O Palmeiras, líder do Brasileirão até aqui, não é muito diferente do nosso Coritiba atual.
Escrevi no texto anterior que a parada para o Coritiba seria indigesta e alguns questionaram enquanto outros concordaram.
Mas olha que se o Coritiba tivesse jogado um pouquinho mais, o alviverde poderia ter saído com a vitória. O problema é que o Coritiba nada jogou e o Palmeiras venceu apenas por pequenos detalhes.
O Coritiba não teve ofensividade alguma, enquanto o Palmeiras entrou escalado praticamente em um 4 X 2 X 4, mas que também não deu muito certo.
Eta "Futebol Brasileiro Pobre"!
Em outros tempos, lá pelas décadas de 70 e 80 dava gosto de assistir jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol. Era um futebol leve, cheio de ginga, com tabelinhas em profusão, com lançamentos milimétricos, cruzamentos certeiros, dribles mirabolantes, etc, etc, etc...
Hoje infelizmente não vemos mais nada disso.
Perdemos a essência do futebol brasileiro. O que tínhamos de melhor foi para o ralo. Que pena.
Hoje é um tal de atleta alto, atleta forte...ah...esse tem um físico avantajado, então dá pra trabalhar o moleque que em pouco tempo ele vira profissional do futebol.
Fico muito triste com esse panorama.
A Seleção Brasileira de Futebol, por exemplo, não assusta mais nenhuma Seleção do Planeta. Antigamente os caras entravam com 10 atrás e mais o goleiro para enfrentar o Brasil. Hoje os caras vem pra cima e nós chegamos a tomar de 7 X 1 em pleno território brasileiro.
Até quando vai isso?
Não adianta querermos chorar, observando que um dos gols do Palmeiras foi irregular. Já passou, já foi. Agora é pensar e se preparar para enfrentar o fraco time do América Mineiro. O problema é que o nosso Coritiba não é também tão forte assim.
O Coritiba precisa vencer a qualquer custo o América Mineiro. O Cruzeiro, que é quem abre a ZR, está apenas 3 pontos do Coxa. Não dá para bobear. Se bobear em poucas rodadas nosso alviverde estará habitando, "de novo", a zona temida.
Fato é que o Coritiba necessita jogar o "máximo que puder" e marcar 3 pontos contra o América.
É meus amigos, a era Pelé, a era Zico, a era Romário, a era Rivaldo, Ronaldo Fenômeno, já ficou para trás...
Será que um dia o Coritiba voltará a ser aquele Coxa da década de 70? Será que um dia o Coritiba chegará a um novo título do Campeonato Brasileiro de Futebol tal e qual chegamos em 1985? Ou isso é coisa do passado? Isso já ficou para trás e nem merece ser relembrado? Temos uma linda história, uma história recheada de títulos importantes, mas a realidade é obscura. Entra ano e sai ano e lutamos tão somente para não cair no Brasileirão. E nos últimos anos somos humilhados em pleno Couto Pereira nos regionais também. Cadê aquele Coritiba que nos dava alegria em cima de alegria?
Vamos acordar. Vamos ligar no "220" e tentar remodelar nosso Clube, nosso Elenco. E não podemos esquecer de valorizarmos nossa base. Os times que conquistaram títulos importantes como o Santos de Pelé, o Flamengo de Zico e o próprio Coritiba Campeão Brasileiro de Futebol, sempre tiveram em seus elencos, vários garotos que subiram da base, integrando os mesmos.
É vencer o América Mineiro para não esquentar a cabeça com o rebaixamento daqui algumas rodadas e pronto!
"Futebol Brasileiro Pobre"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)