A última rodada do Brasileirão 2016, além de definir qual será o último rebaixado, vai decidir também quais serão os clubes que participarão da Sul-Americana em 2017.
Após muito sufoco, mais uma vez(ano após ano), o Coritiba conseguiu se safar da Segunda Divisão Nacional.
O Coritiba é um dos elencos que briga por vaga na Sul-Americana e começa a última volta do Campeonato Brasileiro de Futebol dentro da "SULA".
O Coxa depende única e exclusivamente das suas próprias forças para permanecer no bloco de clubes que disputarão a Sul-Americana.
E o Verdão vai atuar diante da Ponte Preta em território alheio, com um time alternativo.
Por um lado é bom, pois vários atletas que não vinham sendo aproveitados, terão a chance de mostrar o potencial que possuem e se mostrarem algo interessante poderão figurar no elenco coxa-branca de 2017.
Já, por outro lado, sabemos que uma das coisas que pode dar um bom poderio à equipe é o entrosamento. Pelo que apurei alguns atletas poderão até fazer a partida de estreia no profissionalismo. Como muitos dos atletas que iniciarão a partida e até alguns que ficarão à disposição no banco de reservas, nunca atuaram juntos em um jogo oficial, o entrosamento, obviamente que ficará prejudicado.
Sabe-se que a Macaca também fará uso nesse Ponte Preta X Coritiba, de um time alternativo. Assim, ambas as equipes terão um panorama bem parecido no quesito escalação.
A importância desse jogo é inquestionável. O Coritiba resolveu adiantar as férias de muitos atletas que fazem parte do elenco atual
e assim acaba dando uma impressão de não estar muito preocupado com a questão disputar ou não a Sul-Americana em 2017.
Não tenho acompanhado o dia a dia alviverde nos últimos dias, mas não sei se essa decisão de liberar atletas para as férias de maneira bem adiantada é o mais correto nesse momento.
Independente disso, o Coritiba precisa vencer a Macaca lá no reduto deles para ter direito a continuar com a vaga na Sul-Americana, que por enquanto, antes da bola rolar, é do Verdão.
Nossa torcida é para que o Coritiba se despeça do Brasileirão 2016 com uma grande vitória diante da Ponte Preta.
Como o Coritiba não irá disputar o Campeonato da Primeira Liga e já não terá acesso ao montante financeiro que lhe caberia caso disputasse o respectivo torneio, ficar fora da Sul-Americana pode significar um aporte ainda menor no transcurso de 2017.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)