O Coritiba vem capengando há anos, há décadas, não consegue mais ser protagonista e passou a ser apenas um coadjuvante e um coadjuvante que fica normalmente entre os piores coadjuvantes, infelizmente. Essa é a nossa realidade nua e crua, doa a quem doer e não tem como esconder isso, não se pode jogar essa nossa situação vexatória pra debaixo do tapete.
Saudades daquele nosso tempo da década de 70 que o Coritiba sempre montava Elencos Fortíssimos que enchiam os olhos do torcedor de lágrimas, mas eram lágrimas de boas emoções vistas e vividas. Ah que saudade daquele ano em que chegamos ao pódium máximo em termos nacionais. Isso passou e hoje o torcedor vive triste, cabisbaixo, tentando se esquivar de algum modo das piadas e das gozações.
Neste final de semana acontecerá mais um clássico paranaense e válido nacionalmente, já que será jogo de Campeonato Brasileiro de Futebol. Mas fico aqui me perguntando se ainda dá pra considerar uma partida dessas, como Clássico, no clima que vivemos, no ambiente que temos, formado por derrotas, derrotas, derrotas sucessivas, insucessos ano após ano...triste, melancólico, decepcionante.
As pessoas me perguntam nas ruas, nos estádios que frequento, nos campeonatos que ainda disputo, enfim em todos os ambientes onde estou, onde vou...de quanto o Coritiba vai perder amanhâ...de quanto o Coritiba vai perder hoje...e quando o Coxa não joga, dizem, nesse final de semana o Verdão do Alto de tantas Glórias não perdeu, mas também não jogou. Chega ao ponto de imaginarmos que é melhor não jogar mesmo, pois aí não perde.
Derrotas sempre fizeram, fazem e farão parte deste esporte chamado Futebol. Mas as doses de derrotas que estamos sofrendo e já faz muito tempo, são cavalares. Jamais imaginaria, jamais imaginei que o Coritiba estacionaria o veículo verde e branco numa vaga dessas, a vaga da desolação, da desesperança, da decepção, do vexame, de vexames nacionais, mas é fato e contra fatos não existem argumentos.
Bom, amanhã tem AtleTIBA. Será que sendo essa partida de um contorno diferente, poderemos, desta vez, ter alguma esperança de vitória alviverde...
Respondendo: "realmente não sei"!
Pela lógica será mais uma derrota e vamos rezar para que não seja mais uma derrota humilhante, vexatória.
No Futebol sempre aprendi que devemos ser otimistas, acreditar e ir em busca da vitória, mas sinceramente do jeito que as coisas estão e há anos, há décadas, no Coritiba, fica difícil ser otimista, muito difícil acreditar que o Coxa possa vencer o rival na atual conjuntura.
Mas "Futebol é Futebol"! Vai que...
Dificílimo escrever tudo isso, digitar essas linhas, eu que comecei nas categorias de base do nosso amado Coritiba, cheguei em 1977 e fiquei até 1985 no nosso Coxa, reluto e de montão em traçar a verdadeira realidade do Coritiba Foot Ball Club, a verdade nua e crua, a realidade nua e crua, mas não dá pra digitar só com emoção, existe a "Razão"!
Futebol é Futebol e em caso de derrota do Coritiba neste final de semana, nada de agir como animais, de quebrar o estádio e cometer atos de vandalismo. Claro que fazendo isso as coisas só vão piorar.
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)