O Coritiba praticamente desistiu de disputar a Sul Americana 2017 quando em 2016 frente à Ponte Preta deu férias antecipadas para muitos atletas do elenco e mandou para o gramado uma equipe que jamais havia sequer treinado junto. Não deu para compreender aquilo...
O Coritiba ficou fora do Campeonato da 1ª Liga.
O Coritiba foi desclassificado muito prematuramente da Copa do Brasil sendo derrotado dentro do Couto Pereira, em solo curitibano, por uma equipe que atualmente disputa a Série C Nacional, o ASA, que em muitos momentos daquela partida colocou o Coxa na roda e o resultado foi justíssimo.
O Coritiba foi derrotado no clássico atuando contra um time composto por atletas em que muitos deles ainda estão subindo o 1º degrau no Profissionalismo.
Após quase 100 dias de "Pré-Temporada" o Coritiba demitiu o técnico Carpegiani. Quer dizer todo aquele tempo em Foz do Iguaçu e os treinos por lá, amistosos, jogos iniciais válidos pelo Paranaense, partidas da Copa do Brasil, com vistas à preparar o elenco para um 2017 melhor do que os últimos 4 ou 5 anos, de nada serviram, de nada adiantaram e nada resolveu, muito pelo contrário, serviu como constatação de que enormes equívocos ocorreram quando da contratação da maciça maioria dos atletas para a formação do novo elenco para esse ano. Com a demissão de Carpegiani isso tudo foi rasgado, esquecido, jogado no lixo. E agora vai ter que tudo começar do "0", isso mesmo do "ZERO".
Não se faz time, não se monta elenco bom com um estalar de dedos apenas. 100 dias ou mais que nada serviram para o Coritiba na projeção para 2017.
O Coxa "Maior" que é(ou foi), ou "era" já ruiu. Não existe nada de "MAIOR" até aqui. Muito pelo contrário, o nosso Coritiba está sendo tratado, taxado, visto em Curitiba, no Paraná, no Brasil e no Mundo como um clube "pequeno". A caminhada nesses últimos anos é realmente de um time pequeno, de um "Clube Pequeno"!
Muitas chacotas a respeito do Coritiba Foot Ball Club por aí. Uma pena. Uma lástima. Uma tristeza só.
Isso sem nos referirmos ainda ao episódio "Ronaldinho Gaúcho"!
Venho dizendo, falando, escrevendo há anos que enquanto o Coritiba não tiver em suas estruturas, tanto administrativa quanto de campo, gente que fez história no alviverde, que construiu uma história vitoriosa no Glorioso, não chegaremos a nada...
Kruger, Pachequinho estão por lá mas é pouco, muito pouco para um clube da dimensão do Coritiba.
Com todo respeito ao Beletti por exemplo, grande atleta, atleta com grande história e que hoje está no Coritiba(teve participação forte na tentativa de trazer Ronaldinho Gaúcho), mas qual é a ligação do Beletti com o Coritiba?
Sempre cito como exemplo o Santos. O Santos lança ano a ano pelo menos meia dúzia de garotos no time de cima e que alçam vôos às vezes até inimagináveis. Casos de Neymar, Diego, Elano, Gabi Gol e muitos e muitos outros. Sabem porque isso ocorre? Porque no Santos Zito, Clodoaldo e outros craques que construíram história vitoriosa no Peixe trabalham diariamente por lá...essa é uma das enormes diferenças do Santos e do Coritiba.
No rival, outro exemplo, Marcão(que inclusive foi meu aluno quando ele tinha 15/16 anos), Paulo Miranda e outros com bonita história por lá, lá trabalham nas categorias de base.
Acho que chegou a hora, ou passou já até do momento, desse pessoal da Coxa "Maior" que nada nos trouxe, nada nos apresentou de "Maior", se são realmente coxa-brancas, eles mesmo, pedirem o boné e passarem o bastão para uma outra equipe.
Tudo que foi feito pela "tal" Coxa Maior deu errado, tudo o que foi idealizado, planejado, ruiu e nada nos restou. Aliás nos restou apenas decepções em cima de decepções.
Bacellar e sua turma precisam fazer a análise de tudo o que fizeram ou o que "não fizeram" e terem a humildade suficiente de reconhecerem que estão fazendo mal, muito mal ao Coritiba Foot Ball Club, e deixar a condução das coisas para uma outra equipe de Gestão.
Nada pessoal contra "A" ou "B" e claro que "A", "B" ou "C" buscaram fazer algo de bom para o Coritiba, para um Coritiba "Maior", mas infelizmente não deu certo, nada deu certo, a verdade nua e crua é essa.
A continuar assim, com essa equipe de Gestão no comando alviverde, conduzindo as coisas alviverdes, ficaremos mais mal ainda. É momento de cada um dos membros do chamado "G 5" e assessorias, refletirem e para o bem do "nosso" Coritiba passarem o bastão para outros Gestores.
"O que estão fazendo com o nosso Coritiba..."
Fora da Sul Americana 2017, não disputa do Campeonato da 1ª Liga, desclassificação vexatória da Copa do Brasil, derrota no clássico para um time com muitos jogadores ainda em formação, vinda ou não vinda do Ronaldinho Gaúcho...vamos parar por aqui porque tem muito mais coisas e cada um de nós sabemos disso e cada um dos membros do "G 5" que já havia se esfacelado também sabe disso e o "G 5" substituto também sabe disso.
"O que estão fazendo com o nosso Coritiba..."
O momento de mudar tudo é agora. Se esperar até o final do ano, o Coxa Maior que já não deu certo nos deixará como herança o Coxa "Menor"!
"O que estão fazendo com o nosso Coritiba..."
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)