O Guarani foi o único time do "interior"(de todo Brasil) que conseguiu sagrar-se Campeão Brasileiro de Futebol.
Lembro bem daquele "elenco" Campeão Brasileiro de Futebol do Guarani. Vejam que citei "elenco" e não "time". Não se é Campeão Brasileiro apenas com um time, se faz necessário ter efetivamente um "elenco".
Escrevi que lembro bem daquele elenco porque conheci de perto alguns dos jogadores que fizeram parte dele. Só para citar alguns dentre os que conheci e bem de perto: Ariovaldo e Capitão, os quais joguei contra quando eles atuaram no nosso rival, Bozó que tive o prazer de atuar junto no Coritiba.
Dá para escrever algo ruim de Zenon, Careca, Renato, por exemplo? O Guarani foi Campeão Brasileiro de Futebol com todo merecimento e porque tinha, na época, um grande elenco.
E o que é o Guarani hoje?
Além de ter perdido o seu Estádio, encontra-se na terceira divisão nacional e com poucas possibilidades de passar a integrar a segunda divisão nacional nos próximos anos.
Estou expondo alguma coisa sobre o Guarani em função de estar muitíssimo preocupado com a situação atual e futura do nosso querido Coritiba.
Muitos, mas muitos mesmo, criticaram Vilson Ribeiro de Andrade e hoje ele não faz mais parte da cúpula diretiva do nosso Coritiba. Tivemos em nossa história grandes Presidentes e diretores que sabiam como lidar com as coisas do lado externo das quatro linhas, mas que possuem ligação quase que direta com as coisas que acontecem, aconteceram ou acontecerão no gramado.
Vilson Ribeiro de Andrade, lógico, não acertou sempre, teve falhas sim, mas procurava, enquanto fez a Gestão do Coritiba Foot Ball Club, conduzir as coisas. Não estou defendendo VRA, mas na época dele, o Coxa chegou em duas decisões da Copa do Brasil. O Coritiba não ganhou é verdade, mas participou de duas finais da Copa do Brasil consecutivamente. Final é final e tudo pode acontecer. Essa é uma máxima do futebol. O Coritiba disputou o Brasileirão, nos últimos anos, com VRA na Presidência, brigando sempre para não cair, mas não caiu e é bom lembrar que o Coxa após ter frequentado a Série B Nacional, voltou à Série A sob a batuta de VRA.
Fato é que fosse quem fosse oposição nas últimas eleições do Coritiba, venceria as mesmas, mais pela não concordância da grande maioria com a continuidade de VRA no comando alviverde, do que pelas reais condições que essa ou aquela oposição teria de fato e de direito.
Pois bem, foi o que aconteceu. Chegou ao pódium "Maior" do Coritiba o grupo identificado como G 5. Só que hoje o G 5 transformou-se em G 3, G 2 e pode ainda transformar-se em G 1. Isso aconteceu em pouquíssimos meses.
O Coritiba está na ZR. É o 18º colocado na competição e pouca gente acredita que o Coxa consiga se manter na Série A Nacional em 2015. Tem gente dizendo que em 2016 é líquido e certo que acontecerá o clássico Paraná X Coritiba em competição nacional.
O Setor Pró-Tork foi inaugurado ainda na Gestão de VRA. Hoje o Setor Pró-Tork que era para ser um "must" no e do Estádio Major Antônio Couto Pereira aparece semi vazio quando dos espetáculos futebolísticos.
Não quero que aconteça uma Guaranização do nosso Coritiba. Tomara o Coxa ainda encontre forças para reagir no Brasileirão e pelo menos permaneça na Série A. Terá o Coritiba forças para se manter na Série A? Isso somente saberemos com o tempo, mas não tenho dúvida nenhuma de que esse próximo jogo do Coritiba frente ao Figueirense na Ilha da Magia é super híper mega importante para as pretensões alviverdes no Campeonato.
Sei que receberei centenas, milhares de saraivadas por conta do que escrevi considerando a Gestão de VRA no Coritiba, mas com ele o Coxa voltou da "B" para a "A" e manteve-se nela.
O Coritiba é maior, muito maior do que eu, do que você, do que o VRA ou do que o atual Presidente Bacelar.
Como alviverde nato, desde os meus 5 anos de idade, tendo a honra de ter integrado as categorias de base do Coritiba sendo Tri-Campeão nela e depois, tendo a oportunidade de integrar o elenco profissional de futebol do Coritiba Foot Ball Club e tendo feito parte do elenco Campeão Brasileiro de Futebol do nosso querido e glorioso Coxa em 1985, acho que posso externar o meu ponto de vista.
Ninguém é obrigado a concordar comigo, cada um deve e pode perfeitamente discordar do meu ponto de vista, mas como escrevi, o Coritiba é muito "MAIOR", bem "MAIOR", infinitamente "MAIOR" do que eu ou do que você ou do que qualquer outro. O Coritiba abriga a paixão de milhares de pessoas e é sim Grande, é sim "Maior", mas algumas coisas(ou seriam muitas coisas?) estão erradas no nosso Coritiba.
Desculpe ou desculpem-me a minha franqueza, mas em se tratando de Coritiba não consigo guardar o que sinto dentro do meu peito.
Não vamos deixar, não vamos permitir que se materialize uma Guaranização no ou do nosso Coritiba, com todo respeito ao Guarani, Grande Campeão Brasileiro de Futebol de 1978, o único Campeão Brasileiro do interior(do Brasil).
Não sou contra Bacelar, não sou contra Macias, não sou contra Pedroso, Medina ou quem quer que seja, mas sou "a favor e muito" do Coritiba.
Muita gente criticou Marcelo Oliveira, por exemplo, quando ele foi técnico do nosso Coritiba. Marcelo Oliveira saiu, ou saíram com ele, e foi para o Cruzeiro. Marcelo foi e "é" Bi-Campeão Brasileiro de Futebol e agora está no Palmeiras. O Palmeiras parece começar a dar os primeiros passos rumo a ter um elenco forte.
Não sou contra nenhum alviverde, seja ele torcedor, seja ele atleta, seja ele técnico, seja ele Preparador Físico, seja ele Médico, seja ele Diretor, Supervisor, funcionário,Gerente ou Presidente. Sou "a favor" do Coritiba e quero, como você, um Coritiba realmente Forte, um Coritiba Grande, um Coritiba "Maior"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)