É claro que não podemos dizer, escrever ou imaginar que tudo que foi feito, está sendo feito e será feito no Coritiba está errado.
Temos que ter essa consciência de que no Coritiba tem muita gente cheia de ideias e que trabalha no sentido de conseguir resultados positivos.
Ocorre que infelizmente, dificilmente em um clube da Série A do Brasil pode-se fazer um trabalho visando colher frutos desse trabalho a longo prazo.
Se os resultados positivos forem acontecendo no gramado, com vitórias, com títulos, fica mais fácil trabalhar. Quando isso não ocorre, quando o que se tem são derrotas sequenciais e não se consegue conquistar títulos, a pressão chega, o clima fica ruim, o ambiente fica pesado e tudo caminha para a nebulosidade. Como trabalhar assim? Como colocar em prática aquilo que se tem em mente de forma a se colher frutos com o passar dos meses ou até dos anos?
Quem já viveu no mundo do futebol e respira o futebol no seu dia a dia dentro dos muros de clubes da Série A sabe do que estou falando.
O futebol é assim! Principalmente no Brasil!
Se os resultados positivos não acontecem, se na final de um paranaense se leva de 5 do rival no placar agregado, se no campeonato da 1ª Liga se participou apenas como mero figurante sendo eliminado já na 1ª Fase da competição, se na Copa do Brasil ocorre a eliminação precoce e se no Campeonato Brasileiro de Futebol, após 6 jogos, 6 rodadas, acontecem 4 derrotas, o que fazer?
A resposta é simples e direta. É preciso que se façam mudanças, modificações, transformações que possam trazer alguma coisa de positivo. Mas como fazer isso?
Não é tão simples e tão fácil como alguns imaginam.
Troca o técnico, substitui o diretor de futebol, faz algumas negociações com jogadores daqui indo para outro clube e outros atletas vindo desses outros clubes, muda a maneira do time jogar, modifica a forma de treinar e por aí vai. Mesmo fazendo tudo isso não se tem garantia nenhuma de que os resultados virão.
Quando um clube passa a colecionar apenas insucessos, as mudanças são obrigatórias.
Mas por onde começar?
Que mudanças precisam ser feitas?
Cada um tem em mente as mudanças que precisam ser feitas e que podem vir a dar certo, ou seja, se imprimem modificações com o objetivo de colher vitórias.
O que fazer?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)