Muito provavelmente teremos na Segundona Nacional 2019, 4(quatro) clubes paranaenses: Coritiba, Londrina, Paraná Clube e Operário Ferroviário Esporte Clube(que já há alguns anos vem crescendo, tendo sido Campeão Paranaense em 2015 e recentemente, fato inédito no Brasil, Campeão Brasileiro da Série C e Campeão Brasileiro da Série D em sequência).
Desses 4 dá pra dizer que a grata surpresa e boa é o Operário de Ponta Grossa, porque os outros 3, dá pra colocar no mesmo saco e obviamente que esse saco já está furado há alguns anos.
O Coritiba, anos seguidos vinha flertando com a Série B, até que mais uma vez conseguiu integrar a Segundona Nacional. E olha que em pouco mais de 1 década já é a terceira vez que o Coxa disputa o nível 2 do futebol brasileiro.
O Paraná Clube ficou 1 década na Série B e conseguiu retornar à Série A. Mas o fiasco que vem fazendo na Série A não compensou ao Paraná ter conseguido o acesso. O Paraná Clube vem batendo todos os record, só que o record nas questões negativas. E o Paraná Clube já é o 1º rebaixado em 2018!
O Londrina apresenta um atleta que vem se destacando e que se chama Dagoberto. Dagoberto tem 13 gols na competição, aliás possui 1 gol a mais do que todos os jogadores do Paraná Clube fizeram, até aqui, na Série A nesse 2018, ou seja, apenas 12 gols. O Londrina de vez em quando ganha na Série B e traz a impressão de que poderia efetivamente brigar pelo acesso, mas em seguida decepciona e volta a realidade nua e crua de que não pode e não poderá brigar pelo acesso em função de uma série de coisas, sendo uma delas, a falta de possuir em seu elenco mais uns 3 ou 4 atletas com alguma qualidade.
A coisa está feia e o "futebol paranaense vai de mal a pior"!
O Ceará, que muitos não acreditavam que poderia reagir na Série A 2018, vem reagindo. Hoje enfiou 2 X 0 no Cruzeiro em pleno Mineirão e é o atual 14º na competição. Com o Ceará mantendo-se na Série A,o que é muito provável que irá acontecer em função da bonita reação, e com o Fortaleza subindo, sendo atualmente líder absoluto no nível 2 do futebol brasileiro, o estado cearense terá, no próximo ano, 2 representantes na Série A, enquanto o estado do Paraná, terá apenas um único representante na Elite do futebol brasileiro. Que decadência do futebol do Paraná...
E nessa decadência do futebol paranaense, o Coritiba decepciona ano após ano e quando se imagina que não tem como a coisa piorar para o alviverde paranaense, a coisa piora sim, muito mais ainda. Uma pena! Lastimável!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)