A próxima partida do Coritiba no Brasileirão 2015 é e será de suma importância!
Aliás, daqui para frente, pelo andar da carruagem, cada jogo terá importância transcendental!
O adversário da vez será o Cruzeiro. O clube alviceleste é o atual Bi-Campeão Brasileiro de Futebol e nunca foi um adversário fácil de ser batido e não o será agora obviamente.
O jogo é lá e assim o clube de Minas Gerais terá apoio maciço de sua torcida. Para quem calou 67.000 pessoas no Mané Garrincha dia desses, esse não deverá ser o principal problema do Coritiba frente ao Cruzeiro.
Talvez o problema alviverde venha a ser outro: as mudanças em massa que o técnico Ney Franco terá que forçosamente fazer na equipe.
Do meio de campo para frente serão 5 modificações em relação ao time que entrou jogando e venceu bem o nosso rival na última rodada.
Henrique Almeida e Negueba, suspensos em função do amarelo e mais Lúcio Flávio pelo cartão vermelho recebido no atleTIBA não poderão enfrentar o Cruzeiro. Além desses 3 atletas suspensos, Ney Franco não poderá contar com Kleber e Alan Santos em virtude de encontrarem-se lesionados.
Obviamente que essas 5 mudanças forçadas irão mexer na estrutura da equipe e até no modo de jogar que o Coritiba vinha adotando.
Afirmar que o Coxa não sentirá essas modificações em massa seria algo totalmente fora do que reza a cartilha do futebol. Independentemente de quem entrar, o Coritiba sentirá e muito essas mudanças no time em profusão.
Quando você é obrigado a mudar 1 ou até 2 atletas na equipe que vem atuando, o impacto é menor, mas 5 modificações no "11", de uma só vez, acabam sim causando estragos significativos no geral.
O que pode minimizar um pouco esse impacto negativo é quem entrar se sair bem, desenvolver algo dentro das quatro linhas que supere a grande tendência de queda de rendimento da equipe, em função da boa atuação dos substitutos dos atletas lesionados e suspensos.
"A importância de se ter um elenco equilibrado", principalmente em um Campeonato Brasileiro que é extenso, com 38 rodadas a serem cumpridas, é inquestionável.
Os clubes que possuem esse "elenco equilibrado", com certeza, com o passar das rodadas, acabam suplantando os demais competidores que não possuem esses elencos tão equilibrados assim.
Agora que o Coritiba vinha engrenando no Brasileirão, vencendo em rodadas sequenciais, sofre essa baixa em massa e perde para o confronto frente ao Cruzeiro nada mais nada menos do que 5(cinco) atletas de uma só vez.
Só nos resta rezar para que os 5 substitutos que entrarem tenham uma boa atuação.
O quebra cabeça para Ney Franco montar está aí e ele vai ter que se virar com o que tem em mãos.
Mais uma vez a palavra "superação" terá que entrar em campo para que o Coritiba possa novamente pontuar no Brasileirão nessa próxima rodada.
Avante Coxa!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)