24 horas após mais um "desastre" do Coritiba no Campeonato Brasileiro de Futebol 2023, ocorrido em pleno Estádio Major Antônio Couto Pereira, vamos aos fatos.
Quanto custou e quanto vai custar a vinda e as atuações do Slimani no Coritiba?
Quanto o Coritiba embolsou na negociação do Igor Paixão?
Quanto o Coritiba embolsou na negociação do Rafael Veiga?
Enquanto o Coritiba se desfazer dos talentos que surgem em nossa Base e que começam a se sobressair, não chegaremos a lugar nenhum.
Pode sim o Coritiba vir a negociar os nossos Piás do Couto que chamam a atenção do Mundo, mas não em poucos meses, logo após esses meninos começarem a fazer sucesso.
Esses meninos feitos na "Base" do Coritiba precisam atuar no Profissional Coxa pelo menos uns 3/4 anos, para depois serem negociados.
Quanto o Coritiba embolsou com a negociação do Igor Paixão? E quanto vale hoje o Igor Paixão?
Quanto o Coritiba embolsou com a negociação do Rafael Veiga? E quanto vale hoje o Rafael Veiga?
Para se montar um Elenco Forte, é preciso começar com uma "Base" e necessariamente, obrigatoriamente, pela nossa condição financeira, a "BASE" do nosso Elenco teria ou "terá" que ser a nossa "BASE".
Não se faz futebol com uma Varinha Mágica.
Quantos Elencos o Coritiba montou em 2023? Sem falar em 2022, 2021, 2020 e por aí vai...
O Coritiba dispensa jogadores em penca e o Coritiba contrata jogadores de leva...
Vão embora 5, 6, 8, 10 jogadores e chegam 9, 10, 11 , 12 novos atletas em 2/3 meses.
A cada 2, 3 meses o Coritiba manda a campo, times completamente diferentes, jogadores que nem se conhecem direito, que não se ambientaram na cidade ainda e muito menos se ambientaram no Grupo.
Existe uma coisa que se chama "Entrosamento" e isso ainda é "tradicional", isso ainda vale e muito.
Com as modernidades, rasgou-se a cartilha antiga do futebol totalmente e novas parafernálias tecnológicas chegaram para modificar amplamente o futebol.
Mas há que se tomar cuidado com a utilização errônea dessa parafernália tecnológica.
Enquanto o Coritiba não levantar paredes, tijolinho por tijolinho, nada vai dar certo.
Se fala sempre, cada diretoria que entra no Coritiba diz: vamos fazer um Planejamento e seguir esse Planejamento, mas entra ano e sai ano e continua se contratando a esmo e mandando atletas embora a esmo.
Como isso vai resultar em algo positivo?
A resposta é "nunca"! A resposta é "jamais"!
É necessário, obrigatório, premente, é preciso que se enxergue vez por todas que enquanto o Coritiba não começar a segurar por alguns anos os Atletas com Talento que surgem na Base, que vem da Base e começam a se destacar no "Profissional", nada vai dar certo!
Esses garotos, esses meninos, esses Piás do Couto muito bem lapidados em nossa Base, precisam dar retorno no campo de jogo, primeiro ao Coritiba nas quatro linhas, por alguns anos, para somente após isso serem negociados.
Será que é difícil perceber isso?
Não se faz um Elenco Verdadeiramente Campeão de um ano para outro, e é preciso sim fazer um Planejamento e seguir esse Planejamento por anos seguidos, para somente depois começar a colher os frutos do que se planta.
Querer Resultados Imediatistas no Futebol é para "loucos"!
Querer Resultados Imediatistas no Futebol é para "Ingênuos"!
No Futebol não existe Resultado Imediato.
A coisa é lenta mesmo, tem que ser feita aos poucos, mas para que esse aos poucos, possa, com o tempo, vir a dar resultado positivo é premente que se segurem os meninos que surgem com talento por algum tempo no Coritiba, para que esses "Piás do Couto" possam ser a "Base" para montagens de elencos fortes.
Contratar 12, 14, 15 atletas em janeiro e dali 3 meses verificar que desses 15 atletas que vieram, apenas 2 possuem reais condições de vestir a camisa do Coritiba, dispensar 13 e contratar outros 13, depois de 90 dias, não vai surtir efeito nunca, jamais!
Será que é difícil perceber isso?
Quantos anos isso vem acontecendo no Coritiba? Quantas décadas isso vem ocorrendo no Coritiba?
Ficamos 15 anos no final do século XX correndo atrás de um outro Título Exponencial além do Brasileiro de 85, e ele não veio. Pois bem, estamos há 23 anos, já no século XXI, correndo atrás de um outro Título de Expressão, além daquele nosso Título de 1985 e ele não veio. Somando 15 anos do século passado com mais 23 anos do século atual, dá 38 anos e alguns meses já.
E fazendo do modo que estamos fazendo, há 38 anos, há quase 4 décadas, jamais teremos o "gostinho" de novamente saborearmos um Título do Nível daquele que conquistamos no século passado, no milênio passado...
Volto a repetir, "Não Se Faz Futebol Com Varinha Mágica"!
Ou começa a segurar meninos que surgem na Base e que possuem talento, por alguns anos atuando no Profissional, ou jamais teremos "Base" para formarmos Elencos Fortes com condições de brigar por algo maior.
Até quando vamos ficar brigando para permanecer na Série A, apenas isso?
Até quando vamos ficar nesse sobe e desce, vai pra B, volta pra A, cai pra B de novo?
Até quando vai isso?
Muito Triste, Lastimável, Lamentável, Vergonhoso, o que vem acontecendo com o nosso Coritiba ano após ano!
Contra o Bahia, tomar 4 X 2 em pleno Estádio Major Antônio Couto Pereira, foi mais um "desastre", mais uma "Vergonha Nacional", infelizmente!
Não tem como jogar isso para debaixo do tapete!
SAV
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)