Sempre, após a pré-temporada, com o início do campeonato paranaense, há que se ter "p a c i ê n c i a" quanto à questão rendimento da equipe, produtividade do elenco, nas quatro linhas.
Não se atinge um bom rendimento, uma boa produtividade no campo de jogo da noite para o dia, com apenas um estalar de dedos. É preciso um certo tempo, a realização de alguns jogos, para que um time, um "elenco", apresente, o que conhecemos por "Padrão de Jogo".
Nessas duas primeiras rodadas do regional, o Coritiba venceu no sufoco e com gol nos acréscimos um dos 2 times de Cascavel que disputam a competição, e empatou com o Rio Branco, saindo atrás no placar em ambas as partidas que jogou no Couto Pereira.
No 1º jogo a vitória ainda sorriu, mesmo depois de todo sofrimento, até que o 2º gol, o gol do triunfo acontecesse no apagar das luzes, mas na 2ª rodada a vitória não veio e o Coxa perdeu seus primeiros 2 pontos no campeonato.
Claro que o futebol jogado pelo Coritiba nas duas ocasiões não foi o que alguns esperavam. Eu, pelo que vivi no futebol e já acostumado com essa situação da montagem inicial de elencos, já antevia que o futebol do Coritiba não seria aquele primor. Normal, em função da chegada de alguns jogadores, do retorno de outros e inclusive outros ainda que nem fizeram sua estréia.
Tenho cá pra mim que daqui mais uns 8 ou 9 jogos aí sim poderemos ter um Coritiba jogando com Padrão de Jogo. Se isso não acontecer daqui uns 8 ou 9 jogos, aí então deveremos cobrar veementemente. Mas por enquanto precisamos ter paciência, aliás muita "p a c i ê n c i a"!
Outra coisa, a prioridade do Coritiba em 2020 não é ser Campeão Paranaense de Futebol e que isso fique bem claro. A prioridade máxima nesse 2020 é o Coritiba se manter na Série A do Brasileiro. E para se manter na "A" o Coxa terá que apresentar futebol, senão volta pra "B".
Claro, óbvio, e já se sabe desde já que não vai dar para o Coritiba encarar de igual para igual um Flamengo, um Grêmio e mais alguns outros clubes. O Campeonato Brasileiro do Coritiba nesse 2020 é outro, mas mesmo esse outro campeonato que o Coxa vai disputar nacionalmente também é pesado e por isso o alviverde paranaense deverá e terá que usar o regional como uma espécie de laboratório e que vai funcionar como preparativo para o Brasileiro.
Atenção torcedores, não foquem em cobrar dos jogadores, da Comissão Técnica e até da Diretoria, o título do Campeonato Paranaense de Futebol. Se o título vier muito que bem, senão o regional é esse ano, apenas para preparar o elenco para o Brasileiro que como já citei, é a prioridade.
Então, até lá pelo 11º jogo do Coxa no Paranaense vamos apoiar incondicionalmente, e vamos aplaudir os atletas, principalmente quando eles errarem um passe. Sei que é difícil, nós Coxas queremos sempre a vitória, mas agora a hora é de apoiar totalmente, para que mais a frente possamos ter um Coritiba com Padrão de Jogo que possibilite a permanência do Verdão na "A" nesse 2020.
Aí, 2021, será outro papo.
Um Abraço
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)