Alguns podem ou poderão argumentar: a Série B de 2018 ainda não acabou. O Coritiba ainda possui chances matemáticas de buscar o acesso.
Matematicamente ainda dá. Nos números, nos cálculos claro que dá. Afinal se o Coritiba vencer 9 partidas e empatar uma das 12 que restam, o "Verdão" atinge a pontuação para ficar em 4º lugar lá no final da Segundona Nacional 2018.
Mas, venhamos e convenhamos, com esse futebolzinho de quinta categoria, com esse elenco de Série D, jamais o Coritiba perderá só duas ou ganhará 9 das 12 partidas que tem a realizar nessa Série B.
Não dá mais para ficar sob "devaneios". Sonhar faz parte, é ótimo, aliás é o que nos impulsiona na vida para buscarmos objetivos. "Quem não sonha não vive"!
Eu tinha um sonho quando criança: meu sonho maior era vestir a camisa coxa-branca, começar nas categorias de base, chegar ao profissional e jogar pelo Coritiba em todos os cantos do Brasil e também no Maracanã que na época era o "must" do futebol. Consegui realizar esse sonho e ainda tive a honra , o privilégio , a alegria e a realização de fazer parte do Elenco Campeão Brasileiro de Futebol pelo Coritiba Foot Ball Club. Esse foi um sonho realizado!
Agora, existe uma grande diferença entre sonhos e devaneios. Sonho é algo que você busca e que se dedicando pode alcançá-ço. Devaneio é algo que você pensa estar sonhando mas que jamais se realizará.
Infelizmente alguns torcedores coxa-brancas vem vivendo de devaneios. Alguns até postam no facebook algo como "Seca Pimenteiras". Ora, será que os verdadeiros torcedores coxa-brancas irão torcer para o Coritiba perder?
Existe uma diferença entre torcer para o Coritiba vencer, ganhar, subir e constatar que mesmo diante da nossa grande paixão que nutrimos pelo Coxa, precisamos também olhar, ver, notar que com esse elenco fraquíssimo que temos jamais conquistaremos uma vaga entre os 4 primeiros dessa Segundona Nacional de 2018 que na minha opinião é a que vem sendo disputada no pior nível entre todas as já concluídas até hoje. E mesmo em uma Série B fraquíssima não temos bala na agulha para sequer sonhar com o acesso para a Série A nesse 2018. Como escrevi, sonhar é uma coisa, "devaneio" é outra.
Já passou da hora do Coritiba acordar! Acorda Coritiba!
Caso o Coritiba não acorde e continue insistindo em viver no país dos devaneios, com todo respeito aos clubes que irei citar, mas estamos caminhando a passos largos para nos tornarmos um Santa Cruz, uma Portuguesa e outros clubes nessa dimensão. O Guarani, por exemplo, foi e é o único Campeão Brasileiro de Futebol do interior do Brasil, mas o Bugre já não é mais aquele que assusta quem vai jogar no Brinco da Princesa ou que preocupa os adversários, mesmo jogando fora de casa. E olha que o Guarani está à nossa frente na classificação da série B 2018.
O Coritiba precisa de uma revolução! O Coritiba precisa mudar radicalmente! E na minha opinião o Coritiba só vai sair desse atoleiro que se meteu, recorrendo à sua própria tradição.
Guardadas as devidas proporções, o São Paulo acabou de fazer isso. Trouxe para atuar em cargos estratégicos, ex-atletas que conquistaram grandes títulos pelo tricolor paulista. Raí, Lugano e Ricardo Rocha, vão, sem muito alarde, fazendo com que o São volte a brigar por um título do Campeonato Brasileiro de Futebol. Já há alguns anos o São Paulo não brigava por título do Brasileiro. Se o São Paulo vai ser Campeão é outra coisa, mas está na briga e fortemente. Ser Campeão Brasileiro de Futebol, seja por pontos corridos ou seja naquela antiga fórmula, nunca foi fácil, não é fácil e jamais será fácil, mas para isso acontecer é necessário fazer mudanças contundentes quando a coisa não vem dando certo.
Será que se o Coritiba colocar para atuar nos mais diferentes cargos do clube, em cargos estratégicos, ex-atletas que gostam do clube, que possuem identidade real com o Coritiba, que são referências de verdade no Coxa e para o Coxa e pelo Coxa, não existiria uma luz no fim do túnel? Como escrevi, o São Paulo fez isso e o resultado está aí. Estou falando de ex-atletas Campeões Brasileiros de Futebol pelo Coritiba. Claro, óbvio, aqueles que tem capacidade, conhecimento. E olha que muitos ex-atletas Campeões Brasileiros pelo Coritiba, possuem essa capacidade, esse conhecimento.
Já foi tentado de tudo no Coritiba e nada deu certo. No nosso maior rival, só para exemplificar, hoje existem 10 ex-atletas Campeões Brasileiros de Futebol(2001), trabalhando nos mais diferentes cargos do clube.
Vamos, todos juntos, com humildade, sem arrogância, sem auto-suficiência em demasia, evitar "O Fim do Coritiba"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)