Que o Coritiba conseguir pontuar diante do São Paulo no Morumbi, sabíamos, não seria fácil.
Que o Coritiba jogar de igual para igual com o São Paulo na capital paulista seria um sonho impossível, também sabíamos.
Que uma derrota do Coritiba na 13ª rodada do Brasileirão 2015 jogando lá com o São Paulo seria previsível, igualmente sabíamos.
Porém, inteligentemente, Ney Franco posicionou a equipe com 5 jogadores no meio de campo, com 3 volantes e 2 meias, deixando Marcos Aurélio flutuando na frente.
A coisa ia dando certo e o São Paulo não conseguia construir jogadas e chegar ao gol de Wilson.
Até que em uma jogada irregular, a arbitragem validou um gol da equipe paulista.
Depois disso, o Coxa perdeu-se no gramado. Com a pressão dos resultados do Coritiba no Brasileirão, levar um gol irregular e ele ser validado, não é fácil.
O Coritiba tentou e foi até uma altura, mas a previsão anterior ao jogo, materializou-se e o Coritiba perdeu mais uma no Brasileirão.
Perder para o São Paulo lá pode ser considerado normalíssimo. O que não é e não foi normal foi perder para Avaí, Flamengo(com 1 a menos), e empatar com o lanterna do Campeonato, Joinville e Ponte Preta em pleno Couto Pereira. Desses 12 pontos disputados dentro de casa, o Coxa perdeu 10 e marcou apenas 2. É isso que está complicando a vida do nosso Coritiba no Brasileirão. Disputar o título do Brasileirão 2015, o Coritiba não ía, sabíamos que seria uma "missão impossível", mas ninguém imaginava que em mais um ano, o Coritiba cumpriria outro calvário no Campeonato Brasileiro lutando apenas e unicamente para não cair. E desta vez, nos parece que não vai ter jeito e o caminho para a Série B Nacional está mais do que aberto.
A próxima partida do Coritiba será fundamental. Isso se o Coxa ainda quiser lutar para permanecer na Série A. É só observarmos a pontuação atual das equipes que estão ocupando posições na classificação do 14º para baixo.
14º) Figueirense 15
15º) Flamengo 13
16º) Goiás 13
17º) Santos 13
18º) Coritiba 9
19º) Vasco 9
20º) Joinville 8
O adversário da vez do Coritiba será o Figueirense. Uma derrota deixará o Coxa à 9 pontos de um dos "4" representantes catarinenses na Série A Nacional. Ainda é cedo, mas ficar muitos pontos atrás do 14º, do 15º e do 16º colocados na classificação agora, trará poucas possibilidades de recuperação no decorrer do Campeonato.
Foi cumprida a 13ª rodada e após a 14ª rodada, restarão 24 rodadas a serem desenvolvidas, mas ficar à 9 pontos de um concorrente direto, o Figueirense, na luta para sair da escuridão, é praticamente assinar o passaporte para a Segunda Divisão.
Os resultados do Coritiba contra Avaí, Flamengo, Joinville e Ponte Preta, em pleno Couto Pereira, foram desesperadores. Os resultados contra Atlético Mineiro, Internacional, Fluminense e São Paulo, foram digamos previsíveis. Tanto os resultados desesperadores como os "previsíveis", todos foram "frustrantes", mas pior ainda será perder para o Figueirense.
Na pior das piores hipóteses, um empate frente ao Figueirense, ainda manterá a busca pela permanência na Série "A" ainda acesa. Uma derrota será catastrófica para os anseios("pequenos aliás") do Coritiba no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015.
O complicativo maior para esse jogo com o Figueirense, é que a partida é "lá". O Coritiba não aproveita o "fator campo", mas algumas equipes tem se aproveitado bem disso.
Antes o Coritiba tinha apenas a pecha de "time de pijama". Agora, além de continuar ostentando o título de time de pijama, não consegue fazer valer o fato de jogar em casa.
A coisa está feia, periclitante, "frustrante", calamitosa, lastimável, triste e até "previsível".
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)