Quem souber por antecipação quem será o Campeão Paranaense de Futebol de 2015, parabéns.
O Coritiba é o favorito. Mas nem sempre quem vence é o favorito.
Esse deve ser o encaminhamento principal da preleção de Marquinhos Santos antes do primeiro embate entre Operário X Coritiba nesse primeiro jogo da final regional.
Marquinhos Santos deve tentar transmitir aos seus comandados que não tem nada ganho ainda e que para conquistar o caneco será preciso muito empenho.
O Operário cresceu dentro da competição e foi acertando o time e o modo de jogar durante o Campeonato.
O Operário tem alguns bons valores e jogando em seus domínios torna-se um adversário dificílimo.
A chance do Operário é vencer e bem a primeira partida. Um magro 1 X 0 para o time de Ponta Grossa poderá ser pouco. O Londrina fez 1 X 0 no norte, mas na capital desmoronou e deu adeus a finalíssima.
Já o Coritiba precisa buscar um bom resultado nos Campos Gerais. Esse bom resultado pode ser uma vitória por qualquer placar ou até mesmo um empate. A derrota por 1 X 0 não pode ser considerado um bom resultado, porém é um resultado que pode perfeitamente ser revertido no Couto Pereira.
Final é final e todos os pontos e situações entram em jogo ou entram em campo nesse momento.
O Coritiba precisa sentir o jogo, sentir o clima da partida nos primeiros 15 ou 20 minutos. Após esse estágio, aí sim decidirá qual a melhor estratégia a ser adotada na continuidade da partida.
É certo que o Operário tentará de todos os meios e maneiras, buscar vencer o primeiro confronto. Assim, mesmo que a equipe de Ponta Grossa tome determinados cuidados defensivos, terá que em alguns momentos do jogo, fustigar a defensiva alviverde. Diria que o Operário se almejar ser Campeão terá que ousar mais nessa primeira partida. E como deverá ousar, poderá abrir seu sistema defensivo. Com isso, o Coritiba pode em um contra-ataque rápido liquidar a coisa, quem sabe, já nesse primeiro confronto. Mas final é final e tudo é possível acontecer.
Ninguém ganhou nada ainda. Nem Coritiba e nem Operário.
O favorito é o Coritiba, mas precisa abrir o olho e acertar o pé. Quem quer ser campeão necessita, mesmo sendo favorito, ter os pés no chão.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)