As Glórias no passado devem e até "precisam" ser comemoradas. Títulos como "Torneio do Povo" conquistado em 1973(já lá se vão 45 anos) e o Campeonato Brasileiro de Futebol em 1985 contra tudo e contra todos, que poucos acreditavam que pudesse ocorrer(e já lá se vão 33 anos), são ícones na história do Coritiba!
Os torcedores mais antigos do Coritiba sabem e muito o que significaram, o que significam e o que sempre significarão os títulos do "Torneio do Povo" e o "Brasileiro de 1985".
Ocorre que não se deve e não se pode viver apenas do passado!
De 2004, 2005 pra cá(14, 15 anos), o Coritiba já foi rebaixado para a Segunda Divisão Nacional 3 vezes!
Em 2013, 2014, 2015 e 2016 o Coritiba flertou com a Série B em todas as ocasiões até que o fato se materializasse mais uma vez em 2017.
Esses anos todos, e já estendendo um pouco mais, digamos de 1990 pra cá, o Coritiba despencou ano a ano, degraus e degraus, na escala maior do futebol brasileiro.
Após a conquista do Brasileiro, o Coritiba começou a ser olhado diferente no cenário nacional e mais respeitado, porém da década de 90 pra cá, infelizmente ninguém respeita mais o Coritiba e clubes como Parnahyba, Prudentópolis e outros tantos mais(com todo respeito aos clubes e seus torcedores) não se acanham diante do alviverde paranaense.
E os muitíssimos resultados negativos nas mais diferentes partidas e nos mais variados campeonatos de nível nacional o Coritiba vem decepcionando seu torcedor e em algumas vezes sendo "chacota" em nosso território.
E infelizmente o panorama que vem se desenhando em 2018 não é dos melhores.
O Coritiba já está na final do Campeonato Paranaense desse ano, mas esse é um campeonato doméstico. O Coxa foi desclassificado pelo Goiás na Copa do Brasil, aliás um dos 19 adversários na Segundona Nacional em 2018.
Claro que o Coxa precisa lutar para conquistar o regional esse ano, porém o foco principal, o objetivo primordial do Coritiba em 2018 é ficar entre os 4 primeiros na Série B.
Para lutar efetivamente pela volta do Coritiba à Série A, será premente, será necessário, será obrigatório ter um "elenco" e infelizmente até o momento não possuímos esse elenco.
Na realidade hoje, mesmo já estando na final do Paranaense, o Coritiba ainda não tem sequer um time. Analisando friamente temos um goleiro e mais uns 4 jogadores com reais condições de envergar a camisa coxa-branca.
O tempo está passando e estamos há pouco mais de 3 semanas do início da Série B e as projeções não são nada animadoras.
A história recente do Coritiba, digamos nas 3 últimas décadas, manchou a história construída pelo alviverde paranaense nas décadas de 70 e 80, aliás construída com muitas dificuldades, com enormes sacrifícios.
Já passou da hora do Coritiba se solidificar, se reestruturar e efetivamente pelo menos ter alguma chance de brigar pelas primeiras posições na Tábua de Classificação dos Campeonatos Brasileiros de Futebol e estamos falando de Série "A" e não de Série B. É hora de lutar e muito para voltar à Série A e depois desenvolver um bom trabalho dentro e fora do campo para reconquistarmos o respeito que tínhamos nacionalmente e infelizmente perdemos!
"Glórias no passado e manchas sucessivas nas últimas décadas"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)