O Coritiba fez e vem fazendo um Brasileiro simplesmente vexatório, vergonhoso em todos os sentidos e foi(ou está sendo) rebaixado merecidamente, com total e ampla justiça!
Ninguém possui argumento algum para justificar a "NOVA" queda para a Segundona Nacional. Ou será que alguém tem em algum bolso, em um papel amassado, algo que possa justificar os vexames do Coritiba no campo de jogo nos últimos anos, com desclassificações na Copa do Brasil e em outras competições ocorridas diante de clubes que muitos de nós nunca tínhamos ouvido falar que existiam, e nas sucessivas participações vergonhosas do Coritiba nos últimos Brasileiros? (Acredito que não, mas se alguém tiver, encontrar alguma justificativa plausível para esses vexames, para as vergonhas do nosso amado Coxa nas quatro linhas, nos últimos anos, fique à vontade)
Nosso Elenco Atual é Fraquíssimo, fede de ruim e é bom que se diga também que os elencos dos últimos anos montados pelo Coritiba, foram todos fracos. Subimos para a A nessa última vez, aos trancos e barrancos e com uma grande dose de sorte.
Sinceramente, jamais imaginei que o Coritiba Foot Ball Club chegasse em uma condição dessas!
O que fazer para tentar, para buscar reerguer o Coritiba?
O que realizar para reinventar o Coritiba e podermos ter, nas quatro linhas, um Coritiba Protagonista e não um Coritiba apenas coadjuvante de décima categoria, como vem sendo nos últimos anos?
Essas são perguntas, indagações, que precisam ser feitas e as respostas tem que ser encontradas o quanto antes, se possível, pra ontem. As respostas necessitam ser encontradas e os Projetos precisam urgentemente passar da teoria para a prática, do papel para a "realização" e já! (Não dá pra ficar esperando um novo bonde, um novo trem, um novo calhambeque passar...)
Vivemos outros tempos, estamos no século XXI, no 3º Milênio e a impressão que temos é de que o Coritiba chegou em 1985, estacionou a charrete em 1986 e de lá pra cá faltou pasto para os cavalos puxarem a coisa.
Já lá se vão quase 36 anos sem que o Coritiba sequer conquiste um único título de expressão! Já lá se vão mais de 3 décadas e meia sem que possamos comemorar algum título de cunho nacional!
O que fizeram com o nosso Coritiba?
Pobre Coritiba Foot Ball Club!
História temos e muita, conquistas expressivas possuímos, mas apenas no passado!
Fato é que o Brasileirão da Pandemia acabou para o Coritiba e diga-se de passagem, muito mal, de forma vexatória, vergonhosa e de um modo muito triste!
Como o Coritiba vai apenas cumprir tabela, penso eu que é preciso ir vendo quem tem condições de envergar a camisa do Coritiba de verdade(e não de mentirinha como temos visto, presenciado, nesses últimos longos anos), com vistas a um possível retorno do nosso alviverde para a Série A!
O negócio é colocar um time e um banco nos 4 jogos que restam apenas de garotos. Com certeza, vontade(algo que faltou e muito a muitos de nossos atletas nesse Brasileiro) não vai faltar pra garotada.
Quem são os meninos do sub 17, do sub 20 que estão se destacando?
Faz uma seleção do sub 17 e do sub 20 do Coritiba e coloca essa meninada para atuarem nas 4 derradeiras partidas do Brasileiro e pronto.
E aí já vai vendo quem desses meninos possui potencial para integrar o elenco coxa branca que disputará a próxima Série B.
E na sequência, no Paranaense, faz uma mescla dos novos contratados com os meninos que demonstrarem condições nessas 4 últimas partidas do Brasileiro.
Não temos muito tempo e a Série B logo começa, com observação de que a Segundona Nacional nessa próxima edição vai ter mais clube brigando pra subir. A Série B de 2021 será uma espécie de mini Série A. Assim, quem tiver elenco vai subir e quem não tiver vai continuar na B e alguns, conforme regulamento da competição, rumarão para a C, como aconteceu com um co-irmão nosso nessa última edição da Segundona.
Sou bem prático e se algo precisa ser feito, tem que ser realizado já e não ficar fazendo muita reuniãozinha, tomando café, interpretando o arco-íris. É colocar a coisa em prática e largar mão de ficar esperando o bonde, o trem ou a charrete passar...(já estamos esperando o bonde, o trem e a charrete passar, há quase 36 anos, há mais de 3 décadas e meia, acho que já deu né!)
O Clube não tem grana, mais um motivo pra colocar a garotada pra jogar e ver de fato quem são os meninos que possuem potencial, quem tem realmente personalidade e que poderão vir a ajudar o Coritiba neste momento dificílimo!
E sem essa de "ah vai queimar o garoto", "ah o menino está verde ainda", "ah tem que ir colocando os meninos aos poucos". Já estamos fazendo isso há muito tempo e o resultado está aí! Quem é bom já vem do ovo. Futebol é Pressão, e sempre, e quem não suporta Pressão não pode ser Atleta Profissional de Futebol!
São garotos, possuem o sonho de tornarem-se de fato, verdadeiramente, Atletas Profissionais de Futebol, então tem que encarar e pronto.
Tem clubes por aí que colocam meninos pra jogar com menos de 17 anos de idade e em muitos casos os garotos são efetivados como titulares da equipe. Por quê nós não podemos fazer isso? O que nos impede de fazer isso?
Chega de vexames e mais vexames, chega de vergonha em cima de vergonha!
Acorda Coritiba! O sono já está durando mais de 3 décadas e meia, quase 36 anos!
Diretoria agora tem que ter "peito"! Diretoria tem que encarar a herança deixada, a herança recebida, de peito aberto e botar pra quebrar, por pra derreter, e claro, nem tudo vai dar certo, mas pra pelo menos dar errado, tem que buscar fazer algo de fato, contundente, pelo nosso Coritiba, algo que possa reerguer o nosso Clube! Hora de reinventar o Coritiba Foot Ball Club ou ficaremos nessa por mais 1 século no mínimo!
Chega, Basta, de "mediocridade"!
Obs.: infelizmente não dá pra colocar a piazada toda do sub 17 e do sub 20, dá pra mandar a campo somente os meninos que foram registrados junto ä CBF.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)