Nós amamos o Coritiba! Excetuando-se aqueles que querem se aproveitar do Coritiba, sugar o Coritiba, extirpar do Coritiba, algo, alguma coisa, pouco ou muita coisa em benefício próprio, tanto em vantagens políticas quanto em vantagens financeiras, nós amamos há muitas décadas o nosso Coritiba!
O Coritiba não é meu, não é seu, o Coritiba é nosso!
Seja você sócio há décadas, seja você sócio há 40, 50, 60, 70 anos ou seja você apenas torcedor há muitas décadas, seja você apenas torcedor há apenas 1 ou 2 anos, o Coritiba é nosso!
Todos nós, sócios ou apenas torcedores, queremos um Coritiba pujante, um Coritiba forte, um Coritiba verdadeiramente "VENCEDOR"!
Ocorre que há anos, há muitas décadas esse "Nosso Coritiba" deixou de ser "VENCEDOR"! O Coritiba foi Vencedor, hoje já não é mais Vencedor e há muito tempo não é mais Vencedor!
Ganhamos o Torneio do Povo em 1973 quando participaram muitos clubes da Elite do Futebol Brasileiro, já fomos "Fita Azul" e conquistamos o maior de todos os títulos disputados apenas em território nacional, o Campeonato Brasileiro de Futebol no ano de 1985! Já lá se vão mais de 33 anos, mais de 3 décadas, mas conquistamos aquele título com muita raça, com extrema união, com muita dedicação, com responsabilidade, com colossal comprometimento e tínhamos sim um "Elenco de muita Qualidade"! Alguns teimam em dizer que ganhamos aquele título na raça, na união...pessoal só com raça, só com união, não se ganha, não se vence, não se conquista um Campeonato Brasileiro de Futebol! Claro que sem raça, sem união, sem comprometimento, sem responsabilidade não se ganha um Campeonato Brasileiro de Futebol, mas se não se somar a tudo isso, a qualidade, a raça, a união, serão apenas motivo de aplausos. Portanto pela quadragésima, quinquagésima vez vou escrever que tínhamos sim um Elenco de Altíssima Qualidade. Tínhamos 3 excelentes goleiros, Rafael, Jairo e Gerson, tínhamos 4 laterais de primeiro nível, André, Zé Carlos, Dida e Helcio, tínhamos 5(cinco) zagueiraços, Gardel, Heraldo, Caxias, Vavá e Gomes, tínhamos um meio campo de dar inveja a qualquer elenco atual de qualquer clube do Brasil, Paulinho, Aragonês, Almir, Marco Aurélio, Toby, Elizeu e Marildo, tínhamos um ataque arrasador com Lela, Gil, Índio, Luisinho, Edson e Vicente.
Ganhamos aqui e lá do São Paulo, e o São Paulo tinha dentre outros Dario Pereira, Oscar, Muller, Silas, Careca, Renato, Sidney e companhia, ganhamos aqui e lá do Cruzeiro. Vejam quem fazia parte do Cruzeiro de 1985. Vejam quem eram os atletas que integraram o elenco do Corinthians, do Flamengo, do Vasco, do Internacional, do Atlético Mineiro, do Santos, do Bangu e de tantos outros clubes que disputaram o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1985.
Fico muito brabo quando dizem que o Coritiba em 1985 trouxe pela primeira vez para o estado do Paraná o caneco nacional em função da raça. Claro, tivemos raça, muita raça, mas só raça não resolve o problema em um Campeonato Brasileiro de Futebol, ainda mais naquela época, em que, em cada elenco existiam 4 ou 5 craques. Vamos colocar os pingos nos "is" pessoal, com todo respeito a cada um de vocês.
Tivemos a chande de nos tornarmos um dos maiores clubes de futebol do Brasil e infelizmente não aproveitamos. Com aquela conquista insofismável, que chegou e chega a ser até indecifrável, poderíamos ter pegado o bonde certo e sermos sim um dos maiores clubes do Brasil, ou pelo menos estarmos entre eles. Mas não, o tempo foi passando e a mediocridade foi se instalando cada vez mais em nosso clube.
Em 1989, tínhamos um bom elenco. Quem sabe se tivéssemos prestado atenção no que a força de uma caneta pode fazer, poderíamos também estarmos em um outro patamar. Mas eis que alguns "inteligentes" quiseram ser maior que a CBD, que a "CBF"(CBD que virou CBF) e resolveram não ir para o jogo em Juiz de Fora. Que baita "burrice", santa ingenuidade. Tinha mais é que ter ido jogar, contra tudo e contra todos e ganhar o jogo no gramado. Ali, exatamente ali, levamos a primeira estocada no coração, na alma. Ali, exatamente ali, "Nosso Grande Amor pelo Coritiba" começou a ser dilacerado...
Aí, os anos foram passando, as décadas foram uma se sobrepondo à outra e estamos agora nessa pindaíba, nessa "naba" em que nos encontramos.
Futebol não é para leigos, fazer a Gestão de um Clube de Futebol como o Coritiba Foot Ball Club não é apenas tão simples e tão lúdico, que qualquer torcedor pode assumir a batuta e estilo "varinha mágica" vai levar o Coritiba a ter as maiores vitórias e voltar a ser "VENCEDOR", como outrora foi! Não é bradar aos quatro cantos dizendo "eu vou fazer, eu vou recriar o Coritiba, eu vou construir o Coritiba do Futuro"! Fazer Futebol, executar a verdadeira, a real e não ilusória "Gestão do Coritiba" não é uma brincadeira, não é um balanço que com o seu próprio balanço vai se situar na melhor posição! O buraco é mais embaixo, o buraco é um pouco mais apertado do que muitos pensam, do que vários imaginam.
O Futebol possui meandros, possui atalhos, diferentes, aliás bem diferentes dos meandros localizados em empresas apenas comerciais, ou industriais, em hospitais, em bancos, em restaurantes, em cartórios ou em pizzarias. Só o futebol possui particularidades, tem especificidades, encontradas só nele. Quem viveu, e quem vive o futebol há anos, há décadas sabe e muito bem do que estou falando, o que estou escrevendo. Quem não viveu isso pode imaginar que sabe, pode achar que é o bam bam bam, o expert no assunto "futebol", no assunto "Clube de Futebol", mas digo, mas escrevo, mas afirmo e com todas as letras, "Futebol não é só Futebol, Futebol não é apenas Futebol"! O Futebol foi, vai e será sempre um algo diferente, muito diferente de tudo que se possa imaginar.
Portanto, se você não tem preparo, não tem pedigree, não tem conhecimento do futebol, "NÃO SE META"! Se você pensar que é simples, que eu faço isso, depois se não der certo eu faço aquilo, você cidadão está totalmente enganado, você se afogará, você cairá na areia movediça e de lá não saírá!
Chega de invencionismos no futebol, chega de invencionismos no Coritiba, basta de aventureiro no Coritiba Foot Ball Club!
A hora e a vez do "basta" chegou!!!
Estou levantando essa bandeira, quem quiser me acompanhe!
Após mais de 3 décadas, depois de mais de 33 anos, não dá mais para aguentar, para suportar tanta gente no Coritiba achando que sabe de verdade o que é o Coritiba Foot Ball Club e na sequência nos mostrar que não sabe é nada, que não manja nada do que é o futebol!
Em 2018, até aqui foram feitas "19"(dezenove) contratações. Qual ou quais deram certo? E estão querendo contratar mais. Saberão contratar agora que o barco já está à deriva? Não é porque venceu o Brasil de Pelotas, um dos piores times, um dos piores elencos dessa, diga-se de passagem, "fraquíssima" Série B que a coisa já está nos trilhos. Com todo respeito ao pessoal do Brasil de Pelotas(eles sabem o elenco que possuem), mas esta é a pior Série B em termos de nível, e pasmem o Coritiba briga para estar, para ficar em 10º lugar. Que vergonha! Que falta de capacidade!
Escrevo com conhecimento de causa, sei o que estou dizendo, sei o que estou escrevendo. Não existe "milagre" no futebol" Não existe "varinha mágica" no futebol. Existem sim "devaneios". E olha que não estou falando, não estou escrevendo de "sonhos", estou me referindo a apenas, a muitos devaneios!!!
Chega, basta, deu!!!
"Nosso Grande Amor pelo Coritiba"!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)