus?
O Internacional ainda está se ajustando para o Brasileiro de 2020 e perdemos! O Bahia não é aquele "elenco" e só não tomamos mais gols porque alguns atacantes do clube baiano erraram feio e em alguns lances, grotescamente, senão a essa hora estaríamos comentando sobre um Bahia 3 X 0 Coritiba e não um Bahia 1 X 0 Coritiba!
A que ponto chegamos?
Vamos rezar muito para permanecermos na Série A em 2020 e que a partir de 2021, deixemos de querermos resultados imediatos! No futebol não acontecem resultados imediatos, isso é básico!
Se os "Deuses do Futebol" nos ajudarem e muito quem sabe permaneçamos na A mas o que esse Futebol de 2020 do Coritiba nos mostra é que retornaremos, infelizmente, para a "Segundona Nacional"! (e não é pessimismo e sim realismo - queria eu estar escrevendo totalmente ao contrário de tudo isso, mas por tudo que vivi no futebol, minha vivência faz com que eu escreva com a "razão" e não apenas com o "coração")
"FALTA MUITA COISA HÁ DÉCADAS"!
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)