Seguidos anos, repetidas vezes, de modo consecutivo, em incessantes ocasiões, o Coritiba vem decepcionando nas quatro linhas e não vem sendo aquele Coritiba de outrora, aquele Coxa que quando entrava no gramado, era respeitadíssimo por outras equipes, por outros torcedores, por outros clubes, por técnicos de times adversários, por atletas de outras agremiações e muitos clubes até temiam enfrentar o alviverde paranaense e se pudessem evitar o confronto, evitavam.
Hoje infelizmente e já há muitos e muitos anos, não é mais assim. Equipes inexpressivas(com todo respeito às demais agremiações e seus torcedores) vem dentro do Couto Pereira e ditam o ritmo de jogo e muitas vezes humilham o Coritiba em pleno Alto da Glória. Ninguém mais respeita o Coritiba! Vivemos de passado. Aliás vivemos do título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985 e do longínquo título do Torneio do Povo em 1973. Claro, óbvio que esses 2 títulos precisam e muito serem valorizados e muito mais ainda o Brasileiro, quando o Coxa enfrentou diversos clubes. O Torneio do Povo, claro, precisa ser reverenciado e reconhecido, mas todos sabemos que as dificuldades, os obstáculos e os desafios enfrentados em 85 foram mais rechonchudos. Jogar contra Muller, Careca, Renato, Silas, Sidney, Oscar, Dario Pereira, Roberto Dinamite, Romário debutando no profissional, Geovani, Luisinho, Reinaldo, Adílio, Andrade, Gilmar, Casagrande e muitos outros ícones do futebol brasileiro naquela época e conquistar o caneco nacional não foi, não é e não será sempre que vai acontecer. Mas não dá mais para ficarmos vivendo de memória, de conquistas passadas. Já lá se vão quase 34 anos da nossa conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985. De lá pra cá o que efetivamente ganhamos? De lá pra cá o que conquistamos?
Ser mero participante, ser apenas coadjuvante já é difícil, mas pior do que isso é ano após ano brigar para tão somente não cair para a Segundona Nacional. É o que vem acontecendo! Em pouco mais de apenas 1 década já caímos 3 vezes para a Série B Nacional e nos encontramos na Segundona(em 2018 com todas as facilidades para o Coritiba retornar para a Série "A", isso não aconteceu, e o "Fortaleza e o CSA e mais outros 2 clubes agradeceram e muito a fragilidade do alviverde Paranaense)! E quando não caímos, ficamos ali raspando, em 15º em 16º lugar no Brasileiro. Que coisa! Que Tristeza! Que lástima! Muito feio um clube que chegou a sagrar-se Campeão Brasileiro de Futebol quando disputavam esse campeonato os melhores jogadores do Brasil, se encontrar nessa condição irritante e vexatória, sem perspectivas. Hoje os jogadores brasileiros que se destacam um pouco, por aqui(antes não era assim) nem disputam o Brasileiro, vão disputar Campeonatos Italianos, Alemães, Espanhóis e outros mais, e mesmo assim o Coritiba não consegue ficar nem entre os 10 primeiros e fica entre os 4 últimos. É realmente muito triste isso. É simplesmente revoltante!
Aí, vamos analisar juntos a coisa. Quantos técnicos nos últimos 6 ou 7 anos permaneceram no Coritiba?
Nesses últimos 6 ou 7 anos, pra não ir mais longe um pouco(2011 e 2012 o Coxa ainda chegou na final de uma Copa do Brasil e hoje é eliminado da mesma Copa do Brasil no 1º jogo), quando tivemos efetivamente um bom elenco?
Da Era Bacellar para Era Samir o que tivemos de bom em termos de resultado nas quatro linhas? Isso para não irmos um pouco mais longe...
Quantos técnicos passaram pelo Coritiba nessas duas últimas eras que citei? Uma era que já se encerrou e outra que está em transcurso...
Será que o problema, ou será que "todos os problemas" do nosso Coritiba estão no técnico, está efetivamente enraizado, localizado na Comissão Técnica ou nas Comissões Técnicas do Coritiba?
Entra técnico e sai técnico, entra Comissão Técnica e sai Comissão Técnica, entra Diretor de Futebol e sai Diretor de Futebol, entra Gerente de Futebol e sai Gerente de Futebol e nada muda, ou melhor, muda sim, mas muda sempre para pior. Nada é tão ruim que não possa piorar, já escutaram, já viram, já leram esse ditado?
Onde efetivamente está o problema do Coritiba? Onde estão realmente localizados os problemas do Coritiba Foot Ball Club na atualidade e nos últimos anos(longos anos, diga-se de passagem...)?
Talvez alguns dos muitos, dos vários técnicos, das muitas, das várias Comissões Técnicas que passaram pelo Coritiba nesses últimos anos(longos anos por sinal...), alguns, algumas, não tinham realmente condições de comandar o Coxa nas quatro linhas. Mas será que nenhum dos técnicos, nenhuma das Comissões Técnicas que passaram pelo alviverde paranaense não tinha, não tinham, as mínimas condições de comandar efetivamente o futebol do Coritiba no gramado, nas quatro linhas naquilo que se refere à treinamentos, à jogos, concentrações, viagens, "vestiário"(que é um dos vértices mais importantes)?
Olha, vejam, já foi trocado muita coisa no Coritiba! O que realmente precisa trocar? O que realmente, de verdade precisa ser modificado?
Argel veio no final de 2018 com a esfinge de tentar buscar uma classificação para a Série A, não conseguiu. Continuou, iniciou o ano, foi o técnico que comandou a Pré-Temporada, colocou o Coxa nas semifinais desse Paranaense que é de um nível baixíssimo e depois do alviverde ter sido eliminado na 1ª volta, no 1º jogo, na 1ª rodada da Copa do Brasil de 2019 foi demitido. Mas e quantos técnicos já foram demitidos na Era Bacellar e quantos técnicos foram convidados a pegar o boné na Era Samir?
Ao meu ver o problema, ou "os problemas", não está, não "estão" no técnico, na Comissão Técnica, nos "técnicos" ou nas "Comissões Técnicas"!
Ou o Coritiba passa de cabo a rabo por uma revolução, ou a não existência de uma revolução no Coritiba, fundado em 1909, prestes a completar 110 anos de existência, pode vir, com o passar de mais anos, ocasionar o "fim real" do nosso Coritiba Foot Ball Club!
Como pode o Coritiba, que um dia sagrou-se "CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL"(ninguém imagina que ser Campeão Brasileiro de Futebol é algo fácil e simples né), estar passando por uma fase negra, ruim, péssima, triste, revoltante e sei lá o que mais, e esta fase não acabar nunca, não ter fim?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)