Estamos já escolados e há anos(saudades daqueles regionais disputados nas décadas de 70 e 80) quanto aos Campeonatos Paranaenses de Futebol não servirem de parâmetro para nada. A única coisa que fica é para a história que vai contabilizar time "tal" Campeão no ano "tal". Fora isso, mais nada...
Mas e se o Campeonato Paranaense não é parâmetro para nada, o que dizer de um clube que toma de 3 do Maringá em pleno Couto Pereira e não balança as redes adversárias sequer uma única vez? O que dizer quando se toma de 3 do Foz em Curitiba, e se faz timidamente apenas 1 golzinho no time da fronteira?
Sinceramente, estou preocupadíssimo. Os caras estão há meses dizendo: isso faz parte do Planejamento...será mesmo? Será que isso não é apenas uma desculpa encontrada para justificar os erros de extensão grande nas contratações feitas até o momento?
Os garotos da base, muitos deles, pelo planejamento inicial, não seriam titulares e mais de meio time da equipe titular do Coritiba Atual é formada por garotos da base.
Claro que não dá pra ficar cobrando "tudo" dessa garotada! Óbvio que muitos dos garotos se saíram muito bem até aqui e por isso tornaram-se titulares. Mas será que o planejamento era esse?
Pablo que veio como atacante por exemplo, fiquei sabendo que não faz 1 golzinho sequer desde novembro de 2015(que atacante é esse?). Esse Allan Costa, zagueiro, vai para a bola de maneira desengonçada, toda desequilibrada, sem posicionamento. Simião(ou seria Simeão)...independente da forma que se escreve o nome dele, mas acho que ele não sabe escrever bola...e por aí vai.
Nada contra os seres humanos que citei, mas como atletas, esses que citei e outros que vieram e outros ainda que foram repatriados, até agora não disseram porque vieram ou porque retornaram.
O Coritiba tomar de "3" do Maringá em pleno Couto Pereira não é normal. Tomar de "3" do Foz e fazer apenas um único golzinho de modo tímido, se safando de levar uma goleada histórica em Curitiba é normal?
Estamos nos aproximando já do meio do mês de março, estamos chegando na metade do 3º mês do ano. Não temos sequer "Meio Time". E se dentro de mais uns 20 ou 30 dias viermos a ter "um time", se projetarmos as coisas para a Série B desse ano isso, claro, com certeza, é e será muito pouco. Contusões, suspensões acontecerão na disputadíssima Segundona Nacional. Isso é praticamente inevitável. Precisamos de mais jogadores. Necessitamos de mais atletas já que os que vieram e foram repatriados não deram conta do recado. O interessante é que a "maioria" da piazada vem se saindo bem, aliás surpreendendo positivamente. Fato é que não temos um Elenco e se quisermos voltarmos para a Série A, teremos, necessariamente, obrigatoriamente, que termos "Um Elenco"!
Aí alguns boatos, ou algumas notícias extra-oficiais, começam a pipocar por aí, dando conta de que desembarcarão no Alto da Glória cerca de 8, 9, 10 ou até 11 jogadores. Isso seria bom, muito bom, se vier a acontecer. Mas também é bom, muito bom, que fique claro que só inúmeros atletas chegarem não é e não será suficiente. É preciso, é premente, é obrigatório que os atletas que vierem(se vierem...) sejam de nível bem melhor do que os que estão por aqui no atual elenco coxa.
Mas aí partimos para um outro raciocínio. No futebol não se adquire conjunto, entrosamento em 2 meses por exemplo. Desta forma, mesmo que cheguem jogadores, o Coritiba vai entrar na "B" com um arremedo de elenco, com um "arremedo" de time. Hoje temos male má, "meio time". Tomara que em breve venhamos a ter um time. Mas tomara mesmo é que venhamos a ter "UM ELENCO"! Mas e o conjunto e o entrosamento, quando serão contratados?
Conjunto, entrosamento não se contratam. Até tem algumas histórias pitorescas no mundo futebolístico sobre isso, mas fato é que o entrosamento e o conjunto só chegam com o tempo.
A Série B, em 2018, promete ser a mais disputada dos últimos anos. Quem tiver só "meio time", quem tiver só "um time" não vai subir, não vai voltar pra A. Será preciso ter "um elenco"!
"Paranaense não é parâmetro mas tomar de 3 é..."
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)