Com os míseros 28 pontos conquistados no 1º turno da Série B, o Coritiba se quiser subir, terá que marcar no mínimo 35 pontos dos 57 que tem a disputar.
A continuar na toada do 1º turno, pode até que o número de pontos necessários para o acesso, seja menor que os 63 pontos projetados na totalização quando se pensa em 4ª colocação da Série B em 2018.
Existem os confrontos diretos entre os clubes do 1º Pelotão. No caso, até que aconteçam 4 ou 5 rodadas do 2º turno, os 10 clubes localizados na primeira página da classificação, ao meu ver, ainda possuem chances de brigar pelo acesso. Aí se continuar no mesmo diapasão em que a Segundona Nacional vem sendo disputada, pode que o 4º colocado seja aquele clube que venha a marcar 60 pontos lá no final. Isso é apenas uma suposição, uma projeção.
Mas, normalmente, em Campeonatos disputados por pontos corridos vários clubes apresentam oscilações no decorrer do mesmo. Nesse caso, pode que algumas equipes venham a oscilar nesse 2º turno e não tenham o mesmo desempenho do 1º turno. Equpes, por exemplo, que terminaram na 2ª, 3ª e 4ª colocação, podem acabar em 7º, 8º, 9º ou até 10º lugar.
No futebol nada é definitivo, e estamos fazendo apenas uma projeção, são suposições apenas e nada mais que isso.
Então vamos supor que muitos clubes não oscilem assim como normalmente aconteceu até hoje em campeonatos por pontos corridos.
Aí na frieza dos números, na questão de cálculos matemáticos e estatísticos, o 4º colocado terá sim que fazer pelo menos 63 pontos.
Como o Coritiba deixou escapar pelo vão dos dedos, mesmo não jogando aquele futebol que o torcedor quer, preciosíssimos pontos, como contra o CSA quando vencia, fora de casa, o representante alagoano por 2 X 0, o São Bento, em casa, quando também abriu 2 gols de vantagem sobre um dos representantes do interior de São Paulo(só não perdeu porque a arbitragem deu uma ajuda e tanto), ou quando cedeu o empate contra o Figueirense em pleno Couto Pereira e por aí vai. Só nessas 3 partidas citadas, o Coritiba deixou de marcar, na tábua de classificação, 6 pontos.
Esses 6 pontos desperdiçados, se conseguidos fossem, colocariam o alviverde paranaense na 2ª colocação da Segundona Nacional 2018, ao final do 1º turno.
Como não tem mais volta, o Coritiba hoje é o 9º colocado da competição e entre aqueles 10 que citei que ainda nutrem o desejo de brigar pelo acesso, o Coxa é o penúltimo nessa lista.
Nesse 2º turno, o Coxa terá que vencer 10 partidas e empatar 5 se quiser subir, na frieza dos números. Ou seja, o Coritiba das 19 partidas que tem a realizar pode não marcar pontos apenas em 4 jogos. Considerando o que o Coritiba vem desenvolvendo no gramado, um futebol pobre, marcar os 35 pontos necessários para subir, segundo projeções, não será tarefa fácil e simples. Ao contrário disso, será uma tarefa árdua e dificílima.
Vamos torcer para que as oscilações no desempenho dos clubes aconteçam nessa 2ª volta da competição e que o Coritiba possa então crescer na competição, apresentando um futebol com um pouco mais de qualidade, bem diferente do que todos vimos no ciclo inicial da "B".
O único clube que acumulou uma certa gordura, no 1º turno de verdade, foi o Fortaleza e por isso é o líder da Segundona Nacional 2018. Dificilmente o Fortaleza não estará pelo menos entre os 4 primeiros ao final da Série B. Assim, seguindo este raciocínio, 9 clubes disputarão 3 vagas, com o CSA tendo algumas cabeças de vantagem sobre os demais.
Na frieza dos números, para o Coritiba voltar à Série A, serão necessários "mais 35 pontos"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)