O Coritiba que caiu pela 3ª vez para a Série B em pouco mais de 1 década, já não possui mais o respeito que possuía nas décadas de 70 e 80. Infelizmente é o que vemos, o que presenciamos no contexto futebolístico nacional atual. Viver "só" do passado realmente não dá. Comemorar conquistas expressivas, claro faz bem ao ego, e até por reconhecimento, isso é bom, mas viver apenas das conquistas do passado, ninguém merece.
A expressão "golfinho", que alguns torcedores rivais colocaram como norma nas gozações, nos chateia, mas se formos analisar o que vem acontecendo com o Coritiba nos últimos anos, nas últimas décadas, não dá para discordarmos.
Durante muitos anos consecutivos, após a segunda queda para a Série B, vínhamos passando sempre raspando pela zona da escuridão, até que em 2017 o fato se materializou mais uma vez e agora nos encontramos de novo na Segundona Nacional.
Nossa camisa ainda tem peso, ainda tem tradição, mesmo que não tenhamos mais o mesmo respeito que, depois de muita dedicação, muito esforço, conquistamos em "1985", mas é bom lembrar que só a camisa não joga. A camisa Coxa pela tradição, pelo peso, pela história, pode ajudar, agora só ela também não irá resolver.
Quem veste a camisa Coxa precisa conhecer as conquistas nacionais do Coritiba e quem sabe conhecendo, possa entender realmente "um pouco" do que foi, e o que é a história do Coritiba Foot Ball Club!
Os caras tem que entrar no gramado com "sangue nos olhos", tem que entrar com "muita raça" nas quatro linhas!
Só que apenas com "sangue nos olhos", com "raça", também não é suficiente. É preciso sim entrar com "sangue nos olhos", com "raça", mas tem que ter sempre um "algo mais", senão a coisa não vai.
E a minha preocupação reside nisso.
Quando começo ver estreias forçadas como a do Leandro Silva, fico preocupado. Não que Leandro Silva não tivesse condições de estrear, mas isso mostra que os demais atletas da posição não transmitem confiança à Comissão Técnica atual.
Quando começo ver que as improvisações passam a ser normalidade na composição da equipe também fico preocupado. Aí me refiro a questão da lateral esquerda.
Interessante que as 2 ocorrências que citei referem-se às 2 laterais.
É o que sempre escrevo, em um Campeonato Brasileiro de Futebol, necessário se faz que se tenha um elenco com "certa qualidade". Seja esse Brasileiro de Série A ou de Série B, sem elenco não se chega a lugar algum.
Tomara que o Coritiba se supere. Tomara que a camisa do Coritiba possa ter influência nos resultados. Claro que a camisa somente poderá ter alguma influência nos resultados, se existir aquele "algo mais" que citei no texto.
Boa Sorte Coritiba! Avante Coxa! O resultado positivo do Coxa frente ao Brasil de Pelotas precisa acontecer. E esse resultado somente poderá ser considerado um resultado positivo, caso aconteça uma vitória alviverde.
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)