Quem analisar friamente o que aconteceu e o que vem ocorrendo no Campeonato Brasileiro de Futebol com o Coritiba, vai, com certeza, afirmar categoricamente que o nosso querido e glorioso alviverde do Alto de tantas e tantas Glórias já está com dois pés, o corpo e o tronco na Série B. Mas, o Coritiba ainda tem a cabeça fora da água e respira por aparelhos.
Essa cabeça fora da água e esse respirar por aparelhos aparece apenas nas contas matemáticas, nos cálculos.
Na frieza dos cálculos matemáticos, nos números, o Coritiba ainda nutre chances de se safar da Série B, porém se olharmos a produtividade do nosso time, do nosso elenco, não tem como acreditar em uma ressurreição, em um ressurgimento do Coritiba no Brasileirão 2015.
No futebol jamais pode-se, enquanto existe esperança, se jogar a toalha. Mas que a coisa está difícil está, e acreditar que o nosso Coritiba pode ainda apresentar algumas modificações contundentes na continuidade do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2015 e fazer 33 pontos dos 63 pontos que restam a serem disputados, é praticamente esperar por milagres e vários milagres.
"Milagres acontecem no futebol"!
Para sair da "ZR" o Coritiba precisa vencer 3 jogos e torcer para que os times que estão à frente na tábua de classificação e principalmente o 16º colocado, por exemplo, percam 3 partidas seguidas. Praticamente impossível isso acontecer. Sendo assim, o Coxa ficará ainda por longas rodadas na "ZR".
A única chance é o Coritiba ir sobrepujando adversários seguidamente para que possa chegar lá na 38ª rodada com condições de ainda brigar para se safar da Série B.
Do jeito que a coisa está e pelo andar da carruagem, o Coritiba pode cair para a Série B, inclusive matematicamente, com 7, 8, 9 ou até 10 rodadas antes da finalização do Brasileirão 2015. Isso só não vai ocorrer se daqui para frente o Coritiba fizer campanha de "Campeão".
Mais uma vez, muito provavelmente, frente ao Palmeiras, próximo adversário, o Coritiba vai entrar em campo com um "11" diferente, o que aliás vem ocorrendo, desde a primeira rodada do Brasileirão 2015. Quando foi que o Coritiba repetiu o mesmo "11" de uma rodada para outra no Campeonato Brasileiro em 2015?
Sabemos de antemão que para se tentar ter realmente um "time" no futebol, é preciso ter entrosamento/conjunto. Jogando partidas em sequência, sucessivas vezes, sempre com um "11" diferente, jamais uma equipe, terá nas quatro linhas, entrosamento/conjunto!
O horizonte do Coritiba Foot Ball Club no Brasileirão 2015 não nos mostra sequer dúvidas. Ao contrário de dúvidas, temos na nossa cabeça, com o rendimento apresentado pelo Coritiba até aqui, mais certeza do que dúvidas. A certeza do rebaixamento só não está encrustrado em nosso íntimo porque nossa alma é verde e branca, mas analisando, ou procurando analisar com a razão e com certa frieza, sabemos e bem o que nos espera.
"Milagres acontecem no futebol"!
Só nos resta torcer e rezar para que esses milagres que de vez em quando acontecem no futebol, apareçam a partir de agora no Coritiba.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)