Os matemáticos já estão chegando bem próximos do número mágico que venho sugerindo quanto à não queda de equipes para a Segundona Nacional.
Eles iniciaram a projeção deles, baseados muito mais nas coisas exatas da matemática no que nas variáveis que o futebol sempre apresentou, continua apresentando e apresentará em todas as ocasiões.
Obviamente que os matemáticos estão corretíssimos, pois o estudo deles, baseia-se na exatidão.
Quem já viveu o futebol nos vestiários, nas concentrações, em viagens, disputando vários campeonatos regionais e alguns brasileiros, estando dentro das quatro linhas, sabe que a matemática exata na maioria das vezes não consegue acertar nas projeções porque as variáveis do futebol são imensas.
Se no futebol sempre vencessem os melhores times, os clubes que possuíssem os melhores elencos, as equipes que no papel tinham, tem ou terão os atletas com mais potencial, os matemáticos acertariam em todas as ocasiões.
Ocorre que no mundo da bola as coisas contrariam até a matemática. Existe sim a lógica, mas surpresas acontecerão a cada rodada do Brasileirão em transcurso.
Matematicamente, por exemplo, o Corinthians ainda não é o Campeão Brasileiro de Futebol de 2015, mas dificilmente o Timão deixará escapar essa oportunidade. Por outro lado, ninguém pode, mesmo com o Corinthians tendo todas as maiores chances de sagrar-se mais uma vez Campeão Nacional, afirmar, com 100% de exatidão que isso acontecerá. Vamos supor que o Galo vença o Timão. A diferença entre eles já irá diminuir. Vamos supor ainda que na rodada seguinte os Gaviões se surpreendam com mais uma derrota do Corinthians e o Galo vença novamente. Pronto, aquilo que já está praticamente materializado, com o Corinthians como virtual Campeão Brasileiro de 2015, poderá balançar.
Mas o que nos interessa mesmo agora é a parte debaixo da tabela.
Os matemáticos cantavam em prosa e verso que o número mágico seria "47"!
Na continuação diminuíram essa projeção para "46"!
Agora a projeção matemática já está em "45", com alguns deles já apresentando como número mágico o "44"!
Falta pouco para eles admitirem que o número mágico para a não queda das equipes para a Série B será o que eu venho apresentando, já há algumas rodadas atrás, ou seja, o "43"!
Estudei um pouco de matemática, tenho uma leve noção da matemática, mas obviamente que o conhecimento que possuo no campo da matemática não chega aos pés dos grandes matemáticos.
Só que a maioria esmagadora dos matemáticos, por outro lado, não possuem a vivência do futebol que eu tive.
Parece que eu, mesmo não tendo tanto conhecimento matemático, posso ter previsto o número mágico para a não queda de equipes para a Segundona Nacional bem antes dos grandes matemáticos.
Tomara que eu esteja certo, pois aí o Coritiba ainda tem alguma chance de se safar da Série B.
Faltam apenas "10" pontos para o Coxa chegar aos "43". O Coritiba necessita de 3 vitórias e 1 empate nos 6 jogos que tem a realizar. Assim, nessa projeção, o alviverde paranaense ainda pode se dar ao luxo de perder 2 partidas.
Vencer Figueirense, Goiás e Vasco é obrigação. Figueirense, na próxima rodada e Vasco na última, serão em pleno Couto Pereira. Goiás é fora.
Vamos admitir que o Coxa perca para o Corinthians e para o Palmeiras, fora de casa.
Sobrou o Santos entre os 3 paulistas que serão adversários do Coxa na sequência do Brasileirão. O Santos é um timaço. Lucas Lima, Ricardo Oliveira(artilheiro do Brasileirão), Gabriel e outros atletas de bom quilate técnico dão o tom dentro das quatro linhas.
Digamos que Corinthians, Palmeiras e Santos estejam em patamares mais elevados, em se tratando de elencos e estão. Mas é imperioso que o Coritiba consiga marcar pelo menos 1 pontinho frente a um desses 3 adversários poderosíssimos.
Figueirense, Goiás e Vasco, digamos, estão em patamares mais próximos do que é o elenco do Coritiba hoje. No Figueirense tem o Carlos Alberto, no Goiás alguns atletas de muita rapidez e velocidade, principalmente no ataque deles e no Vasco tem esse Nenê que possui excelente técnica e habilidade.
Como vemos já se tem o perfil praticamente exato(será que a matemática entra aqui nesse perfil exato?) dos 6 adversários que o Coxa enfrentará nas últimas 6 rodadas do Brasileirão 2015. É claro que citei apenas alguns dos componentes de cada equipe, mas quem comanda o Coritiba, deve a essa hora, já ter pesquisado e saber direitinho quais as peças chaves de cada elenco e quais, normalmente, são os esquemas utilizados nos jogos desses clubes.
Como nosso elenco é limitadíssimo, já concluímos também, há muitas rodadas atrás, que não dá para o Coritiba atuar com esquemas 4X3X3 ou 4X4X2.
Se o Coritiba ainda quiser buscar marcar pelo menos 10 pontos dos 18 que restam a disputar no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015, terá, obrigatoriamente, que reconhecer suas fragilidades, suas deficiências, suas limitações e jogar em todas as 6 partidas que restam, bem fechadinho, independentemente se o jogo será em casa ou fora e independetemente também de quem será ou serão os adversários.
O Coritiba tem 3 esquemas que pode utilizar nas 6 partidas que restam: 3X6X1; 3X5X2; 4X5X1.
Na minha singela opinião se o Coritiba quiser "tentar" pontuar nesse Brasileirão terá que lançar mão de um desses 3 esquemas que apresentei nas partidas que concluirão o Brasileirão 2015.
E, claro, jogar com raça, muita raça, muita vontade, muita determinação, obstinação, com sangue nos olhos e usar um pouco de inteligência.
Se o Coxa continuar insistindo em jogar no 4X3X3 ou no 4X4X2, vai tomar bucha até mesmo do Figueirense dentro de casa.
Infelizmente não temos hoje, material humano para fazer uso de esquemas 4X3X3 ou 4X4X2!
A verdade é essa! A realidade nua e crua é essa senhores!!!
E que o número mágico venha a ser "43". E se for "42" ou até "41", melhor ainda!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)